Remédio para Resfriado Coriza e Gripe

Conhecer algumas receitas entre os remédios para resfriado certamente nos garante muitas vantagens, uma vez que ninguém está livre desse problema que pode ser causado por pelo menos 200 tipos de vírus.

A contaminação pelos vírus que causam o resfriado pode acontecer pela boca, pelos olhos, ou pelo nariz e o contágio tanto acontece pelo ar ou por um contato físico, quando em geral as crianças é que são as mais afetadas.

A contaminação acontece especialmente no inverno quando em especial as crianças ficam mais tempo em locais protegidos do frio e com isso, quando existe uma criança ou mesmo adulto infectado, certamente a possibilidade de haver a contaminação é maior.

Sintomas do resfriado

Em geral os sintomas do resfriado aparecem após 2 ou 3 dias da exposição ao vírus e os mais conhecidos são: secreção nasal, sensação de canseira, tosse, espirros, dor ou coceira na garganta, dores no corpo, febre baixa, entre outros sintomas.

Além disso, se aparecer as dificuldades com a respiração, choro constante, vômitos, febre alta, dores abdominais ou sonolência nas crianças, estas devem ser levadas ao médico para que o problema seja sanado rapidamente e ela não sofra.

Medicamentos

Com respeito aos medicamentos apropriados para combater os resfriados, como diz o ditado, “o melhor ataque é a defesa”, por isso, melhor mesmo é manter o organismo preparado para enfrentar essa contaminação por vírus e para isso, precisamos prover o corpo de vitamina C que é eficaz para manter o sistema imunológico fortalecido.

Não existe uma vacina contra o resfriado e na medida do possível os medicamentos que contém AAS, sempre que possível devem ser evitados, especialmente se a vítima é uma criança.

Para evitar esse mal ou mesmo combatê-lo podemos fazer uso de diversas opções em medicamentos encontrados em casa, entre eles estão:

Mel

Sabemos que o mel é um alimento rico em nutrientes para a saúde, e, além disso, é considerado um excelente antibiótico natural capaz de fortalecer o sistema imunológico do corpo. Esse alimento se ingerido puro ou em forma de xaropes é bastante eficaz não apenas para combater os resfriados, como também outras complicações referentes ao sistema respiratório.

Xarope de mel com agrião

Providencie um maço de agrião bem higienizado para bater no liquidificador. Em seguida retire do copo para um vidro onde será armazenado e então acrescente 4 colheres de mel para misturá-lo com a ajuda de uma colher de pau.

Esse xarope deve ser ingerido durante o dia usando-se uma colher (sopa) para cada dose.

Alho – o alho é outro alimento considerado um antibiótico natural e também apresenta propriedades anti-virais graças a Alicina encontrada em sua composição. Para aproveitar esse tempero para combater resfriados, podemos misturá-lo as saladas ou então no preparo de chá.

Uma boa idéia é picar 2 dentes de alho e misturá-lo em sanduíches naturais ou mesmo a cremes vegetais para ser ingerido com pão.

Chá de alho

Ferva 150 ml de água e depois disso, acrescente 1 dente de alho picado de nessa água fervente deixando agir por 10 minutos. Feito isso, para melhorar o sabor e facilitar a ingestão, acrescente o suco de 1 limão antes de beber.

Esse chá ingerido pelo menos 3 vezes ao dia, é muito benéfico para combater os sintomas do resfriado de uma forma natural e sem contra-indicação.

Sopa de frango – uma sopa de galinha com legumes apresenta muitos nutrientes para a saúde, e com isso, enquanto sacia a fome também contribui para fortalecer o sistema imunológico e combater os sintomas dos resfriados.

Para essa sopa providencie alguns pedaços de frango caipira e legumes preferencialmente orgânicos como cenouras, couve ou outros vegetais ricos em vitaminas.

Limão – o limão é uma fruta rica em vitamina C e por isso, é também um grande aliado no combate a problemas referentes ao sistema respiratório. Para combater os sintomas do resfriado, a fruta pode ser preparada em forma de sucos ou chá, porém deve-se evitar adoçá-lo com açúcar, e sim usar o mel.

Chá de Tanchagem – outro medicamento encontrado na natureza com propriedades antibióticas, a tanchagem é facilmente encontrada. Dessa erva podemos preparar saladas ou mesmo os chás que são muito eficazes no combate a gripes e resfriados.

Preparo do chá de Tanchagem – ferva 150 ml de água e depois disso, acrescente 2 folhas rasgadas de tanchagem fresca para deixar agir por 10 minutos antes de ingerir. Esse chá deve ser ingerido várias vezes ao dia.

Xarope de abacaxi com mel

Outro aliado do organismo no combate a gripes e resfriados é o xarope preparado com abacaxi e mel. Nesse caso, providencie 1 fatia bem generosa de abacaxi sem a casca e corte-a em pedaços bem pequenos antes de levá-lo ao fogo para aquecer por alguns minutos em banho-maria.

Depois disso, acrescente 3 colheres de mel formando uma mistura bem homogênea para então ser ingerido durante o dia usando uma colher (sopa) como dosagem.

Suco de laranja com Acerola – outra sugestão para prevenir e combater os resfriados é o suco de laranja com a acerola, pois estas duas frutas são ricas em vitamina A e vitamina C que são grandes aliadas do sistema imunológico.

Providencie 2 laranjas sem a casca e sem as sementes e mais 1 xícara de acerola sem as sementes. Bata essas frutas no liquidificador juntamente com 300 ml de água pura e depois beba sem adicionar açúcar e sem coar.

Suco de limão com mel

Dois alimentos que combinam muito bem tanto como alimento como medicamento, o suco de limão e o mel são ricos em propriedades que melhoram o sistema imunológico prevenindo e combatendo as doenças causadas por vírus ou bactérias.

Para preparar o suco, providencie o suco de 3 limões, 2 colheres de mel e 100 ml de água misturando-os bem antes de ingerir em seguida. Também podemos preparar o suco de 1 limão com 1 colher de mel para ingerir várias vezes ao dia.

Chá de Gengibre

O gengibre oferece uma substância conhecida por Gengirol que tem ação antioxidante e antiinflamatória para proteger o organismo contra os vírus, bactérias e fungos. Além disso, o gengibre fornece vitamina C que age diretamente na proteção ao sistema imunológico do corpo.

Para preparar o chá basta ferver 150 ml de água e depois acrescentar 1 colher (sopa) de gengibre ralado para deixar agir por 10 minutos antes de ingerir. Nessa hora, não precisa descartar o gengibre e sim ingeri-lo naturalmente com o chá para conseguir um efeito ainda maior para a cura.

O gengibre também pode ser adicionado em sucos de abacaxi, por exemplo, que tanto serve para saciar a sede como para combater os transtornos respiratórios. Bata 2 fatias de abacaxi sem casca no liquidificador juntamente com 2 colheres (sopa) de gengibre ralado e 200 ml de água para ingerir em seguida sem coar.

Extrato de própolis

Outro antibiótico encontrado na natureza é o própolis que também é muito rico em nutrientes para o organismo, especialmente para o sistema respiratório. Prepare uma solução usando 25 gotas de própolis em 150 ml de água para ingerir em seguida.

Para combater os resfriados essa solução deve ser ingerida pelo menos 2 vezes ao dia, podendo até reduzir a quantidade de água, porém, nunca usar o própolis puro.

Leia também