10 Melhores Suplementos para ganhar Massa e Força

Hoje queremos falar aqui de  alguns suplementos para ganhar massa muscular. Será que isso faz bem? Será que vale a pena usar suplementos?

Alguns Homens e mulheres gostam de cuidar da aparência, e por isso frequentam a academia com o intuito de ganhar massa muscular e tornar as curvas mais torneadas,  músculos mais evidentes, abdômen chapado, acabar com a massa adiposa e por ai vai.

Por outro lado tem aqueles que tem dificuldade em ganhar peso e por consequência acabam ficando com a auto estima baixa pois não se sentem bem com a sua aparência ao se olhar no espelho, pois são muito magros. Esses geralmente tem um metabolismo acelerado e engordar não é com eles.

O fato é que uma pessoa não precisa ser gorda, mas pode muito bem ganhar massar muscular que irá deixar seu corpo com medidas mais proporcionais, e para dar uma forcinha ainda maior, muitos lançam mão dos suplementos. Existem muitos deles e vamos conferir agora:

Suplemento Creatina

A Creatina é um composto químico que otimiza o ganho de massa muscular, e hoje tem sido usado por uma enorme quantidade de atletas e esportistas a fim de melhorar o desempenho das atividades físicas.

Em outras palavras, a Creatina tem poder de aumentar a força e a capacidade da célula muscular para o desempenho de suas funções. E ainda pode aumentar a eficiência da síntese proteica.

Segundo estudos realizados você pode ganhar até 2 quilos de massa magra muscular em um período de 6 a 12 meses fazendo o uso de 7 mg da creatina por quilo.

Dica importante: Para a creatina metabolizar melhor no organismo e o mesmo absorver melhor essas substâncias é necessário comer carboidratos juntamente, pois essa alimentação vai ser transformada em açúcar promovendo ganho de energia para o posterior ganho muscular.

A grande vantagem é que quanto mais massa magra (músculos) você tiver, mais acelerado seu metabolismo será, e isso proporciona também a queima de gordura.

Segundo especialista, mesmo entre tantas inovações da fórmula, “a Creatina monohidratada é a forma mais eficiente de suplementação”.

Suplemento Whey Protein

O Whey Protein é a proteína do soro de leite, extraída no processo de transformação do leite em queijo.

3 gramas por quilo são o suficiente para aqueles que gostam de malhar e pegar pesado com a esperança de ganhar massa muscular.

Se você tem 60 quilos a conta é 60×3= 180 gramas diárias na busca por mais massa magra.

Você pode preparar o Whey Protein sempre com leite pois o desejo aqui é ganho de massa, você pode também prepará-lo com água, porém serão ingeridos menos calorias, não sendo tão interessante para quem quer ganho, e sim para manutenção.

Aminoácidos BCAA

Composto por 3 aminoácidos, esse suplemento que repõe os aminoácidos para o corpo após o treino, evitando que estes sejam retirados dos músculos. Este BCAA é bastante comum entre os corredores, justamente pelo seu poder de retirar as dores musculares após o treino.

O correto é tomar este suplemento antes e depois do treino para um resultado mais eficiente.

Não existem efeitos colaterais com o uso deste suplemento.

Segundo algumas pesquisas, o ideal é que seja tomada de 4 a 8 gr deste suplemento antes e depois do treino.

Para quem quer os resultados mais evidentes o ideal pé tomar a dosagem correta, no entanto há quem tome dosagens menores que também são eficientes.

Este produto tem efeitos emagrecedores.

Maltodextrina

A Maltodextrina é uma carboidrato complexo que garante constância na energia durante as atividades físicas. Também ajuda na recuperação muscular após o treino, e por isso, especialmente indicado para os frequentadores de academias.

Por proporcionar um estoque de glicose nos músculos, reduz a sensação de fadiga durante os treinos.

É importante saber que se quando treinar seu corpo não encontrar carboidrato, consequentemente vai gastar as proteínas encontradas nos músculos, e portanto vai reduzir a massa magra do corpo.

Esse suplemento pode ser consumido antes ou depois do treino, mas o ideal é sempre buscar orientações de um profissional.

Multivitamínicos

Estes são compostos de uma grande variedade de vitaminas e sais minerais, e vem justamente para atender as necessidades básicas diárias de vitaminas no organismo.

Hipercalóricos

Como o próprio nome já diz, estes são suplementos ricos em calorias, e são especialmente indicados para quem quer ganhar massa corporal sem se importar sem é  magra ou gorda em pouco tempo.

Carnitina

Este é considerado um composto que se assemelha a um aminoácido e uma vitamina. Formada no fígado e rins por conta dos aminoácidos metionina e lisina, a Carnitina permanece estocada em diversos tecidos, entre eles o muscular.

A principal função da Carnitina, é sua participação no metabolismo das gorduras no organismo, fazendo com que os ácidos graxos sejam transportados para as mitocôndrias, que são as estruturas celulares responsáveis pela produção de energia.

Em outras palavras, a Carnitina garante que a gordura seja usada como geradora de energia para o corpo.

Os principais benefícios de ingerir a Carnitina são:

  • Queima de gordura
  • Ganho de massa magra
  • Controle do metabolismo da glicose
  • Estimula o funcionamento do cérebro
  • Previne a perda óssea
  • Fortalece o sistema imunológico

A suplementação com a Carnitina ideal para quem pratica musculação ou precisa eliminar gorduras é de 2g.

Para usar este suplemento, use de 1 a 2g, com pelo menos 40 gr de carboidrato e 20 a 30 gr de proteína magra logo após o treino, ou então antes do treino, juntamente com uma alimentação rica em carboidrato.

Evite tomar esse suplemento antes de dormir, pois poderá tirar seu sono.

Citrulina

A Citrulina é um aminoácido que é encontrado nos alimentos e também em forma de suplemento, trazendo muitos benefícios à saúde.

Este aminoácido pode trazer benefícios no:

  • Tratamento de distúrbios no ciclo da ureia
  • Favorece a vasodilatação
  • Previne a formação de coágulos
  • É um antioxidante
  • Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares
  • Trata da disfunção erétil
  • Melhora o desempenho em atividades físicas

Para o desempenho esportivo, 0 ideal é tomar 6 a 8 gramas de citrulina malato mais ou menos 1 h antes do treino.

Este suplemento não é aconselhável para gestantes e mulheres que estão amamentando.

Glutamina

Este é um aminoácido encontrado naturalmente no organismo, mas que pode também ser suplementado.

A quantidade produzida pelo organismo é fundamental para o seu bom funcionamento, trazendo muitos benefícios positivos,  e pode ser vista em alguns órgãos, mas em maior quantidade nos músculos.

Para atletas e quem pratica treinos de alta intensidade, essa substância é de inexprimível valor. é excelente para manter os músculos em bom estado, especialmente em épocas de competições.

Este é um suplemento já usado a muito tempo, mas só o deve com prescrição médica.pode ser indicado para o tratamento de alguns tipos de câncer, HIV, e outras doenças.

No esporte tem como benefícios:

  • A melhora dos níveis de proteínas nos músculos;
  • evita o catabolismo
  • e transporta maior quantidade de nitrogênio para o organismo.

Deve ser consumido de 10 a 30 g distribuídas durante o dia a qualquer horário.

Carboidratos do bem

Comer batata doce é sim muito importante para que busca ganho de peso e massa muscular se aliada aos treinos de musculação.

Porém em Arroz branco, na batata inglesa, Quinoa, Feijão, macarrão integral, arroz integral, e no pão integral você também tem fontes riquíssimas em Suplementação baseada em carboidratos, ideal para ganho de massa.

Lembre-se esses alimentos são muito vantajosos para saúde, e lembre-se também daquele ditado que diz: A diferença entre o remédio e o veneno é a quantidade, ou a dose. Então cuidado com exageros.

Leia também