Descubra os benefícios de beber água quente com Limão

Muita gente já tem conhecimento dos benefícios de beber água quente com limão, mesmo porque essa fruta que é rica em vitamina C e outras propriedades age no organismo como um elemento alcalinizante, contribuindo para a saúde em geral.

Além da vitamina C o limão contém fibras de pectina, cálcio, ferro, vitamina A, potássio, e muito mais, nutrientes que em conjunto mantém o sistema imunológico ativo para proteger de muitas doenças.

Antes de falarmos sobre esses benefícios, devemos alertar que a água não pode ser tão quente assim, melhor se for morna, e esses benefícios são sentidos com o passar do tempo. Por isso, precisamos insistir no tratamento, ingerindo esse composto nas primeiras horas da manhã, ou então a noite antes de ir dormir.

Também é importante lembrar que adoçar o chá de limão ou mesmo o suco com açúcar é prejudicial a saúde, por isso, se precisar, use sempre o mel de abelhas que age no organismo como um excelente antibiótico natural.

Entre os muitos benefícios podemos destacar:

agua quente com limao

Bom para o hálito – além de melhorar o hálito, por ser um agente antibacteriano, o limão ingerido com água quente contribui para prevenir e curar possíveis inflamações na gengiva e até mesmo as aftas.

Bom para a digestão – ao ser ingerido o limão se torna alcalino, e com isso, promove a saúde no aparelho digestivo, estimulando a produção da bile e facilitando a digestão. Além disso, ele combate a acidez excessiva do estômago evitando a azia.

Limpeza da pele – por conter a vitamina C, o limão ajuda a manter a pele limpa, livre de impurezas como as espinhas e acnes, uma vez que ao ser ingerido ele também purifica o sangue. Porém, é preciso ter cuidado para não se expor ao sol depois de ingeri-lo, por isso, todo o tratamento com a fruta é mais aconselhável para a noite.

BOM PARA O SISTEMA RESPIRARTÓRIO

Por conta da vitamina C e outras propriedades, a água quente com limão também é benéfica para combater as doenças relacionadas com o aparelho respiratório, inclusive as infecções pulmonares.

Sabendo disso, podemos usar a água quente com limão no combate a tosse, dores de garganta, asma e até para alguns problemas alérgicos.

Benefícios para a perda de peso – por conta da pectina encontrada na fruta, e por ser um agente desintoxicante, a água quente com suco de limão também contribui satisfatoriamente nos regimes para emagrecer, uma vez que a pectina interfere inibindo a fome.

Bom como cicatrizante – devido as propriedades anti inflamatórias, o uso da água quente com limão também promove a cicatrização, mesmo de ferimentos mais complicados. Nesse caso, além de ingerir o suco, também podemos usá-lo externamente sobre o ferimento.

Mantém a saúde dos ossos – por conta da ação da vitamina C combinado com o cálcio e outros nutrientes, a ingestão regular de água quente com limão contribui para proteger os ossos, mantendo-os fortes e saudáveis.

Protege o sistema imunológico – por conta das propriedades antibacterianas, anti inflamatórias e antimicrobianas o uso freqüente de limão com água quente protege todo o organismo contra possíveis doenças infecciosas. Além disso, o ferro que é tão necessário para o sangue, é melhor absorvido combinando com a vitamina C, que nesse caso, é encontrada no limão.

EQUILIBRA OS NÍVEIS DO PH

Como já foi citado, o limão, apesar de ser uma fruta ácida, ao ser ingerido, se torna alcalinizante, combatendo o excesso de acidez equilibrando o PH do corpo. Devemos lembrar que as doenças têm maior poder quando existe o excesso de acidez no organismo, mas com a água quente com limão alcalinizando o sangue, haverá a proteção.

Protege o sistema linfático – água quente com limão contribui para hidratar o sistema linfático, evitando a canseira, regulando a pressão arterial, evitando os distúrbios do sono, melhorando o poder de concentração, recuperando as energias perdidas, e muito mais.

Diurético – por apresentar as propriedades desintoxicantes,  o limão também é um excelente diurético, nesse caso eliminando as toxinas pela urina, e melhorando as funções do fígado, dos rins e todo aparelho urinário.

Bom para o sistema nervoso – por conter um alto teor de Potássio, ingerir a água quente com limão também é benéfico para o sistema nervoso, melhorando o poder de concentração e a memória, além de evitar as doenças degenerativas como, por exemplo, o mal de Alzheimer.

Bom para os dentes – parece uma mentira, mas se ingerirmos a água quente com limão podemos proteger a saúde dos dentes, uma vez que a fruta também contém cálcio que é um mineral necessário para a dentição. Nesse caso, após ingerir o suco com a água, devemos fazer uma lavagem bucal cuidadosa com água pura.

Evita a prisão de ventre – outro benefício do suco de limão com água quente é prevenir ou combater a prisão de ventre, uma vez que contém propriedades para contribuir para o bom funcionamento de todo o aparelho digestivo.

Estes são alguns dos muitos benefícios que a água quente com limão pode nos proporcionar, mas ainda existem muitos outros destes benefícios que podemos conseguir se combinarmos o suco em forma de chá com outros ingredientes.

Entre as opções de combinação, podemos citar o chá de suco do limão com gengibre e o chá de suco do limão com alho, que garantem muitas outras vantagens para a saúde. Vale a pena experimentar.

Também é importante lembrar de que o limão ou o seu suco, deve ser adicionado a água quente, nunca ser esquentado junto, uma vez que perderá suas propriedades e ainda ficará amargo.

Bom para o coração – por seu poder desintoxicante e alcalinizante, além de conter Potássio, o uso regular de suco de limão com água morna também ajuda a proteger contra as doenças do coração, uma vez que ele atua como purificador do sangue evitando os níveis altos de colesterol, permitindo a livre circulação do sangue para oxigenar os órgãos do corpo.

PREVINE CÂNCER

Graças ao poder alcalinizante do limão, se cultivarmos o hábito de ingeri-lo todos os dias, seja com água quente ou em forma de suco combinado com outros alimentos, podemos ainda proteger-nos contra alguns tipos de câncer.

Outra dica – após uma refeição principal, quando acontecer àquele mal estar súbito proveniente de uma digestão difícil, beba uma xícara de água morna com suco de limão. Em poucos minutos perceberá a melhora. Além disso, deixe de lado o vinagre e use essa fruta para temperar a salada, só assim ela será benéfica a sua saúde.

Mito – existe uma ideia errada que vem já de nossos antepassados afirmando de que se ingerirmos o limão vamos prejudicar o sangue que vai ficar muito fino, e ainda teremos sérios problemas no aparelho digestivo, isso, devido a sua acidez.

Na verdade, essa é uma ideia errada, primeiramente por que o sangue é purificado com o limão, conseqüentemente fluirá melhor nas veias sem que haja uma obstrução. Além disso, como já citamos, sua acidez se torna alcalina assim que ele é ingerido, e esse poder alcalino combate a acidez estomacal, contribuindo com a saúde do aparelho digestivo sem prejudicá-lo.

Para finalizar, existe até quem garanta que quem tem um limoeiro produzindo em casa, e aproveita seus benefícios, tem a sua disposição metade de uma farmácia. Pense nisso, e reveja seus conceitos sobre essa fruta, pois ela é um dos principais produtos encontrado na natureza para manter a saúde do corpo.

Use o limão, seja em forma de chá, ou no preparo de sucos desintoxicantes combinado com outros alimentos. Faça um teste e comprove a diferença na sua saúde.

Leia também