Olho de Peixe no Pé : Saiba com Tratar

Muitas pessoas sofrem com o chamado olho de peixe no pé, como tratar é que é a questão.

O olho de peixe é plantar que aparece na planta do pé ou palmar, pois poderá aparecer também na palma da mão, e nada mais é do que verrugas, que são acabam ocasionando uma lesão hiperceratrófica, e são chamadas assim porque acabam causando uma parte endurecida e com pontinhos pretos que se parecem com olho de peixe.

Causas do olho de Peixe

Esse problema é causado pelo mesmo vírus das verrugas, o vírus do HPV benigno. As crianças comunmente aparecem com estas verrugas, porque o sistema imunológico destas ainda está em processo de formação. Mas nem sempre é só isso o causador dessas verrugas, pois existem outros fatores que nós vamos conhecer agora:

Estress

É um potente causador das verrugas plantares ou simplesmente olho de peixe. Portanto é de fundamental importância controlar e combater o estress. Felizmente existem várias maneiras de conseguir isso, fazendo atividades físicas, controlando o sistema nervoso e apostando numa alimentação saudável e equilibrada.

Uso de medicamentos

É muito comum o uso de medicamentos fortes como os antibióticos, por exemplo, que baixam a imunidade da pessoa, serem os causadores do olho de peixe ou verrugas plantares. (Leia também: SAÚDE DOS PÉS: COMO ACABAR COM RACHADURAS NO CALCANHAR ).

Se o sistema imunológico não está em alta, é muito mais fácil contrair o papiloma vírus humano, HPV, que é o vírus causador deste mal.

olho de peixe no pé

COMO EVITAR

  • Por incrível que pareça os cuidados para evitar este problema começam na mesa. Uma dieta saudável e rica em nutrientes vai deixar seu sistema imunológico em alta e com certeza mais protegido. Coma alimentos como frutas e verduras e proteínas magras.

  • Evite também andar descalço, especialmente em locais de muita gente e que sejam úmidos. Em locais públicos como clubes, piscinas, vestiários saunas e academias, são locais de grande poder transmissor deste vírus.

  • Nunca use sapatos de outras pessoas.

  • Nunca use sapatos sem meias.

  • Se você tem um olho de peixe, nem pense em cutucar, pois isso poderá só se agravar, uma vez que o vírus poderá se espalhar.

  • Mesmo na sua casa, se alguém tem este problema, cuide para não contaminar-se também. Uma boa prevenção é usar spray de liso form dentro do calçado da pessoa contaminada.

  • Nem pense em tomar banho em locais públicos sem chinelo ou proteção nos pés.

  • Qualquer lesão dessa natureza que esteja muito dolorida, deverá levá-lo primeiramente ao médico. Isso porque um olho de peixe pode ser com fundido com outras doenças ainda mais graves.

COMO TRATAR

Se aparecer uma saliência arredondada, amarelada e com um ponto preto no centro na planta do seu pé, você precisará com certeza buscar a orientação de um médico. Existem medicamentos que trazem na sua fórmula o ácido acetilisalicílico que se mostra muito eficiente no combate a essas verrugas.

Pomada Duofilm Plantar – com este medicamento a verruga vai ficando mais fina, sendo mais fácil a remoção deste vírus. O correto é aplicar a pomada sobre a verruga e nunca fora dela, pois sendo assim, poderá piorar o problema. Então somente sobre a verruga, e o tratamento completo pode levar alguns dias, inclusive até mais de 30 dias, até conseguir por inteiro eliminar a verruga.

Mas, é importante você saber que qualquer medicamento que você vá usar, é preciso antes ter um diagnóstico completo do que é e fazer o tratamento estritamente sob prescrição médica para não correr o risco de piorar a situação.

O que fazer se fizer o tratamento e a verruga não sumir

É comum acontecer de o paciente usar os medicamentos e não resolver o problema. Nestes casos o médico provavelmente irá aconselhar uma cirurgia conhecida como criocauterização, pela qual a lesão é completamente removida. Existem ainda outras possibilidades como a eletrocauterização ou então, através de ácido nítrico fumegante. Mas mesmo assim, é importante saber antes quais sejam as causas dessas verrugas, assim o problema será resolvido e serão evitadas novas verrugas. (Recomendamos: COMO DISFARÇAR OU ELIMINAR MANCHAS E SARDAS DAS MÃOS OU DO CORPO ).

É importante você saber que quando a verruga já está com um ponto preto no centro, a solução mais indicada é a da cirurgia, onde o médico irá extrair o olho de peixe. A cirurgia é rápida, e somente leva uma anestesia local.

Quando em estágio inicial, onde o ponto preto ainda não aparece, até pode-se tratar o problema com pomadas caseiras como esta:

Pomada caseira para verrugas plantares com óleo de rícino

Você vai precisar de:

  • Pedra de cânfora

  • Pó alvaiade

  • Óleo de rícino

Como fazer a pomada:

Misture todos os ingredientes até formar uma pastinha. Então aplique sobre o olho de peixe todos os dias. Dentro de pouco tempo vai acontecer de a lesão sair por inteiro. Os ingredientes podem ser encontrados em farmácias e drogarias.

Então, se você enfrenta este problema fique esperto, pois existe solução, somente que para cada estágio deverá ser tomada uma atitude diferente, precisando apenas do tratamento ou cirurgia.

Leia também