ALIMENTOS COM FERRO PARA ANEMIA, ATENTE-SE

Conhecer sobre os alimentos com ferro certamente é importante para todos nós, pois esse mineral é de grande importância para a saúde, e a sua deficiência no organismo pode causar problemas muito sérios especialmente para as crianças e para as mulheres no período de gestação e amamentação.


O ferro tem como principal função a produção de células vermelhas no sangue e no transporte do oxigênio para todo o organismo. Em nossos dias por conta do maus hábitos na alimentação é muito grande o número de pessoas mesmo entre os adultos que sofrem com a carência desse mineral no organismo.

Em geral, as pessoas que ingerem poucas verduras correm risco de sofrer com a deficiência de cálcio e isso, ainda, sem contar que quando existe uma maior ingestão de alimentos com cálcio, esse mineral interfere para que o ferro não seja bem assimilado no organismo, e com isso, a deficiência se torna ainda maior.



Quando se trata de alimentos que contém o ferro, sem dúvidas as opções em alimentos ficam por conta dos alimentos de origem animal, ou melhor, as carnes, especialmente as carnes vermelhas, porém, é importante lembrar que a carne também oferece algumas toxinas que se tornam nocivas ao ser humano, por isso, é preciso um pouco de cautela ao se buscar por esse alimento e ainda não exagerar na quantidade ingerida.

Quantidade diária de ferro necessária

As necessidades diárias de ferro variam conforme o sexo, a idade e a fase fisiológica do ser humano. Em geral funciona assim, as crianças necessitam de uma quantidade variável de 6 a 12 mg/dia, os homens adultos necessitam de 10 mg/dia, as mulheres adultas necessitam de 15 mg/dia, as gestantes precisam de uma porção de 30 mg/dia enquanto que as mulheres que estão amamentando precisam de 16 a 19 mg/dia de ferro.

Carência do mineral – quando está existindo a carência do ferro no organismo, podemos até desconfiar, porém é necessário buscar por ajuda médica para que sejam feitos os devidos exames laboratoriais para se chegar ao diagnóstico e assim tomar as providencias para repor esse mineral.

Sintomas da falta de ferro no organismo

Quando o indivíduo está com deficiência de ferro no organismo poderá sentir fadiga, falta de apetite, falta de disposição, palidez na pele e na parte interna dos olhos, palidez nas gengivas. Ainda nas crianças pode ser observada a dificuldade para aprender, apatia e sem animo sequer para os momentos de brincadeiras.

Anemia – quando existe a carência de ferro já comprovada, denominamos que o paciente está com Anemia Ferropriva. Essa doença afeta uma grande parte da população mundial onde se encaixam crianças, mulheres gestantes, mulheres em fase de amamentação, meninas adolescentes, mulheres em fase de reprodução, e ainda os homens na fase da adolescência, adulta e com idade avançada, porém esses são menos afetados.

O maior risco de uma anemia por falta de ferro acontece na vida das mulheres no tempo de gestação até o trabalho de parto, e por conta dessa situação ainda existem grandes riscos de nascimento prematuro com bebes de baixo peso ao nascer.

Porém, o risco existe sempre que acontece a deficiência na alimentação onde o ferro é absorvido em pouca quantidade para causar a sua deficiência no organismo, e, nesse caso, pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer idade.

Alimentos que fornecem o ferro

Já falamos sobre as carnes que são os alimentos de maior fonte de ferro. Mas em nossos dias, sabendo da forma como os animais são criados e tratados, já não é novidade de que a carne, especialmente a carne vermelha não são os alimentos mais apropriados ao ser humano.

Temos ainda outros alimentos que contém ferro, e entre eles estão:

Cereais integrais – aveia, trigo integral, arroz integral, farelo de trigo integral, entre outros.

Sementes – sementes de abóbora, gergelim, girassol, linhaça, entre outras.

Verduras – agrião, brócolis, couve, mostarda, espinafre, entre outras.

Frutas – pêssego, uva passas com semente, figo, abacate, morangos, cerejas, amoras pretas.

Grãos – entre os grãos que contém ferro podemos indicar os feijões com todas as variedades, a lentilha, grão de trigo, grão de bico, entre outros.

Para os adeptos do vegetarianismo, o queijo de soja (tofu) é uma fonte importante de ferro. Cada 100 gramas do queijo encontramos 2,7 mg de ferro o que equivale a 19% da necessidade diária do mineral.

Ainda temos os frutos do mar como as ostras com 9,2 mg de ferro para uma porção de 100 gramas, o polvo com 9,5 mg para uma porção de 100 gramas, a lula com 11 mg para a mesma porção de 100 gramas.

Chocolate amargo – essa é uma boa noticia para quem gosta de guloseimas, pois esse alimento contém uma quantidade de 17 mg de ferro para uma porção de 100 gramas do alimento.

Cominho – esse condimento contém uma grande quantidade de ferro, pois cada 100 gramas oferece 66,4 mg do mineral, com isso, basta algumas poucas pitadas do tempero nos alimentos para se conseguir uma quantidade apropriada do mineral.

Salsa de tempero – um tempero que realmente faz a diferença no sabor dos alimentos a salsa é mais uma opção entre os vegetais que fornece ferro. Cada 100 gramas do tempero fornecem 6,2 mg do mineral.

Existe uma preocupação quase que sem razão de ser pelas pessoas que são adeptas do vegetarianismo, uma vez que acredita-se que por não ingerirem carne elas estão sujeitas a sofrerem com a deficiência do ferro. Porém estudos comprovam que uma dieta vegetariana bem elaborada com os alimentos variados ricos em nutrientes, podem oferecer tanto quanto ou até mais ferro do que uma dieta com alimentos de origem animal.

Seja como for, sempre que se pensa em alimentos com o ferro é preciso lembrar que para ser mais bem absorvido pelo organismo, esse mineral precisa da ajuda da vitamina C. Por isso, não deixe de ingerir essa vitamina todos os dias.

Dica para reposição de ferro

A couve é uma hortaliça que oferece uma boa quantidade de ferro, por isso, pode ser preparada em forma de suco combinada com o suco de limão que contém vitamina C. Se desejar, providencie 2 folhas de couve frescas e o suco de 1 limão que deverão ser batidos no liquidificador com 200 ml de água.

Depois de bater por pelo menos 3 minutos, com ou sem gelo, beba sem deixar nada para depois.

Outra receita de suco – providencie 5 laranjas, 1 beterraba média bem higienizada, 1 cenoura média. Retire o suco das laranjas e bata com os demais ingredientes no liquidificador por pelo menos 3 minutos.

Depois disso, é só coar e beber. Essa é uma boa dica para repor o ferro no organismo e combater os quadros anêmicos.

Mais uma receita – providencie o suco de 2 laranjas, suco de 2 limões, 2 maçãs, 300 gramas de morangos. Com as maçãs e os morangos bem higienizados, bata-os no liquidificador juntamente com o suco de laranja e limão.

Depois disso, é só coar e beber com ou sem gelo. Esse suco tem um alto teor de vitamina C e ferro, tudo o que o sangue precisa para recuperar a saúde.

Nota – todo suco preparado com alimentos que contém ferro e vitamina C deve ser ingerido em no máximo 15 minutos para que esses nutrientes sejam aproveitados.