Remédio para Picada de Aranha Marrom ( Medicamento )

Acidentes com aranhas é considerado muito comum, porém, não são todos os casos que preocupam, uma vez que muitos desses insetos não causam danos, mais do que a dor da picada e alguns efeitos passageiros.

As aranhas podem ser encontradas em muitos locais, mas a preocupação maior deve ser com aquelas que habitam dentro de casa. Atrás dos móveis ou quadros, no meio das roupas, dentro de calçados e por vezes até na cama são locais onde mais elas habitam.

Entre esses insetos, um dos que oferecem maior perigo é a Aranha Marrom (Loxoceles) por conta dos efeitos de seu veneno. A seguir, vamos falar um pouco dessa aranha e como tratar sua picada com remédio para picada de Aranha Marrom.

Como é o inseto

A aranha marrom tem seu corpo levemente parecido com o corpo de um violino e por isso, também pode ser conhecida por Aranha-violino. Justificando o nome, seu corpo é marrom ou arenoso com uma pequena mancha escura bem ao centro.

Já as pernas apresentam uma coloração em marrom claro, sem manchas e, além disso, são bem alongadas, maiores que o corpo.

Outra característica dessa aranha é que diferentemente de outras espécies que apresentam 4 pares de olhos, a aranha Marrom possui apenas 3 pares e pode alcançar ao longo da vida até 3 cm de comprimento e 12 mm de largura, não mais que isso.

Em geral, as aranhas consideradas venenosas, não tecem suas teias, mas com a Aranha Marrom é diferente, pois ela tece uma teia muito branca com a aparência de chumaço de algodão.

Apesar de ser um inseto muito pequeno, considerado por muitos como um ser inofensivo, a Aranha Marrom é capaz de inocula muito veneno no momento da picada, o suficiente para causar grandes danos ao ser humano chegando a causar a morte.

Atenção – em caso de um acidente com essa aranha, não tente espremer a pele na região da picada, pois esse ato, só contribuirá para acelerar o processo de necrose.

O que causa o Veneno no Corpo

A aranha Marrom é a segunda mais venenosa que existe e a primeira a causar mortes. Por conta disso, apesar de não ser agressiva e picar apenas para se defender quando é pressionada, essa aranha é muito temida nas regiões onde é encontrada, lembrando que sua picada, nem sempre é percebida senão depois de 8 horas do acidente.

Sua picada depois de algumas horas causa os seguinte sintomas que se desenvolvem lentamente:

  • Lesão com muita dor
  • Inflamação na região da picada
  • Hemorragia

Depois de alguns dias ocorre a morte celular na região da picada com:

  • Eritema deixando a pele bem avermelhada
  • Isquemia tornando a pele esbranquiçada
  • Necrose tornando a pele azulada.

Se não tratado, o veneno da aranha marrom também pode causar:

  • Lesão muscular
  • Insuficiência renal aguda deixando a urina escura
  • Acidente vascular cerebral (casos mais graves)

Nota – dependendo da gravidade do acidente se acaso ocorrer complicações nos rins, pode causar então a insuficiência renal e com isso a morte.

No Brasil, os acidentes com esse inseto são mais comuns nos estados do sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo alguns dados, a cidade onde esses acidentes ocorrem com maior frequência é Curitiba e região metropolitana no estado do Paraná com aproximadamente 90% dos casos no Brasil.

Tratamento No Hospital

Logo que acontecer o acidente, um remédio para picada de Aranha Marrom deverá ser providenciado para combater os efeitos do veneno, mas antes disso, a vitima deverá ser examinada por um médico.

Se acaso a ida ao médico não puder ser de imediato deve-ser agir da seguinte forma:

  • Lavar o local da picada com água e sabão
  • Manter a área do ferimento mais elevada
  • Fazer compressas mornas sobre o ferimento
  • Não fazer torniquetes
  • Manter a vítima bem hidratada
  • Dirigir-se ao hospital com a maior brevidade possível.

Nota – se possível, deve-se levar o inseto causador da picada para o hospital, mesmo que esteja morto. Isso facilitará a comprovação do problema e logo o tratamento correto poderá ser iniciado.

O tratamento é feito com a aplicação do soro específico (Antiloxoscélico)  para picada de aranha Marrom ou ainda o soro Antiaracnídeo , porém, esse deve ser aplicado antes que se passem 24 horas do acidente, pois do contrário, os efeitos desse remédio para picada de Aranha Marrom, pode não compensar, ocorrendo o óbito da vítima.

Ainda dentro do tratamento, após o paciente ser medicado, a casquinha que aparece no local da picada deve ser removida por meio de uma cirurgia para acelerar a cicatrização.

Em casos mais agravantes em que o veneno afetou uma área maior do corpo, pode ser necessário uma cirurgia para reparar os danos causados na região afetada.

Além do soro específico para combater os efeitos do veneno, também podem ser recomendados outros medicamentos para aliviar a dor, o inchaço e outros sintomas. Entre esses medicamentos podemos mencionar:

  • Prednisona – administrado por via oral com dose de 40 mg/ dia para adultos e 1,0 mg/kg/dia para crianças. O tratamento deverá ser feito por pelo menos 5 dias.
  • Dapsona – mais um medicamento que pode ser recomendado pelo médico para reduzir os sintomas aparentes no local da picada. Em geral a dose é de 50 mg a 100 mg por dia por um prazo de 15 dias, porém, apenas o médico é que poderá indicar.
  • Dipirona – um dos analgésicos que pode ser indicado pelo médico para amenizar as dores na região da picada.
Leia também