Benefícios das Frutas Vermelhas para saúde inclusive a mental

É comprovado de que o consumo de frutas vermelhas pode trazer muitos benefícios a saúde. Mas quais são esses benefícios das frutas vermelhas para a saúde? O fato é que elas trazem nutrientes para nossa saúde que são determinantes e não devem faltar na alimentação diária.

Frutas vermelhas

De tons vermelhos intensos elas são simplesmente deliciosas, perfumadas e só de olhar já abrem o apetite de qualquer um. Essas frutinhas que aparecem em diversos tamanhos e formatos, são capazes de grandes benefícios a saúde. E existem muitas delas como mirtilos, cerejas, pitangas, amoras, morangos, framboesas, açaí, ameixas, jabuticabas, uvas, romãs, melancia, goiabas, maçãs, acerolas, e até a goji Berry que é uma sensação do momento.

Propriedades das frutas vermelhas

Ricas em vitaminas como as do tipo B, C e E, elas são consideradas alimentos poderosos que trazem antioxidantes como os flavonoides e as antocianinas e combatem o envelhecimento, o câncer e tantas outras doenças degenerativas.

frutas vermelhas

Todas as propriedades dessas frutas tem o poder de neutralizar os danos causados ao organismo pelos radicais livres. Além de tudo, as frutas vermelhas são de extrema importância no fortalecimento dos ossos, especialmente das mulheres na menopausa, prevenindo a osteoporose.

Algumas frutas como a acerola e a goiaba, por exemplo, tem o poder de combater a anemia, e quando consumidas juntamente com alguma fonte de ferro, ajuda na absorção e assimilação do ferro no organismo, combatendo a anemia.

Os benefícios das frutas vermelhas também chegam a visão. E trazem minerais também como o fósforo, cálcio, magnésio, grande quantidade de água, o que ajuda muito na eliminação dos líquidos do corpo.

As goji berrys, por exemplo, são ricas em propriedades antioxidantes e ainda minerais e vitaminas como ferro, selênio, fósforo, zinco, cobre, vitaminas B1, B2, B6 e E.

As vermelhinhas também trazem quantidades significativas de proteínas e gorduras, e ganham o sabor adocicado justamente por serem ricas em carboidratos.

Benefícios das frutas vermelhas para a saúde

As frutas vermelhas trazem propriedades impressionantes, capazes de combater os radicais livres, combater o envelhecimento precoce, combater cânceres, doenças cardíacas, diabetes. Além de que podem aumentar ou melhorar as funções do cérebro, melhorar a visão e aumentar o poder de autoimunidade do corpo. Ajudam também no combate a prisão de ventre.

Emagrecimento – as frutas vermelhas trazem geralmente baixas calorias, e por isso auxiliam no emagrecimento. Promovem a sensação de saciedade, regulam o funcionamento intestinal e trabalham na redução do mal colesterol.

A melhor maneiras de ingerir essas frutas, é justamente in natura, pois dessa maneira é possível aproveitar todos os seus nutrientes, além de ganhar os benefícios das fibras nelas contidas.

Entre as frutas vermelhas, as mais usadas no processo de emagrecimento são a framboesa, melancia, morango, amora, goji Berry, cereja.

Como usar as frutas vermelhas em favor da sua saúde

Para que o organismo tenha pleno aproveitamento das propriedades dessas frutinhas, e para que nada se perca, é importante comê-las in natura. E na quantidade de 3 a 5 porções por dia. Por já serem docinhas, são uma ótima maneira de substituir os doces e açúcares.

Frutas vermelhas secas

Apesar de perderem grande parte das suas propriedades como a vitamina C, betacarotenos e antioxidantes, após serem secas, ainda trazem a vantagem de serem ricas em calorias, fibras e ainda carregam muitos nutrientes. é uma excelente maneira também de conservá-las por mais tempo.

Chás e sucos de frutas vermelhas

Você pode fazer deliciosos sucos e chás de frutas vermelhas. Os chás especialmente tem o poder de acelerar o metabolismo e ajudar na queima de calorias, aumentando o consumo energético.

Já os sucos podem trazer benefícios como o de desintoxicação do organismo, além de trazerem benefícios emagrecedores.

benefícios das frutas vermelhas

Geleias de frutas vermelhas

Quem ainda nunca se rendeu ao sabor inconfundível das geleias de frutas vermelhas? é simplesmente uma delícia, e apesar de não ser a mesma coisa que comer as frutas ao natural, essas também dispensam muitos nutrientes.

A goiaba, por exemplo, é rica em carotenos, e quanto mais cozida mais acentua suas propriedades, sendo bem semelhante ao tomate.

Cuidados ao usar as frutas vermelhas

Assim como qualquer outro tipo de fruta, as vermelhas também exigem uma boa higienização, especialmente quando não se sabe sua origem. Então, você poderá higienizá-las muito bem e acondicionar em sacos plásticos. Sendo que estarão prontas para o seu café da manhã, na hora em que quiser.

Para higienizá-las adequadamente você deverá lavá-las em água corrente e depois mergulhá-las numa solução de hipoclorito de sódio por uns 15 minutos. A solução pode ser na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água. Depois desse tempo, você deverá enxaguar as frutinhas em água corente e se deliciar com o sabor que elas oferecem.

Você poderá também bater as frutas com leite, iogurte, enfim, do jeito que mais desejar.

Obs.: É importante saber qual seja a procedência das frutas, e evite as que são sujeitas a muitos agrotóxicos, pois por mais que sejam bonitas, poderão não trazer benefícios a sua saúde.

Outro fator importante é você saber variar as frutas a cada dia, e não se condicionar a comer sempre as mesmas todos os dias.

A polpa de frutas frescas congeladas também são uma alternativa para quem deseja aproveitar ao máximo os nutrientes das frutas vermelhas.

Receitas de bebidas com frutas vermelhas

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá vermelho

  • 5 morangos limpos e maduros

  • 5 framboesas limpas e maduras

  • 1 ameixa vermelha limpa

É só bater tudo no liquidificador e tomar logo em seguida. Você poderá colocar gelo também para ficar mais geladinho.

Suco de morangos

Ingredientes:

  • 1 xícara de morangos limpos e frescos

  • 1 copo de água gelada

  • Se quiser alguns cubos de gelo

Coloque tudo no liquidificador e bata bem. Depois tome esta bebida refrescante imediatamente. Não coloque açúcar nos sucos, pois com certeza, o açúcar inibirá muitos dos benefícios possíveis sem a adição deste.

Salada de frutas vermelhas

Ingredientes:

  • 1 xícara de mirtilos limpos

  • 1 xícara de framboesas limpas

  • 1 xícara de amoras pretas

  • 1 xícara de morangos limpos e picados

  • 2 colheres de sopa de semtnes de girassol

Como fazer:

Lave, limpe bem todas as frutas e pique, jogue as sementes de girassol por cima e coma imediatamente.

As frutas vermelhas não são de hoje, pois os romanos, por exemplo, costumavam usar morangos para atenuar os problemas da melancolia.

Shake de frutas vermelhas

Ingredientes:

  • Meia xícara de mirtilos

  • Meia xícara de framboesas

  • Meia xícara de morangos

  • 1 colher de linhaça dourada

  • 1 copo de água e gelo

  • 3 colheres cheias de leite de soja em pó

Como fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, e tome imediatamente.

Shake de morangos

Ingredientes:

  • 1 xícara de morangos

  • 1 copo de leite desnatado ou 1 copo de água e 3 colheres de leite de soja em pó

Como fazer:

Bata tudo no liquidificador, coloque alguns cubos de gelo e tome imediatamente. É uma delícia.

Iogurte com frutas vermelhas

Ingredientes:

  • 1 copo de iogurte natural

  • A fruta vermelha que você tiver disponível no momento

Como fazer:

Bata tudo no liquidificador de maneira rápida e tome imediatamente. Você poderá ainda acrescentar sementes e aveia ao seu iogurte.

Paletas mexicanas com frutas vermelhas

Ingredientes:

  • 1 xícara de frutas vermelhas variadas como morangos, framboesas, mirtilos e outras

  • 200 ml de água

  • 1 colher de goji Berry

  • 1 colheres de sopa de hibisco seco

Modo de fazer:

Faça o chá com o chá com o hibisco e a água. Ferva a água, coloque o chá e deixe assim abafado por 10 minutos, então deixe esfriar. Coe depois de frio e coloque no liquidificador com ½ xícara de frutas vermelhas. Misture o restante das frutas vermelhas e o goji Berry. Coloque em formas de picolé e leve para congelar.

Depois é só se deliciar com essas delicias refrescantes.

Dica importante: segundo estudo divulgado nos EUA, as frutas vermelhas tem o poder de melhorar a saúde mental dos idosos. Por ativar os mecanismos do cérebro, limpam ao mesmo tempo em que reciclam as propriedades toxicas que podem estar relacionadas a problemas mentais e perda da memória.

Se você tem problemas de colesterol, use 3 vezes na semana uma mistura de morangos com sementes de linhaça que além de prevenir o envelhecimento e ser um antioxidante, também impede a oxidação do colesterol e mantém as fibras de colágeno.

Então, agora me diga como não ter essas frutinhas fazendo parte da sua mesa todos os dias? Elas são poderosas assim como todos os outros alimentos naturais, basta saber usá-los.

Leia também