6 Exames de Rotina que os Homens dever Fazer

Apesar de os homens resistirem as consultas e exames, existem 6 exames de rotina que os homens devem fazer. E ter como hábito visitar o médico regularmente, pode livrar de muitos sustos mais tarde. Então, se proponha a cuidar melhor da sua saúde, é bem mais fácil do que ter que remediar um dia.

Vamos a alguns exames:

Exame de próstata – este é feito com toque retal, quando é verificado o tamanho da próstata. Mas, pode ser feito também por exame de sangue o PSA, que mede os níveis de uma determinada substância da próstata. Se estiver elevado pode ser sinal de perigo.
Esse exame é feito após os 40 anos e é justamente para detectar câncer de próstata.

Colonoscopia – neste a mucosa intestinal é analisada através de um tubo ótico. se houver alterações, é preciso atenção, pois poderá ser sintoma de câncer no reto ou no intestino grosso. Deve ser feito a partir dos 50 anos a cada 5 anos se estiver tudo certo, e se não a cada 2 anos.

Autoexame testicular – assim como as mulheres examinam os seios, o homem deve examinar os testículos na hora do banho para ver se está tudo certo. Este é para detectar câncer nos testículos.

Exame de urina – a coleta é para ver se não há riscos de doença dos rins, cálculos renais, e diabetes entre outros. Todos os anos depois dos 20.

Exame de sangue – este irá medir a glicose, colesterol triglicerídeos, ácido úrico, creatinina, testosterona e muitos outros. Evita ou constata diabetes, hipogonadismo, colesterol triglicerídeos e outros problemas. deve ser feito todos os anos a partir dos 20.

Exames cardiovasculares – neste são feitos aferição de pressão, teste ergométrico, ecocardiograma, ultrassom do coração, isso para detectar doenças do coração. Deve ser feito a partir do 40 se surgirem suspeitas.

Todo homem deve ter consciência sobre os cuidados que deve ter com sua saúde. Não espere dar problemas para depois buscar ajuda.

Leia também