Alguns Exames de Rotina que as mulheres devem fazer

Agora vamos falar de uma forma resumida quais os exames de rotina que as mulheres devem fazer, pois são essenciais para garantir de que sua saúde estará em dia. Tenha em mente que os exames de somente server para identificar possíveis problemas de saúde, para que então depois de identificado esse possa ser tratado.

O correto, se estiver tudo bem, é visitar o ginecologista pelo menos uma vez ao ano. Além de tudo estar com os exames sempre em dia é de suma importância.

exames de rotina que as mulheres devem fazer

Colposcopia

Toda mulher a partir dos 20 anos se tem vida sexual ativa. Serve para detectar sinais de doenças, infecções e outras irregularidades no aparelho reprodutor. Anualmente.

Exames de sangue e de urina

Devem ser feitos sempre para detectar qualquer alteração em tempo de corrigi-la.

Glicemia, colesterol triglicerídeos, creatina, e todos os outros exames devem ser feitos em todas as idades.

Exames pélvicos e de mama

Todas as mulheres a partir do 20 anos devem fazer. A verificação deve ser de corrimentos e infecções, doenças e irregularidades do útero, trompas, ovários, mamas. Deve ser anualmente se não houver nada se não conforme indicação médica.

Mamografia

Toda mulher com mais de 30 anos a cada 3 anos se estiver tudo certo ou anualmente em situação de risco. Para detectar microcalcificações e outros sinais de câncer.

Papanicolau

Toda mulher a partir dos 20 anos com vida sexual ativa. Deve ser feito anualmente, para verificação de risco de câncer.

Eletrocardiograma de esforço

Depois dos 35 anos em situação sedentária ou em início de atividade física. Medir a capacidade de esforço físico.

Eletrocardiograma em repouso

A partir dos 35 anos, para medir os batimentos cardíacos.

Densiometria óssea

Depois dos 40, para prevenir a osteoporose. Se há perda de massa óssea deve ser repetido a cada ano, senão a cada 2 anos.

Testes de perfil hormonal

Indicados para mulheres que estão no princípio do climatério. Ou, com a irregularidade na menstruação que antecede a menopausa.

Existem muitos outros exames e estes podem ser podem ser específicos para cada idade e alguns devem ser feitos por toda a vida. Toda mulher deve ter a consciência de fazê-los regularmente.

Leia também