EXAME DE TIREÓIDE: O QUE É TSH E QUAIS OS NÍVEIS NORMAIS DE TSH?

O TSH é um hormônio que controla a atividade da glândula tireóide.


É tipicamente usado como uma métrica da saúde da tireóide, mas quais são os níveis normais de TSH?

Este artigo tem por objetivo mostrar como os níveis do TSH devem estar e como se relaciona ao Hipotireóidismo.



O que é o TSH?

O TSH é um hormônio que controla a função da Glândula tireóide. Representa o hormônio estimulante da tireóide .

É produzido pela glândula pituitária do cérebro (Hipófise), mas estimula a produção de hormônios triiodotironina (T3) tiroxina (T4 livre) na glândula tireóide.

A quantidade eo equilíbrio desses hormônios afeta quase todos os processos fisiológicos no corpo, em particular o metabolismo do seu corpo.

Em Resumo: O TSH é um hormônio pituitário que estimula ou inibe a produção de hormônios tireoidianos da glândula tireóide.

O que faz o TSH se elevar?

A liberação de TSH é estimulada pela primeira vez por um hormônio chamado TRH .

Uma vez produzido no cérebro o TSH faz o seu caminho para a tireóide, porém a quantiadade de TSH produzida é ditada pela quantidade de T3 e T4 livre encontrada no sangue.

Quando os níveis de T3 e T4 são baixos, o corpo produz mais TSH para estimular a tireóide. Mas quando os níveis T3 e T4 são altos, o corpo produz menos TSH.

Vários outros fatores também podem influenciar nos níveis de TSH:

  • Inflamação da glândula tireóide
  • Genética da pessoa
  • Deficiência ou excesso de iodo na dieta
  • Substâncias tóxicas e exposição à radiação
  • Gravidez
  • Certos medicamentos – antidepressivos, medicamentos que reduzem o colesterol, medicamentos de quimioterapia, esteróides
  • Câncer de tireoide

Em Resumo: Os níveis atuais de hormônio T3 e T4 da tireóide no sangue ditam significativamente os níveis de TSH, embora haja outros fatores que influenciá-lo também.

Hipotireoidismo Níveis de TSH

Devido à natureza simbiótica TSH tem hormônios da tireóide, os níveis de TSH no sangue podem teoricamente ser um bom indicador da saúde da tireóide.

Este gráfico de níveis de TSH apresenta uma versão simplificada do que diferentes leituras podem indicar.

Níveis de TSHNíveis T3 e T4Doença
AltoAltoTumor da glândula pituitária
BaixoBaixoHipotireoidismo secundário
BaixoAltoHipertireóidismo
AltoBaixoTireóide de Hashimoto

Aqueles com doença de Graves (Hipertireóidismo) têm alta baixa TSH e subseqüente altos níveis de hormônio tireoidiano T3 e T4. A Tireóide de Hashimoto (tireóide inativa) é o oposta.

Resumo: Baixos TSH normalmente indicam níveis excessivos de hormônio da tireóide, enquanto TSH alto indica deficiência de hormônio tireoidiano.

Níveis normais de TSH

Os Níveis normais de TSH para um adulto de média estatura variam de 0,4 a 4,0 mUI / L (mili-unidades internacionais por litro).

No entanto, muitas organizações concordam que uma leitura de 2,5 ou menos é realmente o nível ideal, no entando quando os marcadores mostram 2,5 – 4,0 mIU / L então é considerado “de risco”.

Para os que tomam tiroxina, o nível de TSH está entre 0,5 a 2,5 mU / L.

Os níveis de referência se alteram ligeiramente à medida que envelhesemos ou se está grávida:

Níveis de TSH para o nascimento prematuro (28-36 semanas)

  • 0,7-27 mIU / L

Níveis de TSH para crianças

  • Nascimento até 4 dias: 1-39 mUI / L
  • 2-20 semanas: 1,7-9,1 mIU / L
  • 21 semanas a 20 anos: 0,7-64 mUI / L

Níveis de TSH para adultos

  • 21-54 anos: 0,4-4,2 mUI / L
  • 55-87 anos: 0,5-8,9 mUI / L

Níveis de TSH durante a gravidez

  • Primeiro trimestre: 0,3-4,5 mUI / L
  • Segundo trimestre: 0,3-4,6 mUI / L
  • Terceiro trimestre: 0,8-5,2 mUI / L

Pequenas variações nos resultados podem ocorrer dependendo do laboratório e seus métodos utilizados, bem como a hora do dia em que o sangue foi coletado.

Em Resumo: Os níveis normais de TSH variam de 0,4 a 4,0 mUI / L para o adulto de média estatura.

Níveis elevados de TSH

Quando os números mostram níveis de TSH acima de 4,0 mIU / L então essa é considerada alta (elevada).

Os Níveis elevados de TSH indicam tipicamente uma glândula tireóide que não produz o insuficiente, que produz muito pouco hormônio tireoidiano. Isso é conhecido clinicamente como Hipotireoidismo.

Dentre a causas comuns de Hipotireoidismo citamos a doença auto-imune (conhecida como Tireóidite de Hashimoto), Neste caso os tratamentos são feitos com medicação oral Levotiroxina.

Substituir o hormônio da tireóide e alterar sua dieta são cruciais para o tratamento seguro e eficaz de glândula tireóide.

Em Resumo: Os níveis elevados de TSH para um adulto médio são de 4,2 mUI / L e mais. Esta leitura tipicamente indica que a glândula tireóide não produz hormônios o suficiente.

Baixos níveis de TSH

Uma leitura de TSH abaixo de 0,4 mIU / L é considerada baixa.

Baixos níveis de TSH tipicamente indicam uma glândula tireóide Super ativa, que produz muito hormônio da tireóide. Isso é conhecido medicamente como Hipertireoidismo .

Pode ser causada por uma doença auto-imune (conhecida como Hipertireoidismo) Existem bócio e iodo excessivo no corpo, ou ocorre uma overdose de hormônio tireoidiano sintético.

O tratamento inicial do Hipertireoidismo pode envolver medicamentos anti-tireóide e iodo radioativo para retardar a produção de hormônio tireoidiano. A maioria das pessoas respondem bem aos medicamentos pra Hipertireoidismo e que por sua vez é tratada com sucesso.

Em Resumo: Baixos níveis de TSH para um adulto médio são inferiores a 0,2 mIU / L. Esta leitura indica tipicamente uma tireóide que produz hormônios em excesso.

O problema de depender do TSH

O TSH é o hormônio mais estudado para avaliar a saúde e a função da tireóide.

Tem sido o teste padrão de ouro por décadas, e é considerado o indicador mais sensível e preciso pela maioria dos endocrinologistas e outros médicos.

No entanto, pesquisas mais recentes indicam que podem ocorrer falso resultados dos exames por motivos adversos negligenciando muitas vezes para um diagnóstico correto.

Alguns estudos clínicos descobriram que os níveis de T3 e TSH podem diminuir ao mesmo tempo, particularmente em indivíduos obesos que perdem peso .

Isso significa que os níveis de T3 podem ser baixos, mas TSH permanecer no intervalo normal.

Certos medicamentos, como a Metformina, também são conhecidos por reduzir independentemente os níveis de TSH em diabéticos e pacientes com problemas de tireóide.

As questões citadas acima ​​são apenas a ponta do iceberg, mas o que se pode destacar que os indices de TSH podem não sem totalmente confiaveis nos resultados dos exames. Considerando que a glândula pituitária Hipófise (que produz o TSH) é única em sua função, faz sentido que alguns processos metabólicos e estressores externos possam influenciar a atividade do TSH.

Isso é algo para se discutir com o seu médico se as leituras de TSH são altas normais, e ainda assim você se sente bem indisposto.

Em Resumo : Sabe-se que vários estressores externos influenciam os níveis de TSH, independentemente dos níveis de hormônio da tireóide. Isso significa que TSH em si não é sempre um indicador confiável de saúde da tireóide.

Testes de TSH em casa

Hoje em dia não é incomum que os médicos ignorem as medições do TSH se eles não acreditam que há uma questão de problemas na Tireóide.

Felizmente, há maneira confiável para medir a TSH com um kit de testes em casa. O kit aprovado para ser tão preciso como um teste sanguineo, e os resultados são enviados diretamente para você por e-mail ou telefonema.

O teste é encontrado neste link caso quera adquiri-lo.

Testes adicionais para a saúde da tireóide

Os exames feitos com o kit devem apresentar resultados para 6 testes:

  • TSH
  • T3 livre
  • Grátis T4
  • T3 reverso
  • Thyroid Peroxidase Antibodies
  • Thyroglobulin Antibodies

Caso você tenha utilizado esse teste apresete-o para o seu médico.