Como é a Primeira Menstruação Menarca, Sintomas

Olá, este artigo visa falar sobre os sintomas que antecedem a primeira menstruação, as mudanças do corpo, a média de idade em que ela ocorre, e esclarecer algumas dúvidas muito comuns sobre o assunto.

Quando uma garota não está bem preparada (psicologicamente falando),é preciso saber como é a primeira menstruação… Menarca como é denominada também, pode causar pavor, parecendo algo assombroso, quando na verdade é uma situação que é normal na vida de toda mulher considerada ‘normal’, pois todas terão que passar por isso durante o período fértil até encontrar a menopausa. (Em média uma mulher saudável terá 400 menstruações durante a vida).

Antes da menarca alguns fenômenos no corpo da adolescente ocorrem e são chamados de puberdade, desenvolvimento do broto  mamário, que ocorre 2 anos anos da primeira menstruação, os pelos pubianos também se desenvolvem.

Por alguns motivos, este é um acontecimento considerado especial, que marca o inicio da fertilidade.

RESPONDENDO: O QUE É A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO, MENARCA

É o primeiro fluxo menstrual que vem em pequena quantidade e é uma mistura de sangue vivo, tecido endometrial e alguns coágulos. Por trazer sangue fresco, geralmente esta menstruação traz uma coloração em tom vermelho mais vivo. Isso acontece porque o organismo ou seja os ovários da menina começam a produção hormonal.

Normalmente nos primeiros fluxos, (algumas)  garotas não sentem cólicas, e isso acontece geralmente enquanto o fluxo irá se regularizar, isso pode levar até 2 anos.

Geralmente após a primeira menstruação a garota começa a ovular, primeiro de maneira irregular, e depois vai se regularizando aos poucos.

EM QUE IDADE NORMALMENTE OCORRE A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO MENARCA

Existem concordâncias sobre a idade para o aparecimento da primeira menstruação que está cada vez mais cedo, no ultimo século e meio, a média de idade para o aparecimento da menstruação baixou de 16 ou 17 anos para 11 ou 14 anos, uma baixa gradativa.

primeiar menstruacao menarca

Segundo estudos isso se atribui a diversos fatores como ao ganho de massa e gordura corporal ou seja a obesidade infantil, a exposição constante das garotas a químicas que se parecem com o estrogênio e alimentos industrializados, sedentarismo, álcool, estresse e até  fatores  sócio econômicos, entre outros fatores.

Mas o número de garotas que menstruam antes dos 11 anos é bastante pequeno em relação as outras, pois  não chega a uma porcentagem de 10%. Os outros 90% tem essa experiência em média aos 13 anos, mas, algumas podem chegar aos 16 anos sem a menarca ainda.

[bws_related_posts]

Só que é claro, quando a primeira menstruação menarca não acontece até os 16 anos, e a menina já está com seu corpo completamente formado, algo pode estar errado, e aí é hora de consultar um especialista (Ginecologista) para garantir de que não existe nada errado.

Após a primeira menstruação a adolescente ainda terá crescimento de 5 a 7 centímetros em uma período de 24 meses, é bom que isso fique claro pois algumas meninas acreditam que vão parar de crescer.

Obs.: Só para você saber, quando a menstruação acontece antes dos 11 anos, é considerada ‘menarca precoce isolada’, já quando aparece depois dos 16 anos é considerada ‘menarca primária’.

SINTOMAS DA PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO MENARCA, SINAIS

Já pode acontecer os primeiros sintomas da tão temida TPM ou seja Tensão Pré Menstrual, pode também apresentar alterações de humor, aumento  das mamas, e também a sensibilidade ao toque das mamas, retenção de líquido, câimbras, cólicas. Estes são alguns dos sintomas mais comuns que podem aparecer.

O QUE ACONTECE QUANDO VEM A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO MENARCA

Depende de garota para garota, mas o período pode durar de 3 a 8 dias, e se você manter segredo, ninguém irá notar diferença alguma em você. No entanto saber exatamente o dia em que virá a segunda menstruação fica complicado, pois como está tudo ainda muito imaturo, você nunca irá saber quando será este dia, e como já falei pode até levar meses para aparecer novamente. Porém a TPM avisa pois deixa seus sintomas como já dissemos acima, dores na barriga, dores nos seios, etc.

A irregularidade que pode permanecer de 2 a 5 anos não deve ser preocupante, a menos que a garota sinta alguns outros sintomas. Mas podem acontecer sangramentos no meio do ciclo. Esse sangramento denomina-se de anovulatório disfuncional, e a única diferença é que pode acontecer com menos tempo do que um ciclo normal de 24 a 38 dias.

PRÉ SINTOMAS DA PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO MENARCA

A garota começa a sofrer mudanças no seu corpo, isso induzido pelos hormônios que estão a todo vapor. Aparece também a telarca que é o aparecimento dos seios. Em algumas meninas antes dos seios ainda pode acontecer o aparecimento da pubarca ou seja dos pelos pubianos. Mas isso acontece nessa ordem em apenas 20% das meninas.

De 6 meses a 1 ano antes da primeira menstruação, pode acontecer o aparecimento de um corrimento que indica a produção do estrogênio. Este é de consistência mais aquosa e é meio esbranquiçado, mas não cheira, não provoca ardor nem coceira.

Outro ponto interessante é saber que a primeira menstruação menarca normalmente acontece 2 anos, 2 anos e meio após o aparecimento dos primeiros sintomas da puberdade, como o aparecimentos dos seios e o crescimento rápido.

Mais ou menos 6 meses antes da primeira menstruação, a menina acaba sofrendo um crescimento rápido que pode chegar até 10cm no ano, depois da menstruação, continua crescendo, só que agora de forma mais lenta. Pode continuar a crescer por mais 2 ou 3 anos.

Se a garota já tem 14 anos e ainda não apresentou nenhuma mudança ou desenvolvimento físico, também precisa buscar o médico para confirmar se está ou não tudo bem.

E AGORA COMO SERÃO OS CICLOS MENSTRUAIS DAS ADOLESCENTES

De início geralmente esses ciclos não vão ser regulados, e pode acontecer de mês menstruar e ficar outros 3 sem nenhum vestígio de menstruação. Apesar de não ser uma regra, as cólicas geralmente não fazem parte das primeiras menstruações, mas podem acontecer. Por outro lado, estas normalmente aparecem depois que os ciclos se regularizam. E estes podem levar de 2 a 5 anos para se regularizarem, dependendo da garota.

COISAS QUE AS ADOLESCENTES PRECISÃO SABER SOBRE A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO

  • Devem estar informadas do porque que acontece o sangramento
  • Devem estar preparadas para qualquer momento que isso acontecer pela primeira vez
  • Depois devem assumir isso como algo normal na vida de toda mulher
  • Devem saber que a higiene pessoal é de fundamental importância, especialmente nesta fase
  • Então, precisam usar absorventes para sentir-se mais seguras e limpas
  • Precisam aprender que o absorvente deve ser trocado de pouco em pouco, no máximo a cada 4 horas
  • Precisam saber que o absorvente não precisa ser trocado em períodos tão curtos a menos que estejam completamente encharcados
  • No início, geralmente um absorvente pequeno será o suficiente
  • Dependendo dos seus princípios, o absorvente interno também garante segurança
  • Se usar absorvente interno, não esqueça que este deve ser trocado com maior frequência do que os comuns, pois são condutos da proliferação de fungos e bactérias, e se não cuidar, poderá resultar até uma infecção urinária
  • Não há necessidade e nem devem ficar contando para todo mundo que estão menstruadas, a discrição é elegante
  • Precisam estar sempre previnidas, carregar um absorvente na bolsa não pesa nada
  • Use roupas escuras quando estiver menstruada
  • Se precisar sair para algum evento como por exemplo, apresentações de dança, esporte ou algo assim, e estiver menstruada, poderá usar medicamentos que podem tanto adiantar como atrasar a menstruação, causando mais conforto e segurança nessas horas.

ATRASO PARA A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO

Isso é possível através de injeções hormonais que a menina pode tomar todos os meses até onde se achar a necessidade. Isso pode ser feito quando percebe-se que uma menina de 9 anos por exemplo já apresenta os primeiros pelos pubianos, o crescimento das mamas e assim por diante. Essa detenção da primeira menstruação pode favorecer o crescimento ósseo por mais um tempo ainda, mas deve ser puramente indicado e estudado pelo médico.

Dica: toda garota deve saber que depois da sua primeira menstruação estará sujeita a engravidar. Então se acontecer a relação sexual, poderá ocorrer a gravidez. O melhor mesmo é a garota não pensar em sexo precocemente, pois para tudo se tem um tempo, no entanto se isso não acontecer, então, deverá fazer uso de preservativos.

Leia também