Benefícios do Magnésio para Saúde, Quais Alimentos Escolher

Assim como acontece com outros minerais existem muitos benefícios do Magnésio, e alguns que merecem ser citados, já que encontramos o mineral em alimentos naturais que não só contribuem saciar a fome, mas também para prevenir e combater algumas doenças.

Alimentos que possuem magnésio

Antes ainda de falarmos sobre os benefícios desse mineral, queremos lembrar que ele é encontrado em:

  • sementes,
  • nas frutas secas
  • também nos vegetais,
  • entre eles as amêndoas,
  • castanha-do-pará,
  • amendoim,
  • quiabo,
  • espinafre,
  • banana,
  • sementes de abóbora e
  • ainda nas sementes de girassol.

beneficios do magnesio

Quantidade recomendada ao dia

Em homens o ideal de magnésio é de 300 mg, em mulheres 270mg, e grávidas 350 mg…

Em uma banana por exemplo já temos a quantidade necessária diária.

Nas verduras de folhagens escuras, nos legumes, podemos sempre tem quantidades ideais de magnésio para o corpo.

Entre os benefícios desse mineral podemos citar:

Protegem contra os radicais livres – ingerir alimentos que contém magnésio previne o envelhecimento precoce, uma vez que as células ficam mais protegidas contra a ação dos radicais livres que causam danos diversos, e assim esse mineral promove o bem estar e o rejuvenescimento.

Melhora as funções cardíacas – devido ao seu poder, o magnésio atua também nas artérias mantendo-as limpas, e com isso o sangue pode circular mais naturalmente oxigenando todo os órgãos do corpo e facilitando o trabalho do coração para prevenir as doenças cardíacas.

Bom para os intestinos – o magnésio atua como uma coenzima na hora de fazer a digestão dos alimentos facilitando a absorção dos nutrientes para as células de todo o organismo.

Além disso, o ácido clorídrico encontrado no estomago também necessita desse mineral para ser produzido e assimilado de pelo organismo sem que haja problemas de excessos.

Previne o diabetes – a deficiência de magnésio no organismo abre as portas para o desenvolvimento da diabetes, pois enfraquece a produção de insulina pelo Pâncreas dando oportunidade da diabetes se desenvolver.(caso queira entender melhor os tipos de diabetes entre no link).

Fortalece os ossos e os dentes – não é só por conta do cálcio e que temos os ossos fortes, pois o magnésio também tem papel importante nessa função, e para isso, pelo menos a metade do magnésio encontrado no corpo está nos ossos que com a ajuda do cálcio e a vitamina D são formam ossos e dentes fortes e saudáveis.

Protege contra o câncer – por conta das propriedades antioxidantes presente no magnésio, o corpo fica mais protegido contra a ação de agentes externos que podem causar câncer, tais como pesticidas, herbicidas e outros produtos nocivos que estão espalhados no meio ambiente.

Bom para o coração – O magnésio é necessário para a ação do potássio, do cálcio e outros nutrientes que precisam ser transportados através das membranas celulares.

Somente com a sua presença em quantidade favorável acontecem as contrações dos músculos do coração para que os batimentos cardíacos também sejam bem ritmados.

Melhora a absorção dos nutrientes – a presença de magnésio em quantidade necessária para o organismo é de vital importância para que outros minerais sejam absorvidos pelo organismo, tais como o algumas vitaminas, o sódio, o potássio, o fósforo e o cálcio como já temos citado.

Por conta disso, é possível também evitar problemas de indigestão como vômitos, constipação, gases, e dores na região do abdômen.

Bom para o sistema nervoso – a presença do magnésio no organismo também promove o fortalecimento do sistema nervoso, par prevenir e combater a ansiedade, o estresse as crises de pânico, e a até mesmo melhorar a qualidade do sono.

Outros benefícios – ingerir alimentos ricos em magnésio também contribui para quem deseja perder peso e é necessário para a saúde das gestantes preparando-as para o parto.

Leia também