Xô Doenças com os Benefícios do Feijão preto para Saúde

Muito conhecido na culinária brasileira os benefícios do feijão preto para a saúde são inúmeros, uma vez que esse grão é rico em nutrientes essências para a boa saúde, sendo encontrado em espécies diferentes mesmo que não apresentando muita diferença com respeito aos nutrientes.

Por conta da falta de conscientização para a população, hoje muita gente não mais aprecia esse alimento por acreditar, por exemplo, que ele engorda, enquanto que outros já acreditam que o feijão prende o intestino e por conseqüência também aumenta a acidez estomacal causando ao aparelho digestivo conseqüências trágicas.

Que o feijão preto é um alimento mais acido, não podemos negar, mas isso não quer dizer que ele faça algum mal ao sistema digestivo, apenas aqueles indivíduos que sofrem com alguma complicação digestiva devem ter um pouco de cuidado, e isso não quer dizer que esse alimento deva ser abolido da dieta alimentar.

O feijão é um dos alimentos que podemos considerar como “superalimento”, pois entre seus nutrientes encontramos minerais como o potássio, zinco, ferro, cálcio, magnésio, além de vitaminas, proteínas e muita fibra, o que já é bastante para que esse alimento não falte em nossa mesa especialmente na hora de almoçar.

feijão preto

Com respeito a calorias que apavora muita gente que tem medo de engordar, saiba que 1 concha de feijão cozido e com muita calda equivale a terça parte da quantidade de calorias que o pão francês apresenta.

Por ai podemos perceber o grande erro que as cometem, pois não se condicionam a ingerir uma concha de feijão cozido que basta para o dia, mas comem 3 ou quatro unidades de pão francês por refeição.

Vamos então aos benefícios que esse grão pode nos garantir:

Benefícios para emagrecer – por conta do alto teor de fibras solúveis que o feijão apresenta, esse grão contribui com eficácia com as pessoas que precisam emagrecer. As fibras que ele apresenta transformam-se em gel enquanto ele é digerido, fazendo com que as fibras insolúveis acrescentem massa de alimentos para ajudar a passar pelo sistema digestivo mais rapidamente.

Benefícios para o cérebro – entre os nutrientes que o feijão apresenta está a vitamina K e esta é necessária para a saúde do cérebro e do sistema nervoso. Além disso, o feijão é fonte de Tiamina, uma vitamina necessária para a produção de Acetilcolina que é um neurotransmissor necessário para a boa memória ajudando a prevenir o mal de Alzheimer.

Benefícios para o aparelho digestivo – ao contrário do que muita gente acredita o feijão preto é benéfico para o aparelho digestivo uma vez que ele oferece as fibras insolúveis que contribuem com as funções intestinais melhorando a evacuação. Além disso, ao ser fermentado no intestino, o feijão contribui com as bactérias que são necessárias no trato digestivo, lembrando que as evacuações regulares estão sempre associadas a um menor risco de câncer no cólon.

Fornecedor de energia – sabemos que o feijão é rico em ferro, um mineral essencial para aumentar os níveis de energia. Além disso, o ferro é necessário para o metabolismo juntamente com o manganês que também está presente no feijão.

Rico em proteínas – muita gente está preocupada com os alimentos que fornecem energia, pois o feijão é uma das melhores opções, pois é rico em proteínas e ainda têm a vantagem de oferecer os demais nutrientes saudáveis para o organismo. Ingerindo o feijão preto não precisamos nem buscar pelos alimentos de origem animal.

benefícios do feijão preto na salada

Benefícios para o sistema cardiovascular – como já mencionamos, o feijão apresenta um alto teor de fibras, e estas são benéficas para baixar os níveis de colesterol no sangue. Além disso, o feijão preto nos oferece o Folato que é necessário para baixar os níveis de Homocisteína, uma substância que está associada aos riscos de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.

Benéfico para os diabéticos – por conta ainda das fibras solúveis presentes no feijão, este grão contribui com o metabolismo dos carboidratos que ele apresenta. Isso impede que os níveis de açúcar no sangue aumentem uma ajuda que também as proteínas desse alimento podem oferecer.

Previne o câncer – por ser rico em manganês, este mineral age também em forma de um antioxidante. Além disso, temos a vitamina K presente no feijão que também protege o organismo contra as células de estresse oxidativo, resultando em uma maior proteção contra os riscos de câncer.

Combate o colesterol – por conta do alto teor em fibras solúveis o feijão preto também contribui para combater o mau colesterol e quando combinado com o arroz integral ou mesmo outros cereais integrais ele praticamente não oferece gordura alguma ao organismo, enquanto que garante uma boa dose de proteínas de muita qualidade.

Ajuda na desintoxicação – o feijão apresenta altos níveis de um mineral denominado Molibdênio, um nome até estranho entre os minerais, mas importante para que o corpo metabolize os hidratos de carbono, gorduras e proteínas. Esse mineral também é importante para combater a intoxicação provocada pelos sulfitos que são conservantes muito usados no preparo de alimentos industrializados.

Combate anemia – por ser um alimento rico em ferro, o feijão é essencial na alimentação para manter o indivíduo livre de anemia. Pode-se afirmar que as pessoas acostumadas a ingerir o famoso feijão com arroz todos os dias, dificilmente sofrerão com os perigos da anemia.

Força para os ossos – já mencionamos que o feijão preto também é fonte de manganês e cálcio para o corpo, dois minerais essenciais para a saúde dos ossos. Além disso, a vitamina K também presente tem sua parcela de contribuição para fortalecer os ossos e evitar os riscos de fratura, uma contribuição ainda mais especial para as mulheres no período da menopausa.

feijão preto fonte de energia e ferro

Previne as cáries – especialmente quando ingerido com o arroz integral, o feijão oferece uma boa dose de flúor, um importante componente para ajudar a prevenir as cáries e manter os dentes saudáveis por mais tempo. Na verdade esses dois alimentos retiram o flúor da água tratada que misturada a saliva se mantém por mais tempo na boca e contribuem então com a saúde dos dentes.

Bom para o intestino preso – como já adiantamos, o feijão preto contribui com a melhor digestão, e ao contrário do que muita gente pensa, ao invés de prender o intestino, esse grão devido aos altos níveis de fibra presentes, libera o intestino, mantendo suas funções bem reguladas.

Benefícios para as gestantes – já mencionamos que o feijão é fonte de folato, também conhecido como a vitamina B9. Essa vitamina é muito importante para a mulher no período de gestação, uma vez que ela contribui com a formação do feto. Além disso, a falta dessa vitamina também pode tornar a mulher anêmica durante esse período, por isso, a ingestão de feijão é importante para a saúde tanto da mulher como do feto.

O que é prejudicial – o que muita gente não sabe é que o feijão deve ser preparado de uma forma simples, pois o perigo nesse alimento é justamente os ingredientes usados no seu preparo. Um bom conselho é deixar o feijão preto de molho de um dia para outro, isso vai deixá-lo menos ácido e ainda facilitará o cozimento.

Feijoadas – ai está o grande perigo do feijão, precisamos nos conscientizar que nenhum alimento contendo o que uma feijoada contém pode fazer bem para a saúde. Esse prato sim contribui para a obesidade e os muitos problemas de saúde, por isso, evite ao máximo esse prato preparado com o feijão.

Leia também