Xaropes e Chás naturais para Gripe que Baixam a Febre

Quando a conversa é referente aos xaropes e chás para gripe e tosse, muitas são as opções que dão certo, e o melhor é que podemos ter todos esses remédios ao nosso alcance, muitas vezes cultivados em nosso próprio quintal.

Sabemos que com gripes e resfriados não podemos brincar e quanto mais rápido resolvermos o problema menores serão os transtornos que por vezes podem durar dias com direito a perda do apetite e quem sabe o repouso forçado sem podermos reagir direito.

Por isso, vamos logo passar algumas receitas úteis desses chás que fazem verdadeiros milagres:

Chá de Gengibre para gripe

Muita gente já conhece os efeitos medicinais da raiz do gengibre e também para combater os males do aparelho respiratório ele é eficaz.

Basta 3 rodelas da raiz para 500 ml de água quente.

Coloque a água quente sobre as fatias do gengibre e tampe o recipiente deixando agir por 10 minutos, depois é só beber até 4 xícaras por dia.

Chá de limão para gripe

O limão é uma fruta rica em vitamina C, essencial para prevenir e combater a gripe ou outros problemas do aparelho respiratório. Para preparar o chá é simples.

Basta ferver 1 xícara de água e depois colocar o suco de 1 limão na água ainda quente e adoçar com mel para beber antes de ir para a cama.

Chá de cebola com mel e limão para gripe

Um tanto indigesto, porém muito eficaz uma vez que como sabemos a cebola é um antibiótico natural e associado ao mel e ao limão oferece excelentes resultados para combater a tosse.

Coloque 500 ml de água para ferver e enquanto isso.

Providencie 1 cebola pequena cortada em pedaços,

2 colheres de mel e suco de 1 limão.

Depois que a água ferver despeje-a sobre os demais ingredientes e deixe esfriar para ingerir várias vezes ao dia.

Chá de Guaco para resfriado

Outra opção entre os chás para combater a gripe, o chá de guaco também é bem conhecido, pois ele é um poderoso anti inflamatório e ainda é fácil para preparar.

Para preparar uma xícara de chá providencie.

3 folhas de guaco e150 ml de água.

Porém prepare o chá por infusão deixando descansar por 15 minutos para então coar e beber.

chas para gripe e tosse

Chá de sábia com mel pra resfriados ou gripe

Outro chá poderoso, o chá de sábia com mel é expectorante e em alguns casos cura da gripe logo na segunda vez que é ingerido.

Para preparar o chá por infusão basta usar,

3 folhas de sábia frescas rasgadas e,

1 xícara de água quente e ingeri-lo após alguns minutos de descanso.

Sábia com leite e mel – para melhores resultados com as crianças, use a sábia no leite quente e adoçado com o mel. Esse remédio deve ser ingerido a noite antes de ir dormir.

Cure a gripe com Chá de Eucalipto

Cozinhe 2 folhas de eucalipto,

3 folhas de hortelã e

1 colher de alecrim em

2 xícaras de água por 5 minutos.

Abafe, deixe amornar e beba, mas faça isso antes de ir dormir para obter melhores resultados.

Como preparar xarope caseiro para tosse

Saber como preparar xarope caseiro para tosse pode nos livrar de grandes apuros, pois além de se tornar mais barato, dificilmente ele apresenta uma contra indicação quando então podemos prepará-lo com ingredientes que temos em casa, na cozinha ou na horta.

Existem muitas receitas bem eficazes, algumas mais saborosas, outras bem indigestas, mas que trazem alívio logo nas primeiras doses ingeridas.

Entre as receitas podemos destacar:

Xarope de mel com mamão

Essa é uma das receitas deliciosas que podemos preparar uma boa ideia quando o paciente é uma criança, pois este ajuda a expectorar e garante um alívio na tosse quase que imediato.

Para preparar essa receita basta

Esmagar uma fatia de mamão,

Aquecer levemente e depois acrescentar

1 colher (sopa) de mel e ainda

2 colheres de suco de limão.

Xarope de agrião com mel para tosse

Essa receita de xarope já é conhecida de muitos anos sendo uma das favoritas entre os remédios caseiros. Para prepará-la é muito fácil, basta providenciarmos.

Um maço de agrião bem lavado para moer no liquidificador com

Meia xícara de água.

Depois disso, é só,

acrescentar ½ xícara de mel e mexer com uma colher de pau e guardar o xarope em vidro escuro na geladeira. Com o xarope em mãos é só ingerir 1 colher (sopa) a cada hora.

Xarope de abacaxi com mel para tosse

Outra receita bem gostosa para ingerir, o xarope de abacaxi com mel é ótimo para combater dores de garganta, tosse, rouquidão e mesmo os resfriados. Para prepará-lo coloque uma fatia de abacaxi em uma assadeira até dourar.

Depois disso, deixe esfriar e bata o abacaxi no liquidificador antes de misturar 3 colheres de mel e pronto. Conserve o xarope na geladeira dentro de um recipiente de vidro ingerindo 1 colher (sopa) 3 vezes ao dia.

Xarope de maracujá com hortelã e mel para tosse

Para mais essa receita saborosa vamos precisar de.

3 maracujá,

10 folhas de hortelã, e

3 colheres (sopa) de mel.

Corte o maracujá ao meio e retire a polpa para cozinhar junto com as folhas de hortelã.

Depois disso, é só deixar esfriar e acrescentar as 3 colheres de mel e pronto.

Conserve o xarope em recipiente de vidro preferencialmente escuro e na geladeira ingerindo 1 colher (sopa) 3 vezes ao dia.

____________________________________________________

Bem sabemos que esses ingredientes todos citados acima são ricos em nutrientes essenciais ao organismo, alguns inclusive com propriedades antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres, e, por conta disso, se tornam eficazes não apenas para prevenir ou combater os males do aparelho respiratório, como também outras doenças.

Por isso, adote a ideia de optar pelos remédios caseiros, mas não esqueça que uma alimentação saudável também é necessária para manter o organismo atuante.

Tenha o hábito de ingerir frutas diversas seja naturalmente ou em forma de sucos, além de verduras, legumes e grãos integrais.

Lembre-se que as doenças do aparelho respiratório como tosse e resfriado aparecem no momento em que o corpo está carente de vitamina C e outros nutrientes encontrados nos alimentos naturais.

Leia também