BENEFÍCIOS DO CRAVO DA ÍNDIA PARA SAÚDE, ESPECIARIA MILAGROSA

Ao conhecermos os benefícios do cravo da índia para a saúde certamente podemos ter muitas vantagens, uma vez que nessa vida sempre estamos sujeitos a enfrentar problemas com todo tipo de enfermidades, e, nesse caso, se soubermos como usar esse condimento fica mais fácil solucionar esses problemas.

O cravo da índia é muito conhecido na culinária, mas muita gente ainda não sabe que seus benefícios se estendem muito além de seu uso em pratos especiais, pois graças aos nutrientes que eles apresentam, podem e devem ser usados na prevenção e combate a muitas doenças.

Mesmo com seu pequeno tamanho, o cravo contém potássio, fósforo, ferro, manganês, iodo, fibra dietética, vitamina K, vitamina C, ômega-3, cálcio, magnésio, entre outros nutrientes. Com tudo isso, não podemos duvidar de que os benefícios desse pequeno condimento são muitos. (Leia: CONHEÇA AS VITAMÍNAS DO COMPLEXO B E SUA FUNÇÃO NO ORGANISMO )



Vamos então a alguns desses benefícios:

Combate as náuseas e vômitos

Por conta de suas propriedades os cravos combatem facilmente as náuseas e os vômitos, sejam essas complicações causadas por uma indigestão ou quem sabe as náuseas que comumente as mulheres grávidas sofrem. Para facilitar, tenha esse condimento sempre disponível em casa, aproveitando para providenciar também o óleo de cravo que também é muito útil.

Uma boa idéia para combater tanto as náuseas como os vômitos é beber o chá preparado com o cravo.

Ajuda na digestão – o cravo da índia tem propriedades carminativas, contribuindo no processo de digestão. Uma dica muito válida é mastigar com cuidado um cravinho sempre depois das refeições, pois além de auxiliar a digestão ainda contribui com bom-hálito. O cravo também promove a produção de enzimas que contribuem com a saúde de todo o sistema digestivo. (Conheça também: BENEFÍCIOS DA CANELA PARA SAÚDE BASEADOS EM ALGUMAS EVIDENCIAS )

Bom para o sistema respiratório

Por apresentar propriedades antibacterianas, antiinflamatória e expectorante, o uso de cravo para combater as doenças do aparelho respiratório é bastante eficaz. Com o cravo combatemos doenças como a Tuberculose, Bronquite, Asma, Dores de Garganta, entre outras doenças relacionadas à respiração.

Para um tratamento rápido com bons resultados, basta ingerirmos até 3 xícaras de chá de cravo todos os dias. Para prevenir-se contra as doenças do aparelho respiratório ainda podemos nos acostumar a ingerir 2 cravinhos todos os dias.

Combate as dores de cabeça – dor de cabeça motivada pela tensão nervosa em nossos dias está se tornando cada vez mais comum. Para combater essas dores que por vezes são conhecidas como enxaqueca, podemos usar um tecido embebido com o óleo de cravo sobre a testa por pelo menos 20 minutos.

Combate as dores no ouvido – o cravo com suas propriedades anestésicas e antibacterianas também é benéfico para curar as dores de ouvido provocadas por inflamações. Para combater esses transtornos que acontecem especialmente nas crianças, basta triturar alguns cravos e misturá-los a 1 colher de azeite de oliva quente para descansar por 20 minutos.

Depois disso, coamos esse azeite para ser colocado no ouvido do paciente com a ajuda de um conta gotas para não exagerar na porção. Já para quem tiver o óleo de cravo a disposição é só aquecê-lo levemente e colocá-lo no canal do ouvido tapando em seguida com um algodão.

Combate o estresse

O cravo tem um aroma bem característico, bastante forte, porém muito apreciado e por conta do Eugenol, substância presente nesse condimento, o cravo também é eficaz para combater o estresse, pois o Eugenol age como relaxante muscular. O conselho, nesse caso, é ingerir 1 xícara de chá de cravo preferencialmente a noite antes de ir para a cama.

Bom para a pele – para combater as impurezas da pele como cravos, espinhas e até mesmo a pele escamosa, misture 1 gota do óleo de cravo em 10 gotas de óleo de coco e aplique sobre a região da pele afetada com ajuda de um cotonete ou pedaço de algodão pelo menos 3 vezes ao dia.

Bom para as articulações – por ser rico em ferro, cálcio e ainda apresentar propriedades antiinflamatórias e analgésicas o cravo também é benéfico para combater as dores nas articulações. Nesse caso, use o óleo do cravo para massagear as áreas doloridas do corpo, mas para economizar nesse óleo, misture-o ao azeite de oliva.

Para melhores resultados, essa massagem deve ser feita por alguns minutos, várias vezes ao dia. Já para quem não tiver óleo de cravo em casa poderá assar alguns cravos, enrolar em uma toalha e aplicar ainda quente sobre a região dolorida.

Combate o mau hálito – o cravo também é um excelente anti-séptico bucal e por ser um bactericida natural combate as bactérias que se encontram na boca e que contribuem com o mau-hálito. Para esse benefício, basta mascar um dente de alho por alguns minutos ou então preparar um chá com alguns cravinhos para fazer gargarejos, enxaguar a boca e depois então beber.

Combate a dor de dente – por conta das propriedades analgésicas e antiinflamatórias o uso do cravo para combater as dores de dente também é muito eficaz, e isso, já é conhecido há muitos anos. Além de combater as inflamações e o inchaço, o alho também ajuda a combater as dores de dente. (Leia: DENTE DO JUÍZO OU SISO – ENTENDA PORQUE VOCÊ DEVE EXTRAI-LO )

Quando dispomos do óleo de cravo, basta embeber um pedaço de algodão nesse óleo e esfregar sobre o dente dolorido e na gengiva. Em poucos minutos a dor vai passar, porém, isso não isenta ninguém de buscar pelo dentista logo que for possível, pois a dor vai voltar, mesmo que demore um pouco.

Combate o colesterol

O chá preparado com o cravo da índia possui também algumas propriedades antioxidantes e com isso, também contribui com o melhor funcionamento da glândula tireóide. Além disso, acelera o metabolismo e com isso, promove a salivação necessária para a melhor digestão o que acaba promovendo a queima de gordura evitando que estas sejam absorvidas pelo sangue.

Combate a obesidade – com a contribuição do cravo da índia também podemos preparar alguns tipos de chás para emagrecer. Porém, para melhores resultados ainda precisamos usar canela e gengibre. (Recomendamos: SHAKES E SUCOS PARA BEBER A NOITE NO LUGAR DA JANTA )

Receita de chá – 10 cravos da índia, um pedaço pequeno de canela em rama, duas colheres de gengibre ralado. Para preparar o chá é só colocar todos os ingredientes para ferver em 500 ml de água mantendo no fogo por 5 minutos depois que começar a ferver.

Passado esse tempo, deixe o chá esfriar para beber durante o dia sem adicionar açúcar ou adoçante.

Tintura de cravo da índia – podemos ainda preparar a tintura de cravo da índia para usar no combate a dores de dente, infecções da pele, micoses, dores de garganta, entre outras complicações.

Para fazer a tintura basta providenciar 50 gramas do condimento para 1 litro de álcool etílico ou aguardente. Faça a mistura e deixe descansar por 7 dias e depois disso é só usar quando for necessário.

Para amenizar a prisão de ventre – para o problema com a prisão de ventre, basta massagear a barriga com a tintura preparada com o cravo da índia. Também podemos usar essa tintura para beber, mas, nesse caso, precisamos misturar 3 gotas dessa mistura em 1 colher de água morna por pelo menos três vezes ao dia.  (Leia: REMÉDIOS CASEIROS PARA CURAR PRISÃO DE VENTRE )

Combater problemas ginecológicos – preparando um chá com cravo da índia ainda podemos solucionar problemas ginecológicos, como infecções e qualquer outro tipo de desconforto nas regiões genitais na mulher relacionados à DSTs. Nesse caso preparamos o chá para usá-lo em banhos de assento.