BENEFÍCIOS DO DENTE DE LEÃO PARA SAÚDE, PREPARE O CHÁ

Os benefícios para a saúde trazidos pelo Dente de Leão são os mais variados, dentre eles temos alívio de distúrbios hepáticos, diabetes , distúrbios urinários, acne, icterícia, câncer e anemia . Ele também ajuda na manutenção da saúde óssea, cuidados com a pele, e é um excelente auxiliar na luta pela perca peso. Estes e outros benefícios para a saúde estão atualmente sendo estudados por várias instituições internacionais (Laboratórios e instituições de Ensino).

Apesar dos benefícios para a saúde vindo do Dente de Leão, eles são tradicionalmente mais populares como plantas florais ornamentais do que no seu uso medicinal, porque as flores de Dente de Leão são muito atraentes por isso freqüentemente são vistos em jardins e parques. Existem muitas variedades de Dente de Leão, mas o Dente de Leão mais comum é cientificamente conhecido como Taraxacum Officinale . Em termos de história, acredita-se que a planta tenha evoluído há cerca de 30 milhões de anos na Europa e na Asia.

Esta planta é rica em vitamina A , vitamina C , ferro e cálcio e desintoxicantes que explica a sua inclusão comum entre os medicamentos. Abaixo, vamos discutir o que os seus benefícios pode fazer por nós, muito além de decorar nossos jardins.



Benefícios Para A Saúde Advindos do Dente de Leão

Os benefícios para a saúde são os mais variados, dentre eles incluem o seguinte:

Saúde dos Ossos

A planta é rica em cálcio, que é essencial para o crescimento e a força dos ossos, ela também é rica Luteolina um tipo de flavonoide, esses antioxidantes protegem os ossos dos danos relacionados ao envelhecimento, promovendo ossos mais saúdaveis e resistentes. (Leia: BENEFÍCIOS DO CALCIO PARA SAÚDE E ALIMENTOS RICOS EM CALCIO )

Distúrbios do fígado

O Dente de Leão pode ajudar o fígado de muitas maneiras. Enquanto os antioxidantes como a vitamina C e Luteolina mantem o fígado funcionando de maneira ideal o protege do envelhecimento, outros compostos da planat ajudam a tratar hemorragia no fígado.

Além disso, ela ajuda na manutenção do fluxo adequado de bile, enquanto também estimula o fígado no bom funcionamento e promove a digestão . A digestão adequada pode reduzir as chances de constipação , que por sua vez reduz o risco de problemas gastrointestinais mais graves.

Diabetes

O Suco de dente de leão (isso mesmo bata com água) ou chá pode ajudar pacientes diabéticos , estimulando a produção de insulina do pâncreas, mantendo assim o nível de açúcar no sangue baixo. Uma vez que os dentes de leão são altamente diuréticos, eles aumentam a micção em pacientes diabéticos, o que ajuda a remover o excesso de açúcar do corpo. (Recomendamos: DIABETES 1 E 2 O QUE VOCÊ PRECISA SABER )

Os Diabéticos também são propensos a problemas renais, de modo que as propriedades diuréticas do Dent de Leão pode ajudar a remover a acumulação de açúcar nos rins através do aumento da micção. Além disso, o suco de dente de leão é ligeiramente amargo e muito saboroso, o que efetivamente reduz o nível de açúcar no sangue, como todas as substâncias amargas. Então se há um nível menor de açúcar no sangue o sistema é mais regulado e fica menos dependente da liberação de insulina impededindo picos perigosos e glicose no sangue.

Distúrbios urinários

O Dente de Leão é altamente diurético, por isso ajuda a eliminar depósitos de substâncias tóxicas nos rins e no trato urinário. As propriedades desinfetantes da planta também inibem o crescimento microbiano no sistema urinário. Na verdade, as propriedades diuréticas dos dessa plantinha são tão fortes que na França, a flor também é chamada de “pissenlit”, que significa “urinar na cama”.

Cuidados com a Pele

A planta ainda é muito útil no tratamento de doenças de pele que são causadas por infecções microbianas e fúngicas. Este tratamento decorre do fato de a seiva ser altamente alcalina e possuir propriedades germicidas, inseticidas e fungicidas. Você deve ter cuidado ao usar esta seiva, e evitar qualquer contato com os olhos. Esta seiva pode ser usada em coceiras e irritações na pele, micose, eczema e outras condições da pele sem o risco de efeitos colaterais.

Acne

O suco de Dente de Leão é um excelente detox, diurético, estimulante e antioxidante. Estas quatro propriedades o tornam como um ótimo remédio natural para tratamento contra acne. Antes de sabermos como ele trata acne, devemos saber como a acne se desenvolve. Acne normalmente surge durante a adolescência, quando o corpo sofre muitas alterações fisiológicas e hormonais.

A ativação de novos hormônios provocam muitas mudanças no corpo porém esses hormônios devem ser regulados, mas se eles não permanecem em uma proporção ideal, eles tendem a depositar substâncias um pouco tóxicas na pele. Estas toxinas tendem a sair juntamente com o suor através das glândulas sudoríparas ou glândulas sebáceas na pele. ( Recomendamos: ACNE VULGAR SINTOMAS E TRATAMENTOS )

Durante estas alterações hormonais, estas glândulas segregam muita oleosidade que por sua vez, bloqueiam os poros cansando a inflamação na pele. O Suco de Dente de Leão, é um estimulante, diurético e desintoxicante natural, que pode ajudar a regular a secreção adequada de hormônios, e aumentar a transpiração e alargando os poros da pele.

Estes fatores ajudam a facilitar a remoção de toxinas através de suor e urina. Além disso, a seiva do Dente de Leão, se aplicada diretamente na pele com acne, pode inibir a infecção microbiana e reduzir os sinais que ficam na pele. Além disso, pode acelerar a cicatrização devido a sua considerável quantidade de vitamina C, de modo que as cicatrizes e inflamação vermelha feia que normalmente estão presentes em pacientes em tratamento de acne será menos perceptível.

Auxilia na Perda de peso

Nossa urina é composta de até 4% de gordura, por isso quanto mais nós urinarmos, mais água e gorduras são liberadas do corpo. O Dente de Leão sendo um excelente diurético natural, promove a micção e, assim, ajuda a perder o temida “retenção de líquido”, sem causar efeitos colaterais.

Além disso, o Dente de leão possui baixo grau de calorias, como a maioria das plantas, temos apenas 100 calorias em 4 xicaras de Dente de Leão, você recebe uma enorme quantidade de efeitos benéficos a sua saúde.

Combate Câncer

O Lente de Leão é rico em antioxidantes, como a vitamina C e Luteolina, que agem reduzindo os radicais livres (principais agentes causadores de câncer) no corpo, reduzindo assim o risco de câncer. Ele também desintoxica o corpo, o que ajuda a proteger do desenvolvimento de tumores e variados tipos de câncer. A Luteolina age envenenando os componentes essenciais de células cancerosas, tornando-os ineficazes e incapazes de se reproduzir. Esta característica foi demonstrada mais notavelmente com o câncer de próstata , embora ainda haja mais estudos sendo feitos.

Icterícia

A icterícia é principalmente uma desfuncionalidade do fígado em que o órgão começa produzir a bile em grandes quantidades, essa acaba caindo na corrente sanguinea e causando alguns danos no organismo. O excesso de bile traz sintomas como cor da pele amarelada, e os olhos também ficam amarelados.

O tratamento da icterícia é dividido em três etapas principais. Primeiro, você precisa reduzir a produção de bile. Em segundo lugar, você deve remover o excesso de bile do corpo, e em terceiro lugar, você tem que combater a infecção viral da qual é acometido.

O Dente de Leão age com eficacia em todas essas três etapas. Promove a saúde do fígado e regula a produção de bile. Sendo diurético natural, promove a micção, que é por onde o excesso de bile é eliminado. Finalmente, como um antioxidante e desinfetante devido à presença de vitamina C e Luteolina, combate infecções virais também.

É mais benéfico quando tomado com Caldo de Cana de Açúcar, uma vez que substitui o açúcar no corpo que é significativamente reduzido devido ao impacto do excesso de bile. A falta de açúcar pode causar fadiga extrema e fraqueza, a poderosa plantinha pode ajudar a regular os seus níveis de energia, simplesmente fantástico!

Distúrbios da bexiga

O dente de leão é super benéfico para a vesícula biliar e fígado, porque ele melhora o seu funcionamento geral, protege-o contra os efeitos nocivos de oxidantes e infecções e regula as várias secreções de ambos os órgãos.

Constipação

As fibras também encontradas na planta , são benéficas para a digestão e saúde intestinal. As fibras estimulam movimentos intestinais saudáveis, adicionando volume ao bolo fecal, e também reduz as chances de constipação (intestino preso), bem como diarréia . Ele regula os movimentos intestinais, o que pode prevenir problemas gastrointestinais mais graves. É deve ser prescrito para crianças que estão passando por problemas de constipação. (Leia: COMO TRATAR INTESTINO PRESO )

Anemia

O dente de Leão têm níveis relativamente bons de ferro, vitaminas e proteína. Enquanto o ferro é parte integrante da hemoglobina no sangue, vitaminas como vitamina B e a proteína são essenciais para a formação de glóbulos vermelhos e também outros componentes do sangue. Dessa forma a planta pode ajudar pessoas anêmicas a reverter o seu quadro para saudável.

Pressão arterial alta

Estimular a micção é uma forma eficaz de reduzir a pressão arterial. Na verdade, a maioria dos medicamentos modernos desenvolvidos para baixar a pressão arterial causam essa estimulação. O suco ou chá da planta, sendo um diurético natural, aumenta a micção, tanto na quantidade na freqüência em suas idas ao banheiro.

Portanto, ajuda a baixar a pressão arterial elevada. A fibra da planta também é útil na redução do colesterol ruim e, assim, auxilia na redução da pressão arterial, uma vez que o colesterol é um dos fatores que aumenta a pressão arterial. Ainda encontramos um alto teor de potássio no Dente de Leão, este por sua vez  muito eficaz na redução da pressão arterial, substituindo o sódio .

Outros benefícios : O dente de leão também pode ser como salada e é uma boa fonte de fibra. Promove a digestão, e no passado, foi usado para tratar o escorbuto, por causa de seus altos níveis de vitamina C. Ele também tem efeitos curativos sobre a dispepsia , infecções no estômago, intestinos e sistema urinário.

Algumas palavras de advertência

O Dente de leão é excelente para os diabéticos , diminuindo o açúcar no sangue, mas para os pacientes que já estão tomando medicação para baixar os níveis de açúcar no sangue, a combinação dos dois pode resultar em hipoglicemia, uma condição igualmente perigosa.

Consulte o seu médico antes de fazer alguma alteração do tratamento normal. Além disso, a seiva do leite de dentes de leão tem sido conhecida por causar coceira, irritação ou reações alérgicas na pele, e deve ser mantida longe dos olhos. Finalmente, há um tipo raro de fibra da planta chamada inulina, algumas pessoas têm sensibilidade ou alergias a este componente que por sua vez podem causar reações adiversas e graves. Se você vai começar a consumir a planta em forma de salada comece por pequenas quantidades e vá observando as reações do seu corpo.