Remédios para Gripe Conheça os Melhores

Conhecer algumas opções entre os remédios para gripe que podem ser preparados em casa certamente nos garante algumas vantagens, pois a gripe é uma doença que não escolhe vítimas e precisamos nos prevenir com bastante antecedência para não contraí-la.

Mas antes de falarmos sobre os remédios que combatem essa doença precisamos lembrar que o segredo é mantermos nosso sistema imunológico fortalecido e por isso, os alimentos que costumamos ingerir diariamente tem muito a ver.

A gripe é uma doença infecciosa que ataca as vias respiratórias trazendo junto sintomas por vezes bem desconfortáveis como as dores musculares, dores de garganta, falta de apetite, dores de cabeça, entre outros sintomas, e o pior de tudo é que ela é contagiosa necessitando cuidados especiais. (Leia também GRIPE H1N1, SINTOMAS, TRATAMENTOS, VACINAÇÃO ).

estou com gripe

Quando ingerimos os alimentos de origem vegetal, estes são muito ricos em nutrientes que em conjunto contribuem com a saúde do organismo todo, pois cada um desses alimentos age como medicamentos naturais para prevenir e combater as doenças e manter a imunidade em dia.

Vamos então a alguns tipos de remédios que certamente ajudam a prevenir e combater a gripe:

Gengibre com mel

O gengibre apresenta propriedades antiinflamatórias, bactericidas e muito mais, enquanto que o limão além dessas propriedades também é um excelente antibiótico natural. Juntos esses medicamentos de origem natural são altamente benéficos ao aparelho respiratório e para o sistema imunológico.

gengibre com mel para gripe

Prepare um chá por infusão usando 150 ml de água fervente, 2 colheres (sopa) de gengibre ralado e mais 1 colher (chá) de mel. Deixe o gengibre agir na água por 5 minutos e somente depois acrescente o mel para beber o chá logo em seguida.

Chá de Limão com mel

Fonte de vitamina C o limão é um dos primeiros medicamentos naturais que é lembrado para tratar uma gripe ou resfriado, pois ele tem efeitos poderosos para tratar de doenças relacionadas ao aparelho respiratório. Associado ao mel então esses poderes são ainda maiores.

Prepare o chá usando 150 ml de água fervente com o suco de 1 limão e mais 1 colher (chá) de mel e beba em seguida. Beba esse chá principalmente à noite antes de ir para a cama.

Leite com sábia e mel

Um ótimo expectorante o leite com sábia e mel é um medicamento caseiro conhecido há muitos anos. Para preparar esse expectorante ferva 1 xícara de leite com 3 folhas rasgadas de sábia e depois adoce com mel a gosto para beber em seguida.

Depois de ingerir esse expectorante é melhor procurar dormir um bom sono, lembrando que para curar gripes e resfriados mais depressa, o descanso é imprescindível para qualquer pessoa.

Xarope de cenoura com limão e mel

Outro medicamento natural de grande poder para combater as gripes e resfriados o xarope de cenoura com limão e mel além de ser saboroso age com bastante rapidez. Providencie 1 cenoura de tamanho médio, 2 colheres de açúcar cristal, suco de 1 limão e 1 colher (chá) de mel. (Leia também XAROPES E CHÁS NATURAIS PARA GRIPE QUE BAIXAM A FEBRE ).

Para preparar esse xarope corte a cenoura em rodelas bem finas e coloque em um recipiente de vidro coberto com o açúcar. Deixe descansar por alguns minutos e depois acrescente o suco de limão e o mel para ser então ingerido.

A recomendação é de ingerir 3 colheres desse xarope por dia.

cha de alho para gripe

Chá de flores de sabugueiro – ferva 150 ml de água e depois acrescente 1 colher (sopa) de flores de sabugueiro deixando agir por 10 minutos em recipiente fechado. Depois disso, é só beber 2 vezes ao dia para não perder potássio no organismo.

Chá de alho – apesar de indigesto o chá de alho é muito poderoso para combater gripes e resfriados, graças às propriedades antiinflamatórias e antivirais que esse tubérculo apresenta. Além disso, o alho também é um potente antibiótico natural.

Para preparar esse chá, ferva 3 dentes de alho cortados em pedaços em 150 ml de água. Depois disso, acrescente 1 colher (chá) de mel para se obter ainda maior benefício para o chá.

Mel – o mel por si já é um excelente remédio para o aparelho respiratório, muito útil no combate a gripes, resfriados, dores de garganta e outras doenças. O mel contém nutrientes e enzimas com propriedade anti-viral e anti-bacterianas. Para facilitar a ingestão misture 1 colher (chá) de mel a uma mesma medida de suco de limão.

Faça esse tratamento pelo menos 5 vezes durante o dia.

Sopa de carne de frango – é comum os pacientes com gripe perderem o apetite, mas para animá-lo a se alimentar, uma sopa preparada com legumes e carne de frango devolvem-lhe o ânimo e ainda fortalece o organismo.

A carne nesse caso é uma fonte de proteínas e os legumes oferecem vitaminas e outros nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Chá de canela – a canela é excelente para combater a gripe, e, nesse caso prepare um chá com 1 colher (sopa) de canela em pó com 100 ml de água fervente. Deixe agir por alguns minutos e depois beba sem açúcar ou adoçado com mel.

Vinagre de maçã – o vinagre de maçã ajuda a alcalinizar o organismo e combater a gripe. Prepare um composto usando 1 colher de vinagre de maçã e 100 ml de água pura e beba logo que surgir algum sintoma de gripe ou mesmo resfriados.

Lavagem nasal – fazer uma lavagem nasal usando água misturada ao sal marinho também é bastante eficaz para descongestionar as fossas nasais e eliminar as bactérias ou vírus que possam estar causando a gripe. Faça o tratamento pelo menos 2 vezes ao dia.

Xarope de cebolas com mel – corte duas cebolas em fatias finas coloque-as em camadas em um recipiente intercalando com mel deixando-as por fim cobertas com o mel. Deixe agir por pelo menos 15 horas antes de começar a usar o xarope.

xarope de cebola para gripe

Use uma colher como medida para beber desse xarope várias vezes durante o dia, especialmente quando a gripe apresentar crises mais fortes. Persista no tratamento até que os sintomas desapareçam.

Óleo de coco – rico em ácido láurico o óleo de coco também é eficaz no combate a gripes e resfriados, pois o corpo transforma esse óleo em propriedades antimicrobianas que agem diretamente no combate as doenças respiratórias e ainda fortalecem o sistema imunológico.

Alimentação saudável – esses remédios podem fazer efeitos rápidos e logo a gripe será curada, mas para isso, cada paciente precisa ajudar de outras maneiras, cuidando especialmente com a alimentação. Devemos lembrar que quando a gripe ou outras doenças infecciosas surgem em nossa vida, isso acontece por que o sistema imunológico está desprotegido.

Por isso, uma alimentação saudável é importante para prevenir contra essas doenças. Use e abuse de sucos naturais com vitamina C e, além disso, faça uso de frutas cítricas que são ricas em propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir contra essas e outras doenças mais.

E em casos mais graves, se por ventura os remédios naturais não estão resolvendo o problema, busque por orientação médica antes de usar os medicamentos químicos, pois estes têm contra-indicações diversas que podem complicar ainda mais sua saúde.

Inalação – prepare um chá com folhas de eucalipto com um punhado de folhas para 1 litro de água. Depois de deixar ferver por 10 minutos coloque o chá em uma vasilha e acrescente uma colher de pomada vick que contém cânfora.

Coloque uma toalha sobre a cabeça e faça uma inalação por pelo menos 20 minutos procurando respirar todo o vapor possível desse composto.

Leia também