Remédio para Dor de Estômago Omeprazol

O remédio para dor de estomago omeprazol é uma excelente opção para você que gosta de comer sem nenhuma exceção, ou sofre de problemas estomacais como por exemplo gastrite e ou ainda toma remédios fortes que detonam com o estômago.

Por este motivo vamos falar neste artigo, sobre alguns temas importantes com relação aos protetores gástricos, o que é o omeprazol, para que serve, como atua, quais são os efeitos colaterais deste medicamento, o que podemos usar para substituir este medicamento. Depois se você ainda tem duvidas você pode escrever sua pergunta e te responderemos com todo prazer.

No mundo em que estamos, com a correria, com a comida que comemos hoje, com o estresse, com todos estes prejuízos é cada vez mais difícil manter o estomago são, quase sempre ele sobre, tanto porque o alimento é pesado como por não poder descansar nunca.

Hoje, se come carne 7 vezes por semana, e muitas vezes é no almoço e na janta, o grande problema é que a carne demora de três a quatro dias para digerir, se você come todos os dias teu estomago nunca irá descansar, a indicação é que comecemos máximo três vezes por semana com carne. Moral da história, é fundamental que nosso estomago descanse, assim podemos prevenir estes tipos de medicamento.

O que é esse medicamento?

Basicamente conhecemos o omeprazol como um potente protetor gástrico, mas poucos sabem como é sua ação no corpo humano. O estomago por sua própria natureza produz ácidos para que a digestão possa ser realmente efetiva, mas dependendo do alimento que comemos estes ácidos podem aumentar em grande volume alem de baixar ainda mais o pH.

Desta maneira o estomago acaba sofrendo por não suportar o pH, nem a quantidade de acido produzido, por este motivo, muitas vezes uma pessoa poder adquirir uma ulcera gástrica ou uma gastrites. Também algumas vezes a pessoa pode sentir uma queimação na região esofágica, isso ocorre quando os líquidos estomacais conseguem passar pelo esfíncter esofágico, isso é o que conhecemos como refluxo gastresofágico ou mais conhecido como acidez estomacal.

Pensando nisso é que foi criado o Omeprazol, ele tem a capacidade de reduzir este acumulo ou produção de ácidos no estomago. Isso permite que o estomago possa se recuperar de possíveis lesões de maneira efetiva. O refluxo gastresofágico também na maioria das situações causa pequenas lesões no conduto esofágico, o omeprazol também tem a função de curar estas pequenas ulceras.

Em outros tipos de tratamentos o omeprazol também é utilizado juntamente com alguns antibióticos, geralmente como tratamento de ulceras gástricas a causa de infecções por bactérias como a Helicobacter Pylori.

Existem outros protetores gástricos que causam danos ao rim, em pacientes renais isso pode ser realmente bem grave. Nestes casos é que o omeprazol toma sua vez, ele substitui estes protetores que causam danos ao rim. Nestes casos ele que é administrado como um preventivo, protege o estomago de determinados antibióticos que podem afetar a parede estomacal e a flora.

Algo importante de se destacar é que o omeprazol não é um medicamento para usar-se se você quer alivio imediato de uma gastrites ou de uma azia, ele prevêem estes problemas e pode curar-los mas toma seu tempo para isso. Por este motivo não pense que o omeprazol é um santo milagreiro.

Possíveis efeitos colaterais causados

Você pode sentir alguns sintomas incomuns no seu organismo logo depois de ingerir um omeprazol, os sintomas são, dor ao engolir, isso é causado pelo efeito protetor e cicatrizante que tem o omeprazol, esta dor somente será sentida se você já tinha alguma lesão esofágica. Outro efeito colateral mas não sintomático é a urina com uma cor mais escura, isso acontece porque o rim já estará eliminando as substancias do omeprazol.

Alem disso você pode sentir dor de cabeça, dor nas costas, câimbra, fraqueza, vomito e enjôo, tudo isso se deve a grande perda de Vitamina B12 ocasionada pelo próprio omeprazol.

Algo que você tem que sabem é que o ideal é que o omeprazol seja usado com disse mínimas pois ele pode trazer graves problemas ao sistema nervoso pela deficiência na quantidade de B12. É indicado normalmente uma dose de 20 mg durante a manhã, se isso ainda não funciona, seria indicado duas dozes de 20 mg diário, uma de manhã e outro de noite.

Estas doses já trazem danos ao organismo se as doses são ainda maiores ao longo de dois anos o paciente já começará a sentir os efeitos nocivos do omeprazol. Antes se pensava que o omeprazol somente podia causar demência senil, hoje já é confirmado que “a idade não é documento” e pode afetar a qualquer idade, tudo depende da dose utilizada.

O Omeprazol também pode causar hipersensibilidade ou seja ele pode causar graves alergias, por este motivo fique atento com os seguintes sintomas: diarréia que pode até apresentar sangue, dificuldade em respirar, urticária, inchaço na língua ou garganta, febre entre outros. Ao sentir estes sintomas você deverá consultar ao medico com urgência pois poderá ser um efeito alérgico ou algo mais serio.

Como tomar o Omeprazol

O omeprazol se apresenta de duas maneiras, pode ser em cápsula sendo esta via oral, ou também pode ser apresentado em frasco pequeno sendo este intravenosa, as cápsulas se apresentam em 20mg cada uma e os frascos sempre se apresentam em 40mg cada um.

No geral os frascos são administrados em hospitais, o medicamento via oral é que pode ser usado em casa, por este motivo preste atenção em como usar. Geralmente deve ser ingerido antes de comer, desta maneira o estomago já estará preparado para receber o alimento que você ira ingerir.

Algumas pessoas não conseguem engolir uma cápsula, neste caso você poderá abrir-la e espalhar este pó em algum alimento que você goste e que seja fácil de engolir. Também se parecer mais fácil dilua em água, misture e deixe que o pó de omeprazol se dilua bem e depois tome tudo de uma só vez. Desta maneira você poderá ingerir-lo sem problema nenhum.

Como reduzir o uso do da medicação

Muitas pessoas não crêem nos medicamentos naturais mas de verdade eles são realmente eficientes. Um dos melhores protetores naturais do estomago é a batata. Ela possui um amido especial, diferenciado de outros e alem de baixar a acides do estomago também cura ulceras e protege as paredes estomacais com uma capa protetora. Tudo que você tem a fazer é na hora que você esta cozinhado a batata recolher a água no momento que se acumula aquela espuma encima.

Se preferir você pode simplesmente ralar um pedaço da batata crua e comer assim mesmo, não coma uma batata inteira pois pode ser tóxica sendo crua. Tenho certeza que seus problemas serão resolvidos com estas dicas.

Agora que você já conhece o omeprazol, tenha mais cuidado com seu estomago para que estes tipos de medicamentos sejam evitados na sua vida, mas se necessário realmente você já conhece seus benefícios.

Lembre-se qualquer sintoma estranho, busque o medico mais próximo para que ele possa te dar mais informação deste efeito colateral. O mais recomendado é que você não utilize estes medicamentos como automedicação, o ideal é que seu medico de cabeceira indique e se não indicou é importante que ele saiba do seu uso.

Leia também