Como Acabar com o Calcanhar Rachado ( Tratamentos Caseiros )

Saber como acabar com o calcanhar rachado certamente pode ser muito útil, pois além de um problema estético, o calcanhar rachado por vezes também causa muito desconforto por conta das dores que podem oferecer. E se acaso a solução para esse problema for com remédios caseiros, às vantagens serão ainda maiores.

Ter o calcanhar rachado onde as fissuras são quase imperceptíveis não apresenta problema algum, mas quando essas rachaduras se tornam mais profundas, além da má impressão que causa as vistas, ainda existe o perigo de possíveis infecções, um cuidado que especialmente os diabéticos devem ter, pois uma vez agravado o problema a solução é mais difícil.

Causas

Quando nos descuidamos com nossos pés, eles ficam ressequidos e por conta da pressão exercida sobre eles com todo o peso do corpo a tendência é os pés dilatarem para os lados e como a pele está seca, logo pela pressão, começam a partir. Ainda temos que lembrar de que a falta de zinco no organismo contribui para esse problema.

As rachaduras são bem comuns em pessoas de mais idade que costumam trabalhar em pé e por vezes até com um calçado aberto o que contribui para ressecá-los. Além disso, ao começar o problema, por vezes nem percebemos e ação da poeira por estarmos com os pés desprotegidos também ajuda a complicar.

Existe uma variedade de produtos bem específicos no mercado que prometem tratar dessas rachaduras, são produtos para hidratação ou produtos de esfoliação, porém, é preciso cuidar, pois nem todos chegam a apresentar os efeitos desejados, e, além disso, não custam muito barato.

Por isso, vale a pena buscar por uma solução mais caseira para combater essas rachaduras, pois temos os mesmos benefícios sem precisar gastar muito.

Como tratar

Para combater o problema dos calcanhares rachado, uma primeira medida é a hidratação. Para isso, uma idéia que tem dado certo é banhá-los em água quente com bicarbonato usando então 3 colheres de bicarbonato de sódio em 2 litros de água quente.

Deixamos os pés de molho por aproximadamente 15 minutos. Depois disso, usamos uma lixa para retirar toda a pele morta e calosidades existentes no calcanhar e com isso melhorar sua aparência para então enxugá-los corretamente.

Depois ainda de enxugá-los precisamos de um creme para hidratação, e nesse caso, uma boa idéia é o gel retirado da folha de babosa que é um excelente hidratante e cicatrizante. Basta cortar a folha de babosa e retirar dela o gel para espalhar sobre a rachadura deixando agir enquanto seca sem necessidade de lavar.

Outra solução caseira

Prepare uma pasta usando 1 colher de leite, 1 colher de mel, 1 banana sem casca e mais 1 colher de aveia. Comece amassando bem a banana para depois misturar os demais ingredientes para formar a pasta.

Lave bem os pés, se possível deixando-os de molho na água quente com sal por pelo menos 15 minutos antes de aplicar a pasta de banana para deixar agir por pelo menos 30 minutos antes de lavar os pés novamente agora com água fria.

Outro creme bastante eficaz – prepare esse creme hidratante e cicatrizante com ½ abacate maduro, 1 colher de azeite de oliva e 1 colher de gel da babosa. Misture bem os ingredientes e depois aplique sobre o ferimento no calcanhar e proteja com um pano macio para deixar agir por pelo menos 30 minutos.

Esfoliante caseiro – outra receita bem eficaz para combater a rachadura no calcanhar é o esfoliante preparado com 3 colheres de sal marinho, 4 colheres de azeite de oliva e 6 gotas de óleo de lavanda que você encontra facilmente no mercado.

Prepare esse esfoliante misturando os ingredientes para aplicar sobre o calcanhar massageando-o com ajuda de uma esponja vegetal se possível, ou então com uma toalha macia.

Banho de suco de limão

Muita gente já conhece sobre os efeitos cicatrizantes que o limão apresenta e por isso, também para curar as rachaduras dos pés ele é bastante eficaz. Para o tratamento providencie 500 ml de suco de limão que deverá ser misturado a 2 litros de água quente.

Deixe os pés de molho por pelo menos 20 minutos e com a ajuda de uma pedra pomes ou lixa retire o máximo de pele morta do calcanhar sem retirá-lo do molho. Depois disso, lave os pés com água fria usando um sabonete neutro e então seque bem com uma toalha.

Tratamento com vaselina – lave os pés com água morna e sal usando uma pedra pome ou lixa para retirar toda a pele morta do calcanhar. Depois disso, enxugue bem os pés e aplique uma camada de vaselina sobre os ferimentos e cubra com uma meia para deixar a vaselina agir por longo tempo.

Para quem precisa trabalhar, essa é uma boa idéia, desde que possa manter a meia nos pés durante o trabalho.

Tratamento com mel – lave bem os pés usando água morna ou mais quente com sal marinho, e enquanto isso retire a pele morta da região ferida com ajuda de uma lixa ou pedra pome. Depois disso, aplique uma camada de mel de abelhas por sobre a região afetada e cubra com pano macio ou mesmo com uma meia para que o mel possa agir por bastante tempo.

O mel tem propriedades antibióticas, cicatrizantes e hidratante, com certeza vai ajudar bastante no tratamento.

Tratamento com glicerina e água de rosas

Esses dois produtos também são bastante eficazes no tratamento a rachaduras nos pés, porém precisamos buscá-los na farmácia. Prepare uma mistura usando os dois produtos numa mesma proporção e depois massageie a região da ferida por alguns minutos e depois mantenha os pés protegidos com uma meia para que a glicerina e a água de rosas continuem a agir.

Tratamento com parafina – em situação mais precária com as rachaduras nos pés em estágio mais adiantado, a cera de parafina também contribuirá para aliviar as dores e acabar com essas rachaduras. Providencie um pouco de parafina e óleo de coco aquecendo os dois produtos por um pouco de tempo permitindo que a cera derreta.

Essa mistura depois de voltar à temperatura aceitável deverá ser aplicada diretamente em cima dos ferimentos. O conselho é que se faça esse tratamento a noite antes de ir para a cama, cuidando apenas para proteger os pés e deixar a mistura agir durante toda a noite.

Outro tratamento – providencie 1 colher de vinagre de maçã, 1 colher de azeite de oliva, ½ xícara de arroz cru, 1 colher de mel e filme plástico de PVC. Esse tratamento apresenta propriedades cicatrizantes e hidratantes.

Primeiramente bata o arroz cru no liquidificador até ficar bem moído para então misturar o mel até ficar bem homogêneo. Depois disso, acrescente o vinagre de maçã e o azeite de oliva para formar um creme que deverá ser passado sobre as rachaduras para serem protegidas pelo papel filme e assim agir por algum tempo.

Lembramos que todas essas receitas dão bons resultados, mas é preciso insistir com elas, procurando usar uma a uma para ver qual é que apresenta os melhores resultados, uma vez que cada caso é um caso diferente.

Ainda para contribuir com esses tratamentos melhor é sempre que possível usar calçados fechados ao sair de casa, assim, os pés ficam mais protegidos contra a poluição do ar que também afeta no problema.

Leia também