Exercícios para fortalecimento Muscular nas costas

É possível fazer exercícios para fortalecimento muscular nas costas, o que garantirá a estabilidade da coluna. Isso é bastante importante para quem sofre com dores nas costas ou que teve ou tem problemas de coluna. E o que realmente precisa é ter as instruções necessárias para garantir de que estará fazendo os exercícios de maneira correta e sem piorar ainda mais o problema.

É incrível, mas segundo a Organização mundial da Saúde, 85% da população sofre com o problema de dores nas costas. As dores podem variar entre dores lombares que aparecem na região acima do quadril, dores dorsais que aparecem na parte central das costas e dores cervicais que aparecem entre o tronco e a cabeça.

Mas o que causa as dores nas costas

Geralmente a verdadeira causa da dor nas costas é desconhecida, mas pode ser um problema genético, ergonômico, lesões por esportes, esforços indevidos e outros que não se sabe o que possa ser.

Um dos grandes problemas está justamente no sedentarismo, pois a vida moderna oferece a possibilidade de ficar sentado por muito tempo. Então para evitar este problema, é importante se policiar, e não ficar mais do que 40 minutos na frente do computador.

exercicios para fortalecer as costas no chão

Fazer exercícios físicos é de fundamental importância, e devem ser diários para garantir o fortalecimento muscular, o aumento das flexibilidade e ainda a melhora da irrigação sanguínea na região dorsal, mais propriamente nas fibras musculares.

Para maior espanto ainda, a cada 10 quilos que uma pessoa engorde, aumentará em até 25% das chances de prejudicar a coluna. Isso nos leva a pensar o quanto é importante manter o peso sempre estável e mais baixo.

Outro grande vilão dos problemas apresentados nas costas, é o cigarro, pois este acaba impedindo a boa circulação das costas, e ainda tira a maleabilidade, impedindo que aconteça a capacidade de absorção dos grandes impactos.

A má postura é também de grande importância neste caso, pois é comum as pessoas se levantarem de qualquer jeito, seja da cama ou da cadeira, o que vai prejudicando a coluna drasticamente. Todo e qualquer movimento, precisa ser com precisam e correto para proteção da coluna.

A tecnologia ainda tem outro papel fundamental nos casos de dores nas costas, pois o celular, por exemplo, traz curiosidades, diversão e comunicação, que faz com que muita gente fique por horas com os olhos e mãos grudados no aparelho.

O problema é que por ficar muito tempo numa mesma posição, acaba gerando dores nas costas. E isso é um dos males do século, ou seja deste mundo moderno em que vivemos.

A verdade é que nas primeira vez que aparece a dor nas costas, dentro de poucas semanas poderá desaparecer completamente. Mas o problema é que geralmente dentro de um ano essa dor poderá voltar e agora mais intensa, e pode ser tão intenso que poderá impedir a pessoa de se levantar, a isso se dá o nome de ‘espiral de declínio’ como os médicos falam.

RPG método eficiente para solucionar problemas de costas

A Reeducação Postural Global ou RPG é um dos métodos mais eficiente na correção da postura e conseqüentemente resolvendo o problema de dores nas costas. Fazendo com que o indivíduo tenha consciência corporal, este resulta em amplitude de movimentos, fortalecimento muscular, relaxamento, e alívio da dor nas costas.

Ao praticar o RPG, acontece a prática de postura de alongamento muscular ativo e progressivo que devem ter associação com a respiração correta e técnicas específicas, permitindo que os músculos se harmonizem livrando a pessoa do desconforto e tensão. O objetivo é restabelecer movimentos conscientes corrigindo o mau uso dos músculos, ossos e articulações.

fazendo mais exercicios para fortalecer as costas

Alongamento para alívio das dores nas costas

É importante saber que quanto mais alongada estiver a musculatura das costas, menor será a chance de ter dor nas costas um dia. O fato de ficar muito tempo sentado ou numa mesma posição acaba sobrecarregando as costas. É muito importante dar fortalecimento a musculatura das costas, para evitar as dores.

Fisioterapia para dores nas costas

Quando a dor não passa nuca, é aconselhável fazer sessões de fisioterapia até que a inflamação passe e alivia a dor da mesma. Serão feitos exercícios para aliviar a dor, alongamentos, exercícios de fortalecimento muscular, e também massagens que ativarão a circulação sanguínea na região.

Cirugia de coluna

Existem casos onde nada terá resultados satisfatórios senão uma cirurgia, e isso será determinado pelo médico que fará antes uma série de exames como raio x, tomografia ou ressonância para ter a certeza do que está acontecendo.

Melhores exercícios para dores nas costas

Pilates – uma excelente maneira de fortalecer os músculos sem colocar em risco, mas é importante que antes de começar se busque uma indicação médica para evitar que o problema piore ainda mais.

fortalecer as costas em duas etapas

  • Cinturão abdominal – é um dos exercícios mais utilizados para o fortalecimento das costas, e em geral quem o pratica, não sofre de dores nas costas.

  • O pilates ajuda na respiração correta, obrigando o indivíduo a uma postura adequada.

  • O pilates é uma das melhores maneiras de fortalecer a musculatura das costas e esse trabalho é gradativo.

Natação

Outro exercício poderoso e muito recomendado pelos médicos para quem tem especialmente a dor crônica nas costas. A natação é um esporte integral que não causa nenhum impacto nas costas e tonifica a musculatura de maneira surpreendente.

Como na maior parte das vezes a dor nas costas tem a ver com a postura, a natação corrige muito bem isso.

Bicicleta ergométrica – ao contrário do que se pensa a ergométrica é mais indicada para problemas de costas do que o andar de bicicleta nas ruas. Mas é importante fazer o ajuste na ergométrica de maneira que as costas não fique curva e sim na posição natural.

O pedalar acaba sendo excelente no fortalecimento da musculatura do quadril, mas é preciso sempre ter a orientação correta para não piorar a situação.

Caminhada – excelente maneira de fortalecer a musculatura das costas e evitar a dor.

Hidroginástica – também é uma atividade excelente para fortalecer as costas sem a necessidade de altos impactos.

Quando a fase de dor nas costas é intensa

É importante lembrar de que nesta fase aguda do problema, os exercícios físicos não são os mais indicados, pois o correto é o paciente ficar em completo repouso, e evitar qualquer atividade que possa piorar ainda mais o quadro.

Nesta situação, é indicado ficar numa posição fetal, deitado de lado e com as pernas encolhidas para garantir alívio. Nenhum movimento de tração, torção ou manipulação não são indicados, nem mesmo as massagens. No entanto assim que a crise de dor passar, é necessário retornar as atividades físicas normais.

Depois de uma crise de lombalgia, é importante entrar numa fase de reabilitação e condicionamento físico, também de correção da postura, controle do peso e organização alimentar, para evitar o retorno desta.

Importante:

Para que uma dor nas costas seja considerada crônica, é preciso que esteja presente por mais de 6 meses, e que não sofra nenhuma melhora, mesmo com tratamento. E, os homens são geralmente os que mais sofrem com esta questão de dor nas costas ou dor lombar.

Caso precise tomar remédio para aliviar a dor nas costas, não se preocupe, pois você não ficará viciado.

Siga ainda as dicas de mais exercícios para fortalecimento da musculatura das costas em vídeo.

 

Leia também