BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE PEIXE PARA SAÚDE viva bem melhor

Um produto rico em ômega-3, os benefícios do óleo de peixe para a saúde são rapidamente sentidos por aqueles que fazem uso desse suplemento, uma vez que ele contém propriedades bem diversas que auxiliam nos cuidados da boa saúde.

O ômega-3 encontrado no óleo de peixe é um conjunto de gorduras onde encontramos o ácido Eicosapentaenóico e o ácido Docosaexaenóico que são ácidos graxos poli-insaturados bastante necessários ao organismo humano especialmente no que diz respeito a saúde do coração e do cérebro.

Entre os benefícios que o óleo de peixe pode nos oferecer podemos destacar:



Combate a artrite reumatóide

O uso de óleo de peixe por conta de suas propriedades antiinflamatórias contribui eficazmente para prevenir e combater a artrite reumatóide desde que seja usado freqüentemente.

Bom para as mulheres – as mulheres que enfrentam as crises constantes de cólica tanto antes como durante o período menstrual, sentem-se bastante aliviadas quando usam o óleo de peixe regularmente, uma vez que esse suplemento aliado ao uso de alimentos com vitamina B12 ameniza bastante essas dores.

Para mulheres grávidas – os ácidos graxos estimulam o desenvolvimento total e o crescimento do feto no útero. Além disso, o óleo contribui para evitar possíveis complicações que as gestantes possam enfrentar durante o período de gestação, entre eles os riscos de nascimento prematuro e até mesmo um aborto.

Bom para emagrecer – também por conta dos ácidos graxos os usuários do óleo de peixe encontram um grande aliado nos regimes para perder peso, uma vez que ele estimula a queima de energia corporal.

Bom para os diabéticos – pacientes com diabetes do tipo 2 são também beneficiados com a ingestão de óleo de peixe, uma vez que esses ácidos graxos evitam a inflamação dos tecidos adiposos, o que contribuiria com a resistência do organismo a ação da insulina. Ingerindo regularmente essas cápsulas de óleo de peixe, é possível evitar a diabete, desde que também se tenha um cuidado com a alimentação.

Previne o câncer – também por conta dos ácidos graxos o óleo de peixe estimula o desenvolvimento das células saudáveis no corpo evitando a formação de tumores malignos. Com respeito ao câncer, o uso de cápsulas de óleo de peixe regularmente previne câncer de mama, cólon e do endométrio.

Bom para a saúde dos rins – ingerir essas cápsulas de óleo de peixe todos os dias ajuda a manter a saúde dos rins, mesmo em pacientes que sofram o problema por conta de doenças como diabetes. (Leia: CAUSAS DA INSUFICIÊNCIA RENAL SINTOMAS E TRATAMENTOS ).

Bom para os ossos

O uso freqüente de óleo de peixe também é benéfico para a saúde dos ossos, mantendo-os mais fortes e protegidos de doenças degenerativas como é o caso da Osteoporose. Os ácidos presentes no óleo ajudam no controle a quantidade de minerais presentes nos ossos ajudando-o a se manter saudável.

Protege contra os raios do sol – o uso freqüente de óleo de peixe também proporciona uma proteção eficaz contra os efeitos dos raios do sol evitando as queimaduras e os efeitos exagerados de um bronzeamento.

Bom para o cérebro – o óleo de peixe também contribui para melhorar a concentração e a memória. Além disso, é importante que as mulheres em período de gestação façam uso desse suplemento para que também a criança ao nascer não venha a sofrer com deficiências do cognitivo.

Bom para o sistema imunológico – o uso de cápsulas de óleo de peixe com regularidade também contribui para fortalecer o sistema imunológico e com isso proteger o corpo contra doenças diversas, especialmente aquelas provocadas por vírus e bactérias.

Benefícios para a fertilidade – também para as mulheres o uso regular do óleo de peixe é benéfico para aumentar a fertilidade nas mulheres, aumentando as chances de engravidar.

Previne e combate doenças do coração

Também por conta dos ácidos graxos presentes no óleo de peixe, esse suplemento quando ingerido com regularidade protege a saúde das artérias e veias que compõem o sistema cardiovascular. Com isso, o coração também é beneficiado, podendo trabalhar sem dificuldades e cumprir com suas funções. (Leia: SINTOMAS DO INFARTO ATAQUE CARDÍACO, DORES NO PEITO )

Bom para a visão – por conta dos altos níveis de ômega-3 presente no óleo de peixe, e os demais ácidos graxos, este quando ingerido com regularidade também promove a saúde dos olhos evitando a degeneração macular que é muito comum em pessoas acima dos 50 anos de idade.

Também por conta dos chamados ácidos gordos presentes no óleo, este protege a visão contra a Síndrome do Olho Seco.

Benefício para a pele – o ômega-3 encontrado no óleo de peixe é altamente benéfico para a pele, uma vez que ele estimula a produção de colágeno e fibra de elastina, tudo o que a pele precisa para se manter jovem e bem macia. Também por conta do ômega-3 a pele fica mais protegida contra manchas e impurezas.

Benefício para os cabelos

O ômega-3 encontrado no óleo de peixe funciona como um alimento para os folículos capilares e com isso contribui para a saúde dos cabelos, ajudando no crescimento e no brilho, além de evitar a queda dos mesmos. O alto teor de proteínas encontrado no óleo é mais um fator importante para manter a saúde dos cabelos.

Previne e combate alergia – por conta das propriedades antiinflamatórias encontradas no óleo de peixe, quando usado com freqüência esse óleo é benéfico também para combater as alergias, uma vez que é um excelente remédio que usado em combinação com bons hábitos de saúde apresenta resultados satisfatórios contra as alergias.

Combate os triglicerídeos

Os ácidos graxos encontrados no óleo de peixe também se torna eficaz para combater as altas taxas de triglicerídeos no sangue, evitando complicações com a pressão alta e diabetes, porém para que se perceba esses benefícios esse suplemento deve ser ingerido com regularidade.(Leia: COMO BAIXAR OS TRIGLICERÍDEOS ATRAVÉS DE CUIDADOS EM CASA )

Combate a pressão arterial – por conta dos ácidos graxos encontrados no óleo de peixe, esse suplemento quando usado regularmente contribui para o desentupimento dos vasos sangüíneos e com isso, também colabora com o controle da pressão arterial ajudando-a a manter-se estabilizada.

Previne e combate a depressão – por conta da ômega-3 presente no óleo de peixe, o uso contínuo desse suplemento ajuda a prevenir e combater os quadros de depressão e ansiedade.

Como ingerir o óleo de peixe

Para aproveitar bem os benefícios do óleo de peixe é preciso ingeri-lo de forma correta, e, nesse caso, 2 cápsulas de 1g a cada dia é o suficiente, uma vez que cada cápsula apresenta 600mg de ômega-3.

Esse suplemento deve ser ingerido pelo menos 15 minutos antes das principais refeições. Porém, antes de tudo é importante buscar por uma orientação médica para saber da real necessidade de ingerir esse suplemento.

Também não podemos esquecer de que esse suplemento não deve ser ingerido em excessos, uma vez que por conta dos poderes que ele tem, algum efeito colateral pode existir para complicar a saúde de uma vez.

Apesar de todos os benefícios que esse suplemento pode oferecer a saúde dos usuários, é importante lembrar de que esse óleo sozinho não pode fazer milagres. Para garantirmos mais saúde ao organismo precisamos cuidar com nossos hábitos de vida, especialmente com respeito a nossa alimentação.

Existe um ditado muito certo que diz que “nós somos o que ingerimos”, por isso, faça uma análise do tipo de alimentação que você tem costume de usar no seu dia a dia, e, se necessário, não tarde a fazer uma reeducação alimentar, deixando os vícios de lado e colocando mais saúde na sua mesa com alimentos realmente saudáveis.