Entre alguns dos remédios caseiros para dor de garganta, que também é conhecida como faringite, incluem gargarejo, consumo de alho, canela, gengibre , manjericão inalando vapor de água.

Além destes, você deve evitar fumar, mascar tabaco, consumir álcool, comer alimentos azedos, e fazer pressão sobre as cordas vocais para recuperação rápida .

Comum em milhares de pessoas todos os dias, a dor de garganta é a doença física mais comum diagnosticada. Constantemente influenciada por poluentes, bactérias e vírus presentes no ar contaminado, a garganta é muitas vezes vulnerável a esta doença irritante. Com o aumento constante dos níveis de poluição todos os dias, tornou-se uma doença muito comum.

As Dores de garganta trazem sintomas como irritação e sensação de queimação na garganta, causando dificuldade e dor na deglutição. Esta dor inevitável (irritante) durante a deglutição e conversação provoca interrupções inconvenientes para muitas atividades diárias. A maioria dos casos de dor de garganta ocorrem durante os meses mais frios (no inverno).

Causas De Dor Na Garganta

A dor de garganta é causada por um vírus ou bactéria estranha que induz uma infecção na faringe, que é o tubo por trás da garganta entre as tonsilas palatinas  e as cordas vocais (laringe). Isto resulta na inflamação da faringe, levando à irritação que significa esta condição.

Infecções Virais: Infecções virais como resfriados e gripe são causas comuns de dor de garganta. Alguns vírus distintos, como infecção por Vírus de coxsackie ou mononucleose, também causam dor de garganta.

Infecções Bacterianas: As infecções bacterianas também podem causar dor de garganta. As bactérias tais como Streptococcus e Arcanobacterium heamolyticum são geralmente responsáveis.

Refluxo gastroesofágico: A doença de refluxo gastroesofágico pode causar dor de garganta. Refluxo do estômago também pode empurrar os ácidos do estômago para chegar ao esôfago e danificar o revestimento interno da garganta, causando dor de garganta.

Doenças Sexualmente Transmissíveis: Em alguns casos, as doenças sexualmente transmissíveis também podem causar dor de garganta. Doenças como gonorréia , clamídia e outras podem ser responsáveis.

Outras causas: Irritantes como o tabagismo, poluição, baixa umidade e, em alguns casos, alergias alimentares , também podem irritar a garganta, causando dor de garganta.

Complicações Terapêuticas: Em alguns casos, um dos efeitos colaterais de terapias como quimioterapia e radioterapia pode desenvolvolver de uma dor de garganta.

Os vírus podem até produzir bolhas na garganta e na boca. No entanto, mais comumente, a irritação da garganta é causada devido ao fumo, clima quente e seco, pós coriza ou uma reação alérgica. Menos frequentemente, a dor de garganta ocorre devido a infecções bacterianas.

Sintomas De Dor De Garganta

O principal indicador de uma dor de garganta é, obviamente, uma dor de garganta.

Outros sintomas de dor de garganta incluem:

Febre e cefaléia: Se a dor de garganta é um resultado de um resfriado, febre e dores de cabeça existentes são alguns dos sintomas que acompanham a doença.

Dor nas articulações: Dores nas articulações e dores musculares são algumas das fraquezas que são causadas por faringite.

Nódulos linfáticos inchados no pescoço : Irritações prevalentes na garganta podem causar nódulos linfáticos inchados no pescoço. Isso é comumente conhecido como linfadenopatia.

As complicações podem incluir infecções de ouvido , mastoidite, sinusite , Abcesso Peritonsilar.

Ótimos e eficazes remédios para dor de garganta que encontramos lá na farmácia:
  • Ibuprofeno
  • Nimesulida
  • Amoxicilina
  • Diclofenaco

Agora se você deseja tratar o problema sem medicação de farmácia, de forma natural, vamos em frente.

Soluções caseiras para dor de garganta

Gargarejo: Dissolva meia colher de chá de sal em um copo de água morna, mexa bem e gargareje, por 1 ou 2 minutos cuspindo fora em seguida. Repita este processo até quatro vezes por dia. O sal age como um anti-séptico suave que tira a água das membranas mucosas e ajuda a limpar a fleuma também. Ele também ajuda a tornar o sistema imunológico mais eficaz . Alternativamente, gargarejar com uma solução de bicarbonato de sódio . Dissolva meia colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água morna e beba algumas vezes ao dia.

Inalação de vapor de água: Com a ajuda de um umidificador ou um vaporizador, respire profundamente com vapor. Você também pode tentar inclinado sobre uma pia com a água quente correndo . Cubra sua cabeça com uma toalha e inale o vapor. Faça isso por 10-15 minutos todos os dias. Isso ajuda a limpar toda a área da garganta. Pense nisso como uma lavagem de carro só que para sua garganta!

Nutrição: Uma dieta saudável que abrange todos os nutrientes essenciais devem ser consumidos. Os suplementos óbvios candidatos são a vitamina C e vitamina E , os minerais de zinco e magnésio – Alimente-se de legumes e frutas , como brócolis , cenouras , couve-flor . Isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico e acelera o processo de recuperação.

Hidratação: A dor de garganta pode ser acompanhada por febre, que também pode levar à desidratação. É essencial consumir uma grande quantidade de água ou fluidos (isotônicos, água de coco) para hidratar o corpo.

Mel: O mel tem sido um remédio de dor de garganta por inúmeras gerações. Tem propriedades antibacterianas e também atua como um osmótico hipertônico, o que significa que ele extrai água dos tecidos inflamados. Ingestão de mel reduz o inchaço e desconforto na garganta. Adicionar mel para 1 xícara de água quente ou chá de ervas para melhores resultados.

Mel com limão: Encha uma colher de chá a meio caminho com mel, e depois espremer um limão em cima até a colher estar cheia. Agora, adicione um pouco de pimenta sobre ele e sugue lentamente. Esta combinação tem um efeito calmante sobre a garganta.

Gengibre: Esta raiz reduz o inchaço dos tecidos da garganta. O Gengibre tem sido usado como remédio tradicional para dor de garganta por muitos anos e é muito eficaz contra ela. Corte alguns pedacinhos pequenos da raiz em 1 ou 2 xícaras de água, leve ao foto por 10 minutos, adoce com mel e beba.

Raiz de Marshmallow: As folhas e raízes de erva marshmallow contêm mucilagem, que é útil no tratamento de resfriados e dor de garganta. 2 colheres de chá de ervas em 1 xícara de água fervente por 10 minutos, estirpe e beber. Realize esta rotina 3-4 vezes ao dia.

Echinacea: A Echinacea é conhecida por ser um estimulador imunológico age fortalecendo a imunidade para então afastar a infecção. Propriedades antibacterianas e antivirais desta erva vai ajudar a acelerar a recuperação de dores de garganta.

Alho: O alho tem sido utilizado em tratamentos domésticos para o resfriado comum e sintomas associados há centenas de anos. Acredita-se que o alho tem propriedades antibacterianas e antivirais, que ajudam a combater infecções. O Alho é usado para o tratamento de dor de garganta também. É consumido diretamente mastigando com alguns cravos-da-índia ou você ainda pode esmagar 1 dente deste em 1 copo de água e beber em seguida. .

Casca de manga: Casca de manga ajuda a aliviar dores de garganta, bem como curar outras doenças. Você precisa extrair o fluido da casca, que é então moído e aplicado ao pescoço. Também pode ser usado para gargarejar depois de diluir 10 ml de fluido em 125 ml de água.

Canela: A Canela é conhecida por ter efeitos anti-inflamatórios . Canela em pó pode ser adicionada a um copo de água, juntamente com duas colheres de sopa de mel e uma pitada de pimenta moída, e depois fervido. Este também, é um bom remédio de dor de garganta.

Evite fumar: Fumar piora a condição das paredes da garganta. A irritação é intensificada por causa da entrada de fumaça na garganta no caminho para os pulmões.

Evite mastigar tabaco: mascar tabaco também irrita as paredes da garganta e piora a condição de uma dor de garganta. Para uma recuperação rápida, é essencial evitar a mastigação do tabaco.

Evite Consumo de Álcool: Consumo de álcool também tem sido associado com a dor de garganta. O álcool parece proporcionar alívio, mas na verdade faz mais mal do que bem. Álcool seca os tecidos e piora a condição.

Relaxe a as cordas vocais: Para evitar tensão em sua garganta, tente descansar sua voz por um tempo. Isso ajuda a relaxar a garganta e acelera a recuperação.

Alimentos: Evite comida frita ou picante. Enquanto você sofre de dor de garganta, muitos tipos de alimentos podem ser consumidos para aliviar ou aliviar a dor para a garganta. Os alimentos úmidos são especialmente eficazes. Gelado ajuda a fornecer um efeito anestesiante que facilita a irritação também.

Se a dor de garganta dura uma semana ou mais, consulte o seu médico. Uma dor de garganta persistente pode ser um sinal de refluxo ácido , mononucleose, garganta estreptocócica, ou no pior cenário, AIDS .





Leia também...