Remédios Naturais para Gastrite e Dor de Estômago

Conhecer algumas receitas de remédios naturais para Gastrite Nervosa oferece algumas vantagens, mesmo porque, os medicamentos químicos têm sempre suas contra-indicações e ainda custam mais caro.

Na maioria dos casos a gastrite nervosa pode ser tratada apenas com uma mudança nos hábitos alimentares, uma vez que muitos alimentos oferecem nutrientes que em combinação contribuem diretamente com a saúde do organismo, inclusive com a saúde do aparelho digestivo.

Apesar de não causa uma inflamação, a gastrite nervosa provoca azia, queimação e uma sensação de estômago cheio, sintomas que aparecem por conta do estresse, nervosismo, ansiedade, ou mesmo por conta de fortes emoções.

Sintomas da gastrite nervosa

Em geral os sintomas da gastrite nervosa ficam por conta das dores estomacais, sensação de saciedade mesmo antes de finalizar uma refeição, sensação de estar com os alimentos parados no estômago, azia persistente, arrotos freqüentes e náuseas. ( Leia também  Câncer no Estômago sintomas, fatores de risco e tratamentos )

Nos tratamentos para a gastrite nervosa o médico gastroenterologista vai receitar medicamentos antiácidos e calmantes. Porém, o uso desses medicamentos pode causar dependência e até causar algumas inflamações como efeito colateral, e esses são motivos de sobra para que se busque por um medicamento natural para combater esse mal.

Entre os medicamentos naturais para combater a gastrite nervosa podemos citar:

Erva-doce

A erva doce contém a Histidina, um aminoácido que contribui para regular a produção de ácido gástrico e com a combinação de vitaminas e minerais presentes na semente, esta se torna uma excelente aliada no combate aos problemas de digestão. A erva-doce também é eficaz para combater a flatulência e também as úlceras no estômago.

Água da Linhaça – outro alimento que age como um excelente medicamento natural para combater a gastrite nervosa é a Linhaça. Nesse caso, usamos 1 colher de linhaça que deverá ficar de molho em 1 copo de água por pelo menos 12 horas para que depois essa água seja ingerida.

tratamentos caseiros remédios naturais para gastrite dor de estomago

Alho – O alho é rico em enxofre e esse mineral ajuda na formação da Glutationa, uma substância que protege a mucosa do estômago. O alho também combate alguns microorganismos que são resistentes aos antibióticos e que poderiam contribuir com os problemas da gastrite.

Gengibre – a raiz do gengibre oferece propriedades que ajudam a combater a gastrite e recuperar a mucosa gástrica. Reconhecido como um antibiótico natural, a raiz do gengibre ajuda ainda a combater a flatulência e estimula na digestão das gorduras.

Própolis

Outro medicamento natural de grande poder curativo é o própolis que tem propriedades bactericida, e antibiótico, sendo um medicamento conhecido há muitos anos para combater as gastrites.

Suco de batata – outro medicamento que tem garantido bons efeitos para combater os transtornos da gastrite nervosa é o suco de batatas. Descasque 2 batatas de tamanho médio que estejam bem saudáveis e depois rale no ralo fino ou então bata no liquidificador com um pouco de água pura.

Feito isso, é só ingerir o suco logo em seguida.

Chá de Espinheira Santa – um poderoso medicamento entre os chás, esse é recomendado já há muitos anos. Providencie 3 folhas de espinheira santa para 150 ml de água que deverá ser fervida por pelo menos 10 minutos.

Feito isso, é só deixar amornar e então beber. Esse mesmo chá pode ser preparado em maior quantidade de uma só vez para depois de frio ser ingerido no lugar da água.

Feno-grego – essa semente de origem indiana tem efeitos muito parecidos com o Omeprazol que é também indicado para gastrite. A semente tem dois componentes muito especiais a Mucilagem e a Glucomanana que protegem a mucosa do estômago ajudando a prevenir ou combater a gastrite nervosa.

Água de limão – o limão apresenta propriedades antioxidantes e cicatrizantes, e, apesar de sua acidez, ao ser ingerido torna-se alcalino combatendo com eficácia o ácido gástrico excessivo no estômago. Com isso, também o suco dessa fruta se torna útil para combater as úlceras estomacais. (Leia mais sobre BENEFÍCIOS DO SUCO DE LIMÃO EM JEJUM SÃO TREMENDOS )

Mas para facilitar a ingestão desse medicamento natural para combater a gastrite nervosa, aconselha-se dissolver o suco de 1 limão em um copo de água morna e assim, facilitar esse tratamento.

Chá de camomila – o chá de camomila já de muitos anos é conhecido como um chá calmante tanto para o cérebro como para o aparelho digestivo facilitando a digestão. A camomila é apresenta efeitos analgésicos, antibacteriano e antiinflamatório.

Preparado em forma de chá para ser ingerido regularmente temos um grande aliado para reparar a mucosa gástrica e membranas que são danificadas pelo excesso de ácido gástrico.

Para preparar o chá, basta 2 colheres (sopa) da flor para 300 ml de água fervente para deixar agir por 5 minutos antes de beber.

Açafrão – esse condimento contém um composto poliferol com propriedade antiinflamatória e antioxidante sendo uma ótima opção entre os medicamentos naturais para corrigir os problemas estomacais, e devolver à saúde a flora intestinal. Por conta dos efeitos antioxidantes, ele também promove a diminuição do ácido gástrico e com isso, também prevenir ou combater a gastrite nervosa.

Sementes de funcho – as sementes de funcho relaxam os músculos no trato gastrointestinal e acalmam o sistema digestivo e por conta das propriedades antiinflamatórias, antibacterianas e antiespasmódicas, essas sementes também são benéficas para combater a gastrite nervosa.

Manjericão – o manjericão é uma erva com propriedades antiinflamatórias e antibacterianas com capacidade de reduzir com eficácia as infecções causadas pelo H.Pylori. A erva pode ser usada ao natural, nesse caso, deve ser mastigada lentamente ou então em forma de chá.

Têm ainda aqueles que preferem usar as folhas verdes de manjericão misturadas as saladas verdes ou então aos sucos naturais.

Como preparar o chá

Para combater os problemas digestivos e até mesmo a gastrite nervosa a melhor maneira de usar essa erva é em forma de chá. Providencie 3 folhas verdes de manjericão para mergulhar em 150 ml de água fervente.

Deixe o chá agir por 10 minutos enquanto esfria e depois beba sem deixar para mais tarde. Faça esse tratamento pelo menos 2 vezes ao dia por vários dias.

Beba água – a água pura é fundamental para a saúde de todo o organismo, por isso, beba no mínimo 2 litros diariamente e sempre antes das refeições ou então 2 horas após.

Água de coco – além de saboroso e muito refrescante, a água de coco também contribui para combater a gastrite nervosa. Para isso, basta ingerir 2 copos de água de coco fresca todos os dias.

Além de usar esses remédios naturais para combater a gastrite nervosa, também é necessário mudar os hábitos de vida, como já mencionamos acima. Por isso, evite entre os alimentos a carne vermelha, picles, café, bebidas gaseificadas, pimenta, pimentão vermelho, alimentos gordurosos, alimentos industrializados, pois estes alimentos irritam facilmente a mucosa do estômago e provocando a gastrite.

No momento das refeições, evite os líquidos junto com os alimentos sólidos e faça três refeições diárias apenas optando por uma alimentação mais leve para o jantar pelo menos 2 horas antes de ir para a cama.

Também é importante curar a cabeça, evitar na medida do possível o estresse e dormir pelo menos 8 horas todos os dias à noite. Na medida do possível aproveite os dias de folga do trabalho e busque por locais mais tranqüilos junto ao silêncio da natureza longe do barulho da cidade grande para relaxar.

Leia também