Os benefícios do Chá Verde, Combate Colesterol e muito mais

Segundo estudos, os benefícios do chá verde são muitos para a saúde, entre eles o de ser um antioxidante poderoso, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce. Mas o principal incentivador do seu uso é realmente o fato de atuar no metabolismo, acelerando-o e combatendo a gordura corporal.

A aceleração do metabolismo por esta planta, se dá ao seu alto teor de cafeína e catequinas que fazem com que o organismo acabe gastando mais energia. Ainda atua na regulação do intestino, facilita a digestão e atua na eliminação dos líquidos retidos no organismo.

O nome científico desta planta é Camellia sinensis, e hoje é facilmente encontrado em vários locais como os supermercados e farmácias, drogarias, e também é várias versões como em chá moído, em pó, em saches, entre outros.

cha verde emagrece

Propriedades do chá verde

Entre tantas propriedades do chá verde podemos contar com seu poder antiinflamatório, antioxidante, energizante, anti tumoral e hipoglicemiante. Este é rico em flavonóides e bioflavonóides, polifenóis, catequinas, alcalóides, sais minerais, vitaminas, e muito mais.

Possui ainda outros nutrientes como a vitamina k, vitamina C, vitamina E, carotenos, aminoácidos como a theanina, ácido fólico, manganês, potássio, vitamina B1, vitamina B2, entre outros. (APRENDA USAR CHÁS PARA ACELERAR O METABOLISMO QUE AJUDAM NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO ).

Benefícios do chá verde

  1. Como já disse é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce das células.

  2. Este também protege as células do organismo.

  3. É um potente combatente do colesterol.

  4. Previne doenças do coração.

  5. Previne diversos tipos de cânceres.

  6. Melhora a circulação sanguínea.

  7. Por sua composição de cafeína, o chá verde também ativa o cérebro, melhorando a concentração. Para isso deve ser tomado todas as manhãs no café da manhã.

  8. Fortalece o sistema imunológico do organismo.

  9. Por seu poder antioxidante, o chá verde é poderoso no trato da pele, deixando-a mais rejuvenescida, pois combate o envelhecimento celular. Além de tudo, é perfeito para hidratar a pele deixando-a mais viçosa e com uma aparência saudável.

  10. O chá verde promove a desintoxicação do fígado.

  11. Também é um poderoso combatente das celulites, algo tão temido pelas mulheres mas que ataca sem pedir licença. Uma vez que promove a limpeza do organismo, também promove a desinflamação das células, especialmente causadas pelo acúmulo de gordura.

  12. Melhora a função do aparelho digestivo.

  13. Promove a ativação intestinal, favorecendo o seu funcionamento adequado.

  14. Elimina os líquidos retidos, promovendo a limpeza das células.

  15. Previne o câncer de pulmão, de estômago e intestino. Nestes casos é aconselhável tomar 1 litro do chá diariamente.

  16. Previne a obesidade.

  17. Previne o diabetes.

  18. Controla o nível de açúcar no sangue.

  19. Fortalece os ossos e aumenta sua densidade, pois contém cálcio.

  20. Favorece a elasticidade da pele, reduz poros dilatados, previne as indesejadas rugas.

  21. Previne infecções.

  22. Previne cáries.

  23. Combate e previne doenças infecciosas, fungos, vírus e bactérias.

  24. Traz saciedade.

  25. Melhora o humor.

  26. Reduz olhos inchados e bolsas abaixo destes.

  27. Devido a composição de catequina, é poderoso no combate as espinhas e acnes.

  28. Estimula o crescimento do cabelo, deixando-o forte e saudável.

  29. É um protetor solar para a pele contra os raios ultravioletas.

Contra indicações do chá verde

Como tudo, este chá também tem suas contra indicações. Então quem precisa ficar atento e descartar a possibilidade de uso do chá verde são as pessoas que possuem pressão alta, as grávidas e latentes, pessoas que sofrem com gastrite e quem tem distúrbios do sono ou dificuldades para dormir. (LEIA COMO EMAGRECER COM GENGIBRE EM CHÁS E SUCOS ).

Também é contra indicado para quem sofre de insuficiência renal, para quem tem anemia, para crianças, e quem sofre com problemas cardiovasculares. Não deve ser usado também por pessoas nervosas.

Cha verde
Cha verde

Efeitos negativos do chá verde

O chá verde também tem seus efeitos negativos para o corpo como pode provocar náuseas, má digestão e também dores estomacais. Também pode aumentar a dificuldade de coagulação do sangue. Portanto não deve ser usado antes de cirurgias, pois poderá provocar hemorragias.

Devido ao seu alto teor de cafeína, o chá verde deve ser usado com cautela, especialmente por que é sensível a cafeína. Pode causar também a intoxicação hepática, Pois este poderá causar dor de cabeça, irritação, agitação, aumento da freqüência cardíaca, falta de sono entre outros. (KIT BAIXA PESO: CREMES, ALIMENTOS E CHÁS PARA REDUZIR A GORDURA NAS COXAS E NA BUNDA )

Chá verde com limão

Essa combinação é perfeita para quem quer emagrecer, uma vez que é um potente desintoxicante do organismo, liberando todas as impurezas. Veja:

Você vai precisar de:

  • 1 colher de chá de chá verde

  • 1 xícara de água

  • Suco de meio limão

Coloque o chá na água quente e deixe em decocção por uns 10 minutos. Acrescente o limão e tome o chá durante o dia.

Chá verde em cápsulas

Para quem tem dificuldades com o amargo do chá verde, uma excelente alternativa está justamente nas versões em cápsula. Elas são práticas e funcionais, e você poderá simplesmente ingerir uma cápsula 30 minutos antes de cada refeição, 3 vezes ao dia.

Obs.: este chá também pode ser encontrado em saquinhos, em pó ou granulado.

Como usar o chá verde

Pelo fato de inibir a absorção de nutrientes essenciais ao corpo como o cálcio e o ferro e também da vitamina C, este chá deve ser consumido em horários que não condigam com as refeições.

Para que os resultados sejam conquistados, deve-se tomar de 3 a 4 xícaras deste chá diariamente. Mais do que isso não será aconselhável, uma vez que poderá trazer outros danos a saúde como gastrite, falta de sono e aumento da pressão arterial.

Pode tanto ser usado puro para quem não se importa com o gosto amargo, como pode ser usado com limão ou ainda em sucos de frutas e verduras.

Para quem deseja emagrecer usando o chá verde, deverá usá-lo pelo menos durante 3 meses seguidos. E este pode ser tanto frio como quente.

É importante ressaltar de que usar o chá verde doce não bloqueia os efeitos do chá, mas acaba sendo inconveniente quando o uso de doce é exagerado. Mas o fato é que o doce em si faz traz males a saúde.

(INFORMAÇÕES SOBRE O REMÉDIO PARA EMAGRECER ORLISTAT XENICAL )

O leite é outro item que não altera o efeito do chá verde.

Dicas para usar o chá verde de maneira adequada

  • Não existe contra indicações para o uso do chá verde, mas é preciso cuidar com o excesso. Dá para usar no máximo 3 copos de chá por dia.

  • Uso como hábito o consumo deste chá.

  • Ao fazer, cuide com o tempo de fervura.

  • Consuma o chá sempre logo após o preparo.

  • Quando ingerido antes das atividades físicas, o chá verde aumenta a energia e o gasto calórico, fazendo com que você perca a massa gorda e facilita a aquisição de massa magra.

Obs.: é importante ressaltar que determinados especialistas no assunto indicam o fato de preparo do chá. Segundo estes o chá verde não deve ficar e, infusão por mais de 2 minutos nunca. O máximo que se deve deixar é 1 minuto e meio para que este seja ingerido com todas as suas propriedades e benefícios.

Existe o risco também de fazer o efeito contrário quando em tempo maior de preparo. Então, o ideal é simplesmente prevenir qualquer risco.

Leia também