Benefícios da Granola para Saúde Coloque em seu cardápio

Vamos falar um pouco sobre os benefícios da granola, este alimento que muitos dizem ser calórico, mas que também traz muitos benefícios para o organismo. Este alimento recebe este nome, mas na verdade é um termo comercial adotado a já mais de 100 anos, e foi o famoso americano fabricante de cereais matinais o W. K. Kellogg que d eu este nome.

A mistura original deste cereal era a base de farinha de milho, farinha de trigo e aveia. Hoje a composição mudou um pouco, e é composta de castanhas, frutas secas, açúcar mascavo, mel, aveia entre outros. Este é um dos alimentos mais consumidos pelos americanos, quando se trata do café da manhã, mas, já está virando mania dos brasileiros também.

Valor nutricional da granola

Claro que o valor de nutrição deste mix de alimentos, vai depender da sua composição. Mas, mesmo com suas variações, este é um alimento de alto teor nutritivo para o organismo, além é claro, de que é muito prático. E o melhor ainda é que pode durar por um bom tempo, quando acondicionada em recipientes livres de umidade.

Quando utilizada de maneira correta, este é um alimento bastante importante para a saúde, e esta deve ser rica em fibras e pobre em açúcar. Mas para isso é importante estar atento a sua composição. Se esta for rica em gorduras, poderá ser um problema para sua dieta.

É sempre muito importante você conferir o teor de gordura e de açúcar antes de comprar a granola. Então, faça o seguinte:

  • Quantidade de açúcar – a quantidade máxima de açúcar que deve ter nas granolas deve ser de 8gr por porção. E fique atento ainda se não existe outros tipos de açúcares como melaço, xarope de milho, de arroz ou de aveia.

  • Calorias – para que a granola seja realmente saudável deve ter no máximo 400 calorias a cada 30 gramas, em média ¼ de copo.

  • Gorduras – busque por composições de granolas que tragam gorduras insaturadas. Estas fazem bem ao coração, enquanto as saturadas são prejudiciais. É importante também que estas contenham sementes com ômega 3. Cuide também para que a quantidade de gorduras, não ultrapasse os 2 a 3gr a cada 30 gramas. Deixe de lado as granolas que possuam gordura saturada tipo as hidrogenadas, essas são terríveis para sua saúde, especialmente para o coração.

  • Preste a atenção aos ingredientes – pois muitos deles podem ser somente para dar volume a granola, enquanto podem trazer malefícios como flatulências, e outros problemas digestivos.

Propriedades da granola

A granola é rica em vitaminas como A, E, C, e também em minerais como potássio, ferro, manganês, cálcio, zinco, fósforo, e ainda muitas fibras, e vitaminas do complexo B.

O uso habitual da granola poderá melhorar o funcionamento do organismo como um todo, inclusive a digestão. Pode ainda baixar o colesterol, melhora a saúde do coração, auxilia na perda de peso, previne a anemia e aumenta a energia.

Esta ainda colabora na melhora da memória, baixa os níveis da pressão arterial, melhora a aparência da pele, unhas e cabelos, fortalece os ossos, estimula o crescimento de novos tecidos, estimula o sistema hormonal e regula o diabetes.

Benefícios para a saúde e corpo

  1. Baixa o colesterol – especialmente as fibras solúveis da aveia, são especiais para combater o colesterol alto, isso porque estas se ligam aos ácidos biliares, fazendo com que as moléculas de gordura se quebrem, permitindo que passem sem serem absorvidas pelo organismo.

  2. Facilita a perda de peso – por conta das fibras que ajudam a causar a sensação de saciedade, pois demoram mais para serem digeridas, e consequentemente, a pessoa acaba comendo menos. As fibras também são essenciais para o bom funcionamento do intestino, ajudando na redução do peso. Somente não favorecerá se acontecer de ter muito açúcar na composição.

  3. Faz bem ao coração – as fibras ajudam a retirar o colesterol ruim das artérias, o LDL, evitando problemas de coração como ataques cardíacos, derrame, aterosclerose e outras doenças.

  4. Melhora a energia corporal – a granola acaba otimizando o metabolismo do organismo. Por isso é uma alimento bastante aprovado pelos esportistas, uma vez que ajuda o corpo a ter energia.

  5. Previne a anemia – outro grande benefício da granola é que o alto teor de ferro encontrado na aveia, acaba suprindo a carência do organismo. A anemia causa transtornos ao organismo como cansaço, dores de cabeça, dificuldades de aprendizado e de concentração, problemas intestinais, entre outros. 1 copo de granola equivale a 1/3 da necessidade diária do consumo de ferro.

  6. Ajuda a baixar a pressão arterial – a aveia contém baixo teor de sódio e alto teor de potássio, portanto tem o poder de baixar a pressão arterial. E se a granola tem ainda a adição de frutas secas ou frescas como a banana, por exemplo, se torna ainda mais eficiente. É perfeito o uso da granola com leite desnatado ou iogurte natural. A pressão arterial alta pode causar sérios problemas renais, derrame, doenças do coração entre outras. É bom cuidar.

  7. Melhora o cérebro – a granola com todos os seus ingredientes é poderosa para o bom funcionamento do cérebro. Isso porque contém ômega 3, vitamina E, que é uma poderoso antioxidante que protege o organismo dos radicais livres, e, melhora o funcionamento do sistema nervoso. Este alimento também traz as vitaminas do complexo B que dão suporte ao organismo devido a energia gasta pelo metabolismo. Trabalha também no desenvolvimento celular, e na prevenção de más formações no tubo neural dos bebes. Por ter alto teor de potássio e ser pobre em sódio, funciona como vasodilatador, baixando a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea e a oxigenação do cérebro.

  8. Melhora a pele e os cabelos – a vitamina E encontrada nos ingredientes da granola, são essenciais para melhorar a circulação sanguínea, para a saúde do coração e o fortalecimento das unhas e cabelos, e também para evitar o envelhecimento precoce da pele.

  9. Controle do diabetes – a granola normalmente tem alta concentração de manganês, o que permite que esta tenha seu papel importante na regulação dos níveis de açúcar no sangue, estimulando ou liberando a insulina. Mas é preciso tomar cuidado com as proporções de açúcar.

  10. Prevenção do câncer – os cereais integrais, sementes e castanhas, são ricos em fibras, e devem fazer parte da dieta saudável. Estes ainda dispensam vitamina B, fitoquímicos que ajudam a manter as células do organismo saudáveis e livres do câncer. O manganês encontrado na granola age como antioxidante, livrando as células das mutações.

Hoje, você tem a opção de comprar sua granola pronta ou então fazer suas receitas de granola em casa. O legal de você fazer suas receitas é que você poderá incrementar do jeito que quiser, colocando os ingredientes do seu gosto.

Busque por receitas variadas na internet e tente fazer, você vai perceber que é tudo muito fácil, e você só precisa cuidar para que esta não queime na hora de estar no forno.

Como usar a granola

A granola pode ser usada como já disse, com leite, com iogurte natural, com sucos de frutas ou nas vitaminas, e devido ao seu baixo valor calórico, é perfeita para uso em dietas de emagrecimento.

Leia também