Alimentos que combatem a Anemia, Remédios para Tratamento

Pelo bem de nossa saúde, é importante conhecer os alimentos que combatem a Anemia, um problema do qual ninguém está livre, que acontece devido à falta de sangue ou pela sua pobreza, o que acaba trazendo danos para todo o organismo.

Definimos a Anemia como uma condição do sangue que apresenta baixos níveis de hemoglobina, causado pela falta de alguns nutrientes especialmente ferro, proteínas, zinco e vitamina B12.

A ANEMIA FERROPRIVA

É o nome que damos ao tipo de anemia causada pela deficiência de ferro. Esse mineral é necessário no organismo, pois ele atua na produção de células vermelhas no sangue.

Quem está mais sujeito a doença – em geral, as crianças, meninas adolescentes, mulheres na fase de lactação ou reprodução é que são mais sujeitas a essa doença, mas também é grande o número de idosos que podem enfrentar esse problema.

SINTOMAS DA ANEMIA

Os sintomas da anemia não são bem reconhecidos, pois podem ser confundidos com outras doenças. Entre eles está a fadiga acentuada, falta de apetite, falta de disposição para o trabalho ou atividades físicas, palidez na parte interna do olho (olho de peixe morto).

Outros sintomas – nas crianças ainda existem a falta de concentração especialmente nos estudos, muito sono e falta de disposição para brincadeiras.

alimentos para anemia

COMO TRATAR A ANEMIA

Para tratar a anemia podemos dispor de soluções provenientes dos próprios alimentos, pois existem algumas espécies que são ricos em ferro e outros minerais que contribuem para fortalecer o sangue devolvendo-lhe a saúde.

Mas para que tenhamos bons resultados apenas com os alimentos, é preciso detectar esse mal ainda no começo, pois com uma situação mais grave, certamente será necessário os remédios químicos, como os suplementos a base de ferro.

Antes de falarmos dos alimentos que são ricos em ferro, devemos lembrar que também é necessário ingerirmos alimentos que ofereçam a vitamina C, pois essa vitamina favorece uma melhor absorção do férro pelo organismo. Entre os alimentos com essa vitamina se destacam as frutas como a laranja, a goiaba, o kiwi, morangos, entre outras.

Vamos então a algumas opções entre os alimentos que contribuem para combater a anemia:

ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL

Apesar de não serem os mais recomendados, alimentos como carne vermelha e fígado bovino são ricos em Ferro, porém são de difícil digestão, por isso, melhor é optar pelos alimentos de origem vegetal.

ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL

Couve-folha – além do ferro, a couve-folha rica em vitaminas e outros minerais, e por isso, coloca-se entre os principais alimentos de origem vegetal para manter a saúde do organismo. Essa folha pode ser ingerida naturalmente em forma de saladas, ou ainda em forma de suco combinado com o limão, que também se torna útil para combater os problemas estomacais.

Espinafre – um vegetal rico em ferro, o espinafre não deveria faltar em nossa mesa, pois também contém cálcio e fósforo, além de, vitamina A, e vitaminas do complexo B entre outros nutrientes essenciais a saúde do organismo.

Essa hortaliça pode ser usada como salada em combinação a outros alimentos, em assados, ou então nos sucos combinados com limão e outros ingredientes. De qualquer forma ele é muito útil no combate a anemia.

Beterraba – preparada crua ou cozida, essa hortaliça pode ser aproveitada por inteiro, seja como salada ou em forma de sucos, sendo uma ótima opção para quem precisa repor os níveis de ferro no organismo. Porém, não devemos exagerar com ela, uma vez que ela é rica em açúcar.

Feijão – esse grão é muito apreciado, sendo que muita gente que não ingere carne sente falta quando uma refeição na hora do almoço não tem feijão. O feijão é rico em ferro, proteína e outros nutrientes para a saúde, mais uma opção entre os alimentos que podemos ingerir para combater a anemia.

Mel – um doce alimento muito rico em nutrientes, o mel também é de grande importância no combate a anemia, uma vez que ele contém ferro, manganês e cobre, 3 ingredientes necessários para a síntese da hemoglobina. Esse alimento ainda oferece propriedades antibióticas, com isso, previne e combate outras doenças mais.

Ainda podemos relacionar alguns remédios naturais que são eficientes no combate a anemia, tais como:

Suco de cenoura, couve e beterraba – providencie 2 cenouras médias, 1 beterraba média, 2 folhas de couve-folha e mais 1 litro de água. Bata todos os ingredientes juntos no liquidificador, coe e beba em seguida.

Esse suco deve ser ingerido pelo menos 3 vezes ao dia.

Suco de dente-de-leão com limão – na falta dessa hortaliça podemos substituir por couve-folha ou chicória. Providencie então 10 folhas da hortaliça, suco de 1 limão e 250 ml de água. Bater os ingredientes no liquidificador, coar e beber logo em seguida.

Frutos diversos – abacate, coco, cereja, amoras, damasco seco, entre outros também são ideais para consumo no caso de precisar repor ferro no organismo para combater a anemia. Porém é importante nessa hora evitar os alimentos que contém o cálcio, pois nesse caso, esse mineral dificulta a absorção do ferro pelo organismo.

Caldo de cana – o doce sabor da cana também contribui com o combate a anemia, por isso, o caldo de cana, também conhecido por garapa, ingerido com suco de limão, além de alimentar, fornece muitos nutrientes essenciais para a saúde do sangue. Apesar de ser muito doce, esse alimento também é recomendado para os diabéticos.

Suco de uva – providencie um cacho de uvas vermelhas, 1 ovo caipira, e 2 colheres de mel. Bata esses ingredientes no liquidificador com 50 ml de água, apenas para não ficar muito consistente e então beba logo em seguida depois de coar.

Suco de salsinha com couve e limão – providencie o suco de 1 limão, 3 folhas de couve e mais 10 ramos médios de salsinha. Bata esses ingredientes no liquidificador com 200 ml de água e beba em seguida sem passar no coador.

Suco de agrião com limão e mel – rico em nutrientes para o organismo, esses 3 ingredientes juntos são altamente eficazes no combate a anemia. Prepare o suco com 200 ml de água, 10 ramos de agrião, suco de 1 limão, e 2 colheres (sopa) de mel.

Bata os ingredientes no liquidificador e beba em seguida, sem deixar para mais tarde.

REMÉDIOS PARA ANEMIA FARMACÊUTICOS

Para casos mais severos, existem algumas opções em remédios farmacêuticos, porém, é preciso ser cauteloso, uma vez que eles podem apresentar os efeitos colaterais, o que é muito freqüente em remédios químicos.

Em geral, esses medicamentos consistem em suplementos vitamínicos ou de ferro, que podem ser administrados tanto para crianças como para adultos, desde que seja sob recomendação médica.

Entre as opções em remédios farmacêuticos para combater a anemia podemos destacar:

Mayrafer – esse medicamento é destinado para tratar anemia em crianças e tem um sabor semelhante ao doce de leite e é encontrado em gotas ou comprimidos.

Sulferrol – sem necessidade de receita médica, esse medicamento também é disponível na forma líquida ou em comprimidos.

Sulfato Ferroso – esse medicamento é receitado para os casos mais graves da doença e tem um sabor bem desagradável de ferro enferrujado.

Existem ainda outros tipos de anemia, tais como a Falciforme, Aplástica, Fanconi, Hemolítica, entre outras, cada uma com seus sintomas, porém todas elas com graves riscos a saúde se não forem tratadas com urgência.

Somente quem já sofreu com essa doença para explicar sobre os muitos transtornos, por isso, levando-se em conta que o melhor remédio é sempre a prevenção, se necessário, mude seus hábitos alimentares e da sua família para manter a saúde de todos sempre em alta.

Leia também