Benefícios da Melancia para saúde, conheça vários

Não apenas por seu sabor, mas também pelos benefícios da melancia para a saúde fazem dessa fruta uma das mais preferidas, especialmente nos dias quentes de verão, uma vez que ela é refrescante, e uma ótima opção também para matar a sede e a fome.

O maior produtor mundial de melancias é a China e hoje podemos encontrar pelo menos 300 variações da fruta, e tem até as espécies com mutação transgênica.

A melancia é uma fruta rica em nutrientes necessários para o organismo, porém precisamos ter alguns cuidados ao ingeri-la, uma vez que ela é monofágica e não deve ser ingerida junto com outros alimentos. Além disso, precisamos cuidar para que ela esteja realmente madura e não esteja murcha, pois nesse caso, pode ser perigosa para a saúde ao invés de ser saudável.

Então no momento de abrir essa melancia com uma faca, observe com cuidado, se ela estalar como que querendo forçar sua abertura, tome cuidado, pois ela está começando a murchar. Nesse caso, podemos aproveitar muito bem o seu suco, porém, é melhor descartar o bagaço.

Nutrientes presentes na melancia

Entre os nutrientes presentes na melancia que fazem dela um importante aliado para a nossa saúde podemos destacar o ferro, magnésio, cálcio, potássio e a vitamina C. Além disso, a melancia é uma fruta com muita água e muito pobre em calorias.

Vamos então aos benefícios que a melancia tem a nos oferecer:

Ajuda a hidratar o corpo

Por oferecer uma excelente fonte de água, o consumo de melancia promove a hidratação do corpo, evitando muitos constrangimentos especialmente nos meses quentes do verão.

Por conta disso, essa fruta é especial principalmente para os praticantes de esporte, uma vez que ela também oferece uma rica fonte de minerais que ajudam a manter o nível de água no organismo, uma boa razão para fazer uso do suco natural de melancia.

Poderoso antioxidante – a melancia contém Licopeno, um carotenóide com poder antioxidante necessário para proteger o organismo contra o câncer. Esse carotenóide inibe as células cancerígenas evitando o seu desenvolvimento.

Bom para os rins – por ser também uma fonte de água e de potássio, o consumo de melancia favorece a saúde dos rins, contribuindo com a desintoxicação e ajudando no bom funcionamento do órgão. O potássio age em defesa dos rins, liberando o ácido úrico evitando que esse se transforme em cálculos renais.

Benefícios para o coração – a melancia não contém gordura e, além disso, contém vitamina C, beta-caroteno e o licopeno, nutrientes que em combinação contribuem para a saúde do coração.

Combate o colesterol – pelo fato de não conter gordura, e sim a vitamina C, o licopeno, e o beta-caroteno, certamente a melancia é altamente benéfica para combater o colesterol ruim no sangue.

Benefícios para a pele

Por conta da vitamina C e alguns antioxidantes, o consumo de melancia favorece a saúde da pele, mantendo-a macia e elástica, uma vez que a abundância de água presente na fruta favorece a hidratação. Ainda por conta dos antioxidantes ficamos mais protegidos contra os radicais livres e mesmo os raios do sol se tornam menos nocivos.

Bom para os diabéticos – ao contrário do que muita gente acredita a melancia também contribui com a alimentação dos diabéticos, uma vez que ela contém pouco açúcar e muita água. A Arginina presente na melancia também ajuda a melhorar a qualidade da insulina presente no corpo, sem contar que o magnésio e o potássio também contribuem com a qualidade dessa insulina.

Benefícios para o aparelho digestivo – a melancia é considerada como uma fruta que limpa o estômago e intestino, tudo por conta dos agentes desintoxicantes que ela apresenta na sua composição. Se ingerida 3 vezes por semana já é o suficiente para percebermos o poder da melancia para nosso organismo.

Benéfica para a saúde da visão – ainda por conta do beta-caroteno, da luteína e da vitamina C o consumo de melancia promove a saúde da visão, prevenindo contra a degeneração macular e catarata que é muito freqüente entre os idosos.

Combate o excesso de Amoníaco – sabemos que o amoníaco é necessário ao corpo, pois a partir dele acontece a síntese dos aminoácidos, porém quando existem as complicações renais, os níveis dessa substância se elevam e causa muitos danos a saúde. Com isso, se ingerirmos melancia com freqüência vamos ficar abastecidos também com Citrulina que é responsável por combater esse excesso de amônia.

Combate a impotência sexual masculina

Esse benefício fica por conta do suco natural da melancia que contribui com a dilatação dos vasos sanguíneos favorecendo a ereção. Isso acontece por conta da Arginina que aumenta o óxido nítrico para relaxar os vasos.

Benefícios para o sistema imunológico – a melancia é fonte de citrulina, um aminoácido que é metabolizado para arginina. A arginina é precursora na síntese de óxido nítrico que tem papel importante nos processos biológicos, entre eles, a agregação das plaquetas e a modulação do sistema imunológico que fica fortalecido.

Combate a pressão arterial – por conta do potássio e do magnésio encontrado na melancia, o uso freqüente dessa fruta contribui para regular a pressão arterial. O suco da melancia é benéfico para evitar o endurecimento das paredes das artérias, isso acontece por conta dos carotenoides.

Combate as infecções urinárias

Por conter muita água, a melancia tem ação diurética, e com a combinação de outros nutrientes ela funciona com muito poder desintoxicante, e, por isso, torna-se muito benéfica para a saúde do aparelho urinário.

Combate os inchaços – também por conta da água encontrada na melancia que a torna um alimento com poder diurético, o consumo dessa fruta promove a desintoxicação do organismo, e com isso também elimina os inchaços provocados pelas toxinas.

Receita de suco para hidratar o corpo e combater os inchaços: 1 xícara de gengibre cortada em cubos, 1 fatia bem generosa de melancia, 300 ml de água. Bata os ingredientes no liquidificador e beba em seguida, de preferência sem coar.

Combate a fadiga – pessoas que se sentem cansadas, quem sabe por conta de uma deficiência de nutrientes, ou por estar se recuperando de alguma doença devem ingerir o suco de melancia com freqüência, pois por conta dos minerais que ela apresenta especialmente o ferro, ela contribui para o restabelecimento rápido desses pacientes.

Calmante – depois de todos esses benefícios citados ainda podemos afirmar que a melancia tem efeitos calmantes, porém, nesse caso é preciso preparar um suco da fruta usando as sementes.

Dieta

Uma boa opção para a desintoxicação do organismo é fazer uma dieta de melancia por 3 dias. Nesse caso precisamos providenciar frutas saudáveis para substituir todas as refeições, uma vez que durante esse período, o único alimento a ser ingerido deve ser a melancia, sendo que na necessidade de beber água também deve ser substituída pelo suco de melancia.

Como citamos acima, pelo correto, a melancia não deve ser misturada com outros alimentos, por isso, substitua uma das principais refeições por esse alimento, dessa forma você vai contribuir para que essa fruta promova ainda mais a sua saúde.

Depois de tudo isso, aproveite para fazer planos desde já para mudar seus hábitos alimentares e cuidar melhor da saúde, afinal de contas a melancia tem tudo o que se espera dos alimentos, é barata, é suculenta, saborosa e rica em nutrientes.

Videos com informações sobre a Melância

 

Leia também