Sangue na Urina, Hematúria, Causas, Sintomas, Tratamentos

Quem sofre a Hematúria que é a perda de sangue pela urina, normalmente fica bastante preocupado, uma vez que este não deve ser um acontecimento normal na vida do seu humano. A presença de sangue na urina é um indicativo de que algo não está certo no organismo, mais especificamente no aparelho geniturinário.

Quando acontece de a urina se apresentar com hemácias ou sangue, pode apresentar cor avermelhada ou escura, ou ainda o problema pode nem aparecer na urina, sendo possível detectá-lo somente através de exames laboratoriais. Isso porque a quantidade de sangue é muito pequena para ser detectada a olho nu.

A urina normal, deve conter quantidade mínima de hemácias, e normalmente a quantidade usada como referencia pelos laboratórios é de 10 mil hemácias por ml de urina. Quando sai desse padrão é porque algo não está certo.

hematuria sangue na urina

OS TIPOS DE HEMATÚRIA

Existem diferentes características para a hematúria, e para tanto é preciso uma investigação clinica. Veja:

  1. Hematúria microscópica – como já falamos aquela onde o sangue não pode ser visto a olho nu na urina. Neste caso, a urina apresenta-se aparentemente normal, com coloração que não acusa nada. É comum acontecer de o problema estar ali por muito tempo e o paciente não saber, especialmente quem não tem o costume de fazer exames com frequência.

  2. Hematúria macroscópica – este é o caso mais evidente onde a urina se apresenta com coloração avermelhada ou escura. Nessa situação o próprio paciente poderá detectar.

  3. Hematúria com coágulos – neste caso a urina apresenta coágulos de sangue que também podem ser vistos a olho nu. E nessa situação é provável que se tenha uma lesão maior que poderá ser vista através de exames como tomografia ou ultrassonografia.

  4. Hematúria persistente ou transiente – neste caso acontece de a hematúria estar sempre presente na urina. Em alguns casos ela pode permanecer sempre ali, e em outros ela pode acontecer e sumir temporariamente.

  5. Hematúria isolada – este é o caso de o paciente só apresentar o sintoma de sangue na urina e nenhum outro.

  6. Hematúria dismórfica – essa situação é quando a urina se apresenta com hemácia em formatos anormais. Isso geralmente indica doença dos glomérulos renais.

Obs.: na maioria dos casos de sangue na urina ou a hematúria, acontecem juntos outros sintomas como dor ao urinar, dor nas costas, febre, e ainda outras alterações como proteínas ou leucócitos na urina, elevação da creatinina entre outros sintomas.

O QUE PODE CAUSAR HEMATÚRIA

É importante saber que existem muitas doenças que podem causar o sangue na urina. e é somente através de exames que poder-se-á detectar o que realmente acontece:

  • Infecção urinária – é uma situação bastante comum e que pode causar sangue na urina. Entre os problemas de infecção urinária que temos esta a cistite que é a infecção na bexiga, a uretrite que é a infecção na uretra e a pielonefrite que é o estágio mais grave da infecção que é a infecção dos rins.

  • Pode acontecer também de a presença de sangue na urina estar relacionada a doenças mais graves como o câncer de bexiga ou de rim.

  • Pode estar relacionada a pedras nos rins que entram e ferem o canal da urina, mas geralmente nestes casos vem acompanhada de intensa dor.

  • Pode ainda estar relacionada a câncer de próstata.

  • Mas, pode também não ter nenhum significado tão preocupante.

  • Esforço físico.

  • Cistite radica.

  • Excesso de cálcio na urina.

  • Endometriose.

  • Biópsia renal.

  • Trauma por algum exame do sistema urinário.

  • Após a passagem da sonda.

  • Traumas renais.

  • Anemia falciforme.

  • Lúpus.

  • Doença policística renal.

  • E muitas outras.

Obs.: mas é importante lembrar que existem alguns medicamentos e alimentos que podem também deixar a urina avermelhada, sem que haja nenhuma complicação. Entre os medicamentos temos a fenitoína, nitrofurantoína, rifampicina ou pyridium. E entre os alimentos mais conhecidos que podem causar isso, temos a beterraba.

COMO PROCEDER PARA DETECTAR HEMATÚRIA

Pode até parecer algo simples, mas na verdade, a investigação da hematúria não é tão simples assim, e pode ser exaustiva. E quando acontece a hematúria microscópica, é importante que na hora de colher o material, a mulher esteja certificada de que não está menstruada.

Mas, alguns sintomas que vem junto com a hematúria podem favorecer o diagnóstico:

  • Quando a pessoa tem mais de 50 anos e tem o vício do cigarro, por exemplo, e a hematúria é evidente a olho nu, existem fortes indícios de ser câncer de bexiga. Isso não quer dizer que seja, mas pode ser.

  • Homens mais idosos que apresentam micção com jato fraco e sangue na urina, levam a pensar em câncer de próstata.

  • Os cálculos renais também podem apresentar sangue na urina, mas neste caso sempre vem acompanhados de dor lombar intensa que se espalha para a virilha.

  • A pielonefrite que é a infecção dos rins, pode apresentar sangue na urina acompanhado de febre, calafrios, vômitos, dor lombar, entre outros sintomas.

  • A cistite é outra infecção que pode apresentar sangue na urina, e vem acompanhada de ardência ao urinar. Acomete geralmente as mulheres mais jovens.

Mas quando não há nenhuma causa aparente para a presença do sangue na urina, então, é preciso ir em busca da real situação, partindo para exames como cistoscopia, ultrassonografia e tomografia computadorizada, ressonância magnética nuclear. É importante também fazer exames laboratoriais de urina e de sangue, e em casos mais suspeitos até a biópsia renal.

HEMATÚRIA BENIGNA FAMILIAR

Pode acontecer de a hematúria de fazer presente na urina sem nenhuma causa aparente. Nestes casos o correto é exigir do paciente exames anuais ou a cada 2 anos, apenas como uma medida de controle da situação. Se os exames estão todos em dia e normais, não existe motivo para moirés preocupações, pois pode ser apenas o problema de hematúria da membrana fina.

Esta é uma alteração genética nas membranas dos glomérulos, o que faz com que haja a perda de sangue pela urina, sem maiores complicações. Pacientes assim, podem permanecer com este problema por toda a vida, sem maiores problemas.

É importante saber que também pode acontecer a presença de sangue na urina após esforço físico, a chamada hematúria após esforço físico que pode acontecer após esforço muito intenso. Esta também não tem nenhuma complicação aparentemente maior.

QUAL O MÉDICO QUE TRATA HEMATÚRIA, SANGUE NA ÚRINA?

O médico especializado a tratar deste problema normalmente é o urologista ou o nefrologista.

Causas da hematúria na gravidez

As causas do sangue na urina durante a gravidez, podem levar a vários perspectivas, indo das mais graves as menos importantes. Desde um câncer na bexiga até uma simples infecção urinária pode apresentar o problema.

Então podemos enumerar algumas causas como:

Infecção urinária – é comum acontecer a infecção do trato urinário na gravidez, isso porque a medida que o útero vai crescendo pode acontecer de bloquear em parte a expulsão da urina, e isso pode causar infecção com a presenças de sangue na urina.

Cálculo renal – é outro problema bastante comum que pode acontecer, a obstrução dos canais dos rins e bexiga, o que acaba causando além de intensa dor, também a hemátúria ou sangue na urina.

Infecção renal – outra doença que pode provocar o sangue na urina nas grávidas.

Câncer de rim ou bexiga – um problema que atinge com mais frequências mulheres com mais de 40 anos, mas que pode acometer as grávidas também.

Existe ainda a possibilidade de aparecer o sangue na urina da mulher grávida, devido a outros problemas como diabetes e anemia das células lúpus.

Em todo e qualquer caso, a mulher que está grávida deve buscar imediatamente o seu médico, especialmente se você constatar a hematúria macroscópica ou a olho nu. Mas é importante também conservar os exames urológicos e de sangue atualizados para garantir qualquer possibilidade ruim.

Considerações finais

É importante você saber que a presença de sangue na urina é algo curioso, pois assim como pode não aparecer a olho nu, também pode não aparecer. E, neste caso, é interessante saber que a proporção de apenas 1 ml de sangue presente na urina, já poderá torná-la escura, marrom ou avermelhada. Isso quer dizer, que nem sempre uma urina mais escura seja indício de uma doença ou algo com que se deva preocupar.

Por outro lado, é sempre de bom grado você estar com seus exames de saúde em dia, inclusive os de urina. A hematúria é um problema que pode ser sintomático ou assintomático, e portanto, o mais certo, é sempre mais inteligente, estar com tudo em dia para garantir saúde e qualidade de vida.

Leia também