Como Tratar Aftas na Boca e na Língua Remédios caseiros e da Farmácia

Agora vamos aprender como tratar aftas na boca e língua, pois todos nós estamos sujeitos a esses transtornos que causam muitas dores e desconforto, e para isso podemos contar com algumas soluções mais naturais ou então por remédios farmacêuticos diversos.

Sintomas das Aftas

A afta na boca tem causas variadas, com lesões na bochecha, no céu da boca, na língua e em alguns casos até mesmo na garganta com causas como uso de aparelhos nos dentes mal projetados, estresse, problemas alimentares ou ainda devido a imunidade baixa.

Para tratar a afta podemos contar com remédios como:

  • Lavagem bucal – com um composto preparado com 1 colher de bicarbonato diluído em um copo de água podemos fazer bochechos por alguns minutos, esse procedimento vai colaborar para que em poucos dias as aftas desapareçam.

    Porém enquanto se faz o tratamento é preciso descobrir a causa do problema para que este não persista.

aftas na boca

  • Água com sal – outra solução caseira que oferece bons resultados é preparar 1 litro de água com três colheres (sopa) de sal.

    Esse preparado deve ser usado para fazer bochechos na boca até 4 vezes durante o dia. E se acaso você esquentar um pouco essa água permitindo que o sal dissolva por completo, ainda poderá ingerir alguns goles para ajudar no tratamento.

  • Cravo-da-índia – por apresentar propriedades analgésicas e anticépticas, o cravo-da-índia é também uma boa opção para acabar com a afta bucal, nesse caso, tanto você poderá mascar os grãos como fazer um chá com o qual fará bochechos e ainda poderá ingeri-lo.

Leia também: Sucos saborosos para beber de noite no lugar da janta

Remédios farmacêuticos para controle das aftas:

  • Oralsone – para quem desejar tratar as aftas com um remédio buscado em farmácias, o Oralsone Aerosol é um dos mais eficazes.

    Para combater as aftas é só molhar um cotonete com esse medicamento para passar sobre as feridas, a princípio vai arder um pouco, mas o processo de cura é bem rápido.

É importante lembrar que as aftas pequenas geralmente desaparecem depois de 15 dias, porém se isso não acontecer, melhor é se preocupar mais e buscar por ajuda médica, pois essas podem aumentar e ficará mais difícil resolver o problema.

Os alimentos que provocam aftas que devem ser evitados

Se você está preocupado em descobrir quais são os alimentos que provocam Aftas, lembre-se que estas feridas na boca podem ser causadas devido a baixa imunidade do corpo, portanto, você deve estar se alimentando de forma errada com alimentos com poucos nutrientes.

A quem afirme que algumas frutas podem causar o problema, isso até pode ser verdade, mas em geral as frutas não causariam tal transtorno, o que pode acontecer é que o organismo já está debilitado e a acidez dessas frutas poderá aumentar o problema, porém elas em sua grande maioria têm propriedades para resolver esse problema e não para aumentá-lo.

Então vamos a uma relação dos alimentos mais suspeitos de causar esse mal:

  • Chocolate – apesar de alguns benefícios que ele possa oferecer para a saúde o chocolate quando é ingerido em excesso ou se é de má qualidade certamente poderá causar esses transtornos, e se é prejudicial ao aparelho digestivo, também vai causar as feridinhas na boca ou na língua.

  • Refrigerantes – já sabemos que os refrigerantes não oferecem nada de bom para a saúde, e também se encontram entre os causadores das aftas, por isso, não deixe para depois o que é preciso fazer com urgência, substitua os refrigerantes por água pura ou por sucos naturais, será melhor para a sua saúde.

  • Alimentos condimentados – dependendo dos condimentos que usarmos na alimentação certamente não estaremos livres das aftas, entre eles a pimenta que é altamente prejudicial ao aparelho digestivo o que poderá refletir diretamente no aparecimento das aftas.

  • Alimentos e bebida quente – fazer uso de alimentos ou bebidas muito quente como o café, por exemplo, também podem causar aftas e pior ainda, podem abrir as portas para o câncer de boca.

É claro que temos que levar em conta que alguns alimentos que fazem mal para alguns indivíduos podem não fazer mal a outros, porém precisamos pensar na saúde de todo o organismo e não apenas nas feridas na boca, por isso, independente do aparecimento ou não das aftas, que os alimentos a serem ingeridos sejam nutritivos de fato.

Leia também