Os 7 sintomas mais Comuns da Menopausa

É importante ficar a par dos sintomas mais comuns da menopausa, para não ficar alheia e sem saber o que fazer quando esta fase chegar.

Esta é uma situação inevitável na vida de toda mulher, quando chega-se ao fim do ciclo ovulatório, caracterizando a transição entre idade fértil e climatério.

Deve-se ficar claro de que a menopausa é marcada pela última menstruação da vida de uma mulher.

sintomas da menopausa

Já o climatério é o estágio que sucede a menopausa. Mas, são situações distintas. Vamos a alguns sintomas da menopausa:

Fogacho

Também conhecido por afrontamento, são as ondas de calor na perimenopausa, o período pré menopausa e o primeiro ou segundo ano pós menopausa.

Mais de 80% das mulheres sofrem com esse problema causado pela redução na produção de estrogênio.

Cerca de 10% das mulheres continuam sofrendo até os 70 anos. A sensação pode durar até 4 minutos, e sobe do peito ao rosto e a todo o corpo rapidamente acompanhada de suor excessivo.

Também podem aparecer ansiedade, tremores de frio, calafrios, e podem acontecer de 1 até dezenas de vezes ao dia. É mais intensa no ano que antecede a menopausa.

Sudorese noturna

Em algumas mulheres o suor noturno pode acontecer no lugar do fogacho. E os suores são intensos a noite e podem atrapalhar o sono, causando irritação e cansaço.

Distúrbios do sono

Estes podem aparecer até 7 anos antes da menopausa e se intensificam no último ano da pré menopausa. Se a mulher for deprimida ou ansiosa, o distúrbio se intensificará.

Menstruação desregrada

A princípio as alterações são bem sutis, e a irregularidade pode começar a aparecer bem antes, como ciclos mais curtos, aumento do sangramento.

O ciclo começa a ficar mais longo e pode chegar até 60 dias, e o volume menstrual pode se alterar para mais ou para menos. Escapes sãos comuns entre os ciclos. Vai assim até que desaparece.

Falta de interesse por sexo

Muitas mulheres perdem o interesse, a lubrificação vaginal é diminuída, ocasionando dores nas relações.

Depressão

Esta é comum na pré menopausa, pois as mulheres ficam 2,5 vezes mais sujeitas a depressão neste período.

E ainda mais se tiverem o fogacho e distúrbios do sono. Isso acontece pela baixa produção de estrogênio, e também pela inaceitação de estar passando da fase mais jovem para a velhice.

Pele desidratada e Queda de cabelo

A pele pode ficar mais seca, rachada, com manchas, os cabelos começam cair de forna desnatural em maior quantidade.

Leia também