BENEFÍCIOS DO MANGOSTÃO para saúde, aprenda

Conhecer os benefícios do mangostão certamente pode garantir muitas vantagens para saúde uma vez que essa fruta exótica oferece muitos nutrientes necessários ao bem estar do organismo, uma fruta que não apenas sua polpa, mas também a casca garante propriedades medicinais naturais.

Em geral, essa fruta de cor avermelhado ou ainda roxo escuro é consumida crua e possui um sabor doce e levemente picante, porém sua casca também é muito rica em agentes antioxidantes e propriedades antifúngicas e antibacterianas.

Essa fruta é muito consumida no sudeste da Ásia, na Índia e em algumas ilhas do Pacífico, pois os seus nutrientes são reconhecidos por esses povos e graças ao seu consumo, muitas doenças são evitadas ou então são combatidas, tudo por conta do consumo regular da fruta.



Essa fruta no Brasil é cultivada no estado da Bahia e no Pará, mas também pode ser cultivada no Espírito Santo e em São Paulo. Ao buscar por essa fruta no mercado, tome cuidado com o estado de conservação, e ao armazená-los em casa, mantenha-os em um local fresco e bem arejado ou então armazene-os na gaveta em baixo na geladeira.

Dentre outras, combate os radicais livres

Nutrientes encontrados no mangostão – entre os nutrientes que encontramos no mangostão podemos destacar os vários minerais como potássio, zinco, manganês, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, entre outros. A fruta também contém vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, entre outras propriedades.

Com tantos nutrientes juntos, certamente que os benefícios também são bem diversos, entre eles estão:

Benefícios para a pele – por apresentar propriedades antiinflamatórias, antifúngicas, antialérgicas, antibacterianas e ainda as propriedades antioxidantes, entre os benefícios dessa fruta quando consumida com freqüência podemos destacar a saúde da pele, combatendo os sinais do envelhecimento e possíveis impurezas que são muito comuns nas pessoas com deficiência de nutrientes.

Fortalece o sistema imunológico

Por conta das propriedades antioxidantes e outros nutrientes encontrados no mangostão, quando ingerida com regularidade, a fruta é muito eficaz para proteger o sistema imunológico.

Combate a diarréia e a disenteria – o consumo de mangostão também é bastante benéfico para combater os distúrbios do aparelho digestivo prevenindo a diarréia, a disenteria, ou então evitando a constipação.

Benefícios para a mulher – se forem usadas as raízes do mangostãozeiro, podemos preparar um chá muito benéfico para a saúde da mulher, uma vez que esse chá contribui para regular o ciclo menstrual.

Faz bem para a saúde do coração

Combate a pressão arterial – por contribuir com a saúde do sangue, uma vez que protege contra o colesterol, o consumo de mangostão também protege o consumidor contra os perigos da pressão alta, uma vez que o sangue circula mais livremente nas veias e artérias.

Combate o colesterol – o mangostão não apresenta gorduras saturadas e por ser rico em fibras ele contribui para reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Contém vitamina C – o mangostão contém em 100 gramas da fruta até 12% da vitamina C que o organismo necessita todos os dias, com isso, podemos acreditar que o seu consumo garante maior proteção contra as doenças virais especialmente as relacionadas ao aparelho respiratório.

Benefícios para os diabéticos

O consumo de mangostão promove a regularização do açúcar no sangue evitando a resistência à insulina, dessa forma evitam-se os picos de glicemia e beneficia aos diabéticos, uma vez que o pâncreas também aproveita as vantagens para liberar insulina na proporção adequada.

Antialérgico natural – por conta da Alfa-mangostão e Gama-mangostão que são substâncias que inibem o progresso de histamina e a síntese de prostaglandina E2 o consumo dessa fruta também se torna benéfico para prevenir e combater reações alérgicas diversas.

Combate as inflamações no corpo

Antiinflamatório natural – o mangostão oferece um elemento antiinflamatório denominado Xantona protegendo contra problemas inflamatórios como as dores musculares, reumatismos, artrite entre outras complicações.

Poder energizante – o mangostão também apresenta propriedades energizantes que ajudam a evitar casos de fadiga crônica e astenia.

Poder antioxidante

Por conta dos polifenóis encontrados no mangostão denominados Xantonas, quem ingere a fruta com regularidade tem os benefícios de um antioxidante capaz de evitar os danos causados pelos radicais livres que previnem contra doenças degenerativas, doenças cardiovasculares, promove a saúde física e mental e ainda previne alguns tipos de câncer.

O que são os radicais livres – os radicais livres são moléculas com um número ímpar de elétrons que são instáveis e apresentam um elétron de carga positiva que ao reagir produzem a oxidação que causa os muitos males ao organismo danificando as células saudáveis e promovendo as inflamações que danificam o DNA dessas células.

Toda essa complicação para as células pode muito bem ser evitado através de uma alimentação adequada e sem vícios.

Auxilia na digestão – o mangostão contém muitas fibras e nesse caso, o consumo da fruta promove a saúde do aparelho digestivo e como resultado a digestão é facilitada o que é bom para todo o organismo.

Bom nas dietas para perder peso – por conta das fibras encontradas no mangostão e outras propriedades que promovem a aceleração do metabolismo, o consumo de mangostão também inibe o apetite estimulado pela síntese de glicogênio no corpo.

Ação desintoxicante – o consumo de mangostão que também é conhecido por mangostin contribui com a drenagem linfática eliminando todas as toxinas e micro-organismos nocivos no corpo.

Além disso, algumas propriedades da fruta regulam o açúcar no sangue transformando-o em energia melhorando o desempenho na prática de atividades físicas.

Sobre a casca – a casca do mangostão representa quase 70% do seu peso total e é nelas que encontramos uma maior proporção do antioxidante denominado Xantona. Por conta disso, essas cascas são muito procuradas pelas indústrias farmacêuticas para a fabricação de medicamentos.

Como ingerir a fruta

A melhor maneira de ingerir o mangostão é através de sucos e a por isso, recomenda-se pelo menos 100 ml de seu suco todos os dias, essa quantidade é suficiente para beneficiar o organismo ajudando na defesa contra várias doenças.

Já para quem preferir ingeri-lo naturalmente, nada contra isso, porém é preciso ter cuidado ao retirar sua casca, uma vez que a resina encontrada nessa casca é bastante amarga e nem um pouco apreciável. A dica é partir a fruta ao meio e com a ajuda de um garfo ou mesmo uma faca extrair os gomos brancos cuidando para que não se misture a resina da casca.

Em sobremesas – outra forma de usar o mangostão é prepará-lo em combinação com outras frutas para as saladas de frutas, e nesse caso, bastam alguns pedaços para garantir um sabor muito especial por conta de seu sabor doce com um leve amargo.

Receita de suco de mangostão – providencie 4 pedaços de mangostão (apenas a polpa), 1 colher (sopa) de mel, e mais 300 ml de água. Com os ingredientes em mãos, bata-os no liquidificador por pelo menos 4 minutos até que se consiga o suco bem consistente. Depois disso, é só ingerir sem necessidade de coar.

É bem verdade que dependendo da região onde vivemos, podemos até ter alguma dificuldade de conseguir essas frutas, por isso, na medida do possível quando elas estão disponíveis, aproveite para consumi-la, pois motivos para isso, agora já existem de sobra.

Já para quem não tem acesso a essas frutas e deseja aproveitar seus benefícios, nas farmácias existem as cápsulas da fruta indicadas como um suplemento de alto poder antioxidante e antiinflamatório.