Remédio para Pielonefrite Inflamação nos Rins ( como Tratar )

A Infecção de rins tem por nome cientifico “Pielonefrite e essa doença ocorre devido a uma infecção urinária baixa que não foi tratada e evoluiu da bexiga para os rins, fazendo o caminho do ureter que sãos os ductos responsáveis pala passagem da urina dos rins para bexiga.

Essa doença também pode se manifestar nos rins se bactérias também vindas de outros locais através de via sanguinea, se manifeste ali nos rins.

Essa doença, quando não é tratada de forma urgente e de forma correta pode levar a Sepse ( infecções que acontecem ao mesmo tempo no organismo) e causar falência de muitos órgãos.

Existem alguns fatores que contribuem para esse tipo de infecção, entre eles podemos citar:

  • As mulheres são mais susceptíveis, pois elas são mais sujeita a infecção urinária do que os homens
  • As chances de se contrair essa infecção são maiores durante a (gestação) gravidez, devido a uma infecção urinária não tratada
  • Desenvolvimento anormal das vias urinárias
  • Pessoas com idade avançada e com sistema imunológico deficitário pode permitir o aparecimento de infecção e levar a morte.
  • Aumento da Próstata, tumores, estenoses, obstruções, podem contribuir com um aumento da parte interna dos rins (Hidronefrose) e provocar a infecção
  • Pessoas portadores de Diabetes também são sujeitas a Pielonefrite
  • Alguns indivíduos podem correr riscos de infecção quando a bexiga não se contrai permitindo o esvaziamento.

Exame para Identificar

 

Por vezes, bastam os sintomas clínicos para se diagnosticar a Pielonefrite, mas também são feitos alguns exames de laboratório para confirmar o problema. Entre esses exames estão:

  • Hemograma completo
  • Exame de Urina – essencial para identificar o tipo de bactéria que está causando a doença.

No caso de existir alguma anormalidade anatômica ou alguma obstrução no trato urinário, ainda pode ser solicitado um exame de Ultra-sonografia, Tomografia  computadorizada, uma Cistocopia ou ainda uma Urografia excretora para se descobrir o verdadeiro quadro clínico do paciente.

Depois disso então, pode-se oferecer um remédio para Pielonefrite com maior garantia para os melhores resultados.

 

Quais são os Sintomas inflamatórios

 

Os sinais dessa infecção podem ocorrer repentinamente (infecção aguda) ou então progressivamente (infecção crônica) quando o paciente sente muitas dores (cólicas renais) e uma dor mais frequente no rim afetado pela infecção devido o seu aumento de tamanho.

Outros sintomas:

  • Dificuldades para urinar
  • Sensação mais constante da necessidade de urinar
  • Urina com maior consistência e de mau odor
  • Febre alta
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Presença de glóbulos vermelhos (Hematúria) na urina
  • entre outros sintomas

 

O que Causa a Doença

 

Em geral, a infecção acontece por conta das bactérias que se encontram na bexiga em caso de uma infecção na bexiga. Nesse caso, as bactérias se deslocam da bexiga através dos ureteres até alcançarem os rins e ali causarem a infecção.

Mas também pode acontecer por conta de outras infecções existentes no organismo. Dessa forma, as bactérias causadoras dessas infecções, se lançam na corrente sanguínea até chegar aos rins para então causarem a infecção.

 

Tratamento Hospitalar em casos mais graves

 

Em geral, quando o paciente chega ao hospital, seu quadro clínico é bastante grave e com isso, precisa ficar internado por alguns dias para um tratamento mais abrangente a fim de controlar toda a infecção.

Quando, por sorte, o paciente é atendido com maior rapidez, antes que se agrave a infecção, administra-se um remédio para Pielonefrite a base de antibiótico por via intra-venosa. Dependendo do estado de saúde do paciente, a partir daí, ele poderá voltar para casa e continuar o tratamento com antibióticos administrados por via oral.

 

Remédio Norfloxacino 400 Mg

 

O Norfloxacino é um medicamento bastante indicado no tratamento de infecções causadas por bactérias, especialmente quando se trata de complicações nas vias urinárias. Esse medicamento é eficaz tanto para casos mais simples como os mais complicados.

Substância ativa – cada comprimido contém 400 mg de Norfloxacino.

dose certa

Em geral a dose recomendada é de 1 comprimido de 12 em 12 horas sempre 1 hora antes das refeições ou 2 horas depois delas. O tratamento deve ser continuado por um prazo de 3 a 10 dias, mas dependendo da situação, o médico poderá recomendar o seu uso por um prazo de até 3 meses.

Preço – a embalagem de Norfloxacino 400 mg com 14 comprimidos tem um valor aproximado de R$ 40,00.

Lembrando que se trata de um medicamento que pode oferecer vários efeitos adversos, o Norfloxacino só pode ser usado mediante recomendação médica.

 

Remédio Amoxicilina 500 Mg

 

Outro remédio para Pielonefrite, a Amoxicilina é um antibiótico de largo espectro, indicado para combater infecções urinárias, auditivas e também as infecções no sistema respiratório.

Substância ativa – cada cápsula desse medicamento contém 500 mg de Amoxicilina anidra.

dose certa

  • Adultos e idosos – em geral a dose recomendada é de 250 mg (suspensão oral) que deve ser ingerida 3 vezes ao dia com intervalos de 8 horas. Para casos mais preocupantes, o médico poderá aumentar a dose para 500 mg, 3 vezes ao dia, também com o intervalo de 8 horas.
  • para crianças até 10 anos de idade – em geral a dose recomendada é de 125 mg (suspensão oral) que deve ser ingerida 3 vezes ao dia com intervalos de 8 horas. Para casos mais preocupantes, o médico poderá aumentar a dose para 250 mg, (suspensão oral) 3 vezes ao dia, também com o intervalo de 8 horas.
  • Preço – a embalagem de Amoxicilina 500 mg  com 30 cápsulas na sua forma genérica tem um valor aproximado de R$ 30,00 reais.

Atenção – por se tratar de um antibiótico, esse medicamento só poderá ser usado mediante a recomendação médica.

Leia também