Alimentos que Ajudam no Crescimento da Criança e aumentam a Inteligência

Estar ciente dos alimentos que ajudam no crescimento é de suma importância para os pais com filhos pequenos, por isso, é também necessário que as crianças adquiram hábitos alimentares saudáveis desde cedo, e para isso, os pais é que precisam dar o exemplo se alimentando com alimentos saudáveis apenas.

Entre os principais alimentos que não podem faltar para a criança destacamos:

Alimentos que contém ferro – entre esses alimentos devemos dar preferência para os mais naturais como o feijão, lentilha, ervilhas, beterraba, folhas escuras como espinafre e couve e brócolis.

Também podemos indicar a carne vermelha e fígado de boi, que são bons alimentos para quem tem anemia, porém esses não são os mais indicados mesmo sendo ricos em ferro.

Alimentos que contém a vitamina A como o melão, cenoura, batata doce, abóbora, espinafre, brócolis e ovos. A vitamina A é muito importante no desenvolvimento das células e da derme e ainda estimula no crescimento.

Alimentos com vitamina C como a acerola, laranja, tangerina, kiwi, pimentão, abacaxi, entre outros. Essa vitamina tem grande poder antiinflamatório e ainda oferece propriedades antioxidantes contribuindo para prevenir doenças.

Alimentos que contém a vitamina D como o óleo de peixe, salmão, sardinha, cogumelos e ovos. Não devemos esquecer que o maior fornecedor dessa vitamina é o Astro-Sol, por isso é importante tomar sol todos os dias em no horário adequado.

A vitamina D é essencial para a formação dos ossos permitindo que se mantenham fortes, além disso, ela influencia consideravelmente no sistema imunológico, sendo também necessário para combater doenças como artrite reumatóide e esclerose múltipla.

alimentos que ajudam no crescimento

Alimentos que contém cálcio como o leite, queijos, iogurte, cereais integrais, batata-doce, hortaliças diversas, frutas e ainda o peixe fresco.

Além de contribuir para ossos e dentes fortes na criança, já está comprovado que o cálcio também ajuda no tratamento para emagrecer, pois na corrente sangüínea ele inibe as enzimas responsáveis pela formação das células que armazenam gordura no corpo.

Quando a criança é bem alimentada, ela não apenas vai crescer, mas vai ficar mais imune a doenças, por isso organize um cardápio diário para ela, sempre com opções em alimentos que combinem entre si.

O que atrapalha no desenvolvimento saudável da criança

Evite sempre os alimentos refinados e industrializados como os doces, os salgadinhos extrusados, massas brancas industrializadas, refrigerantes e sucos artificiais, entre outros produtos colocados bem a vista do público no mercado.

O que faz bem pra criança crescer saudavelmente

Ensine a criança a dar valor à boa alimentação desde pequeno, alimente-o com sucos naturais, cereais integrais, frutas, amêndoas, legumes e muita água pura durante o dia.

Conheça também: Os benefícios do Suco de Uva Integral

Os alimentos ricos em nutrientes são os mais indicados para a saúde e consequentemente para estimular o crescimento quando a criança bem alimentada vai crescer com os dentes e ossos fortes.

Então nos alimentos não deve faltar a proteína, vitaminas diversas e os minerais.

Estimule a prática de esportes

Mas alimentar-se bem apenas, não basta, a criança precisa ter o hábito de praticar esportes, tais como natação, caminhadas, exercícios aeróbicos, entre outros, pois a atividade física garante o aumento de capacidade cardiorrespiratória e a distribuição do oxigênio por todo o corpo evitando a obesidade que prejudica o crescimento

Leia também