Reconhecido como um dos melhores alimentos de origem vegetal os benefícios do Brócolis são bem diversos, tudo por conta dos muitos nutrientes que ele oferece na sua composição tornando-o necessário numa dieta alimentar realmente saudável.

Preparado de diversas maneiras, seja na sua forma natural cru, em refogados, suflês, ou mesmo assado, esse vegetal com seu sabor muito apreciável também tem poucas calorias, apenas 35 calorias para cada porção de 100 gramas do alimento.

Por que você deve comer brócolis

Nutrientes – o brócolis é um vegetal rico em vitamina C, magnésio, cálcio, zinco e ferro, mas também é fonte de beta-caroteno e proteínas, sem contar das fibras alimentares que também contribuem com a boa saúde do corpo.

Vamos então aos benefícios desse vegetal que na verdade é uma flor com uma cloração verde.

Bom para o coração

Por ser rico em fibra alimentar e ainda apresentar algumas propriedades anti inflamatórias, o brócolis quando ingerido com freqüência contribui para reduzir os danos causados nos vasos sanguíneos. Ainda por sua ação antioxidante com o beta-caroteno ele é de grande importância para rejuvenescer os músculos cardiovasculares.

Fortalece o sistema imunológico – o brócolis é rico em vitamina C e alguns antioxidantes que em conjunto protegem o sistema imunológico dando-lhe resistência contra a ação de doenças infecciosas causadas por vírus, bactérias e fungos. (Leia: BENEFÍCIOS DA VITAMINA K PARA SAÚDE, ONDE ENCONTRA-LA )

Benefícios para a pele – também por conta dos agentes antioxidantes em combinação com a vitamina C, o uso freqüente de brócolis na alimentação contribui para prevenir contra o envelhecimento precoce, evitando rugas e possíveis manchas e impurezas na pele. Além disso, esses mesmos antioxidantes protegem contra a ação dos radicais livres que podem causar o câncer de pele.

Bom para a visão – os brócolis contêm carotenóides e também é fonte de zeaxantina e luteína que são antioxidantes necessários para a saúde dos olhos prevenindo até mesmo a degeneração macular que é muito comum entre as pessoas idosas.

Auxilia na digestão – por ser uma rica fonte de fibras dietéticas, esse alimento se torna benéfico também para o aparelho digestivo. Nesse vegetal encontramos alguns fitonutrientes que contribuem diretamente com a saúde da mucosa gástrica impedindo a proliferação de bactérias na parede do estômago que com o tempo poderiam causar úlceras.

Além disso, por conta das fibras, os brócolis também têm papel importante nas funções intestinais evitando a prisão de ventre e outras complicações.

Benefícios para a pressão arterial

O brócolis é fonte importante de cálcio e magnésio, dois minerais que contribuem para manter a pressão arterial regulada. Além disso, nesse vegetal também encontramos propriedades antiinflamatórias que relaxam a musculatura do coração e das artérias auxiliando nas suas funções.

Previne o câncer – a Glucorafinina encontrada o brócolis é transformada em Sulforafano, e, nesse caso, aconselha-se o seu consumo da forma in-natura para aproveitar melhor essa propriedade. Além disso, esse vegetal contém selênio e outras propriedades que em combinação combatem as células anticancerígenas.

Ainda no brócolis encontramos um elemento conhecido por Indol-3 Carbinol que age na reparação do NDA eliminando as células doentes. Nessa situação, o consumo freqüente de brócolis é importante para prevenir especialmente o câncer da próstata, do cólon e de mama.

Bom para a saúde dos ossos – pelo fato do brócolis apresentar em sua composição a vitamina K e o cálcio, esse alimento quando ingerido regularmente é também eficaz para prevenir possíveis doenças nos ossos, uma vez que esses e outros nutrientes combinados fortalecem os ossos e ainda previnem contra doenças degenerativas como é o caso da Osteoporose.

Benefícios para as gestantes – além dos muitos nutrientes saudáveis para a saúde que beneficiam as mulheres no período de gestação ainda podemos contar com o ácido fólico que é importante na formação e desenvolvimento do feto, mais um motivo para que esse alimento faça parte da dieta alimentar das mulheres.

Bom para o cérebro – por conta da rica fonte de potássio encontrada no brócolis, indivíduos que ingerem constantemente esse vegetal mantém o cérebro mais ativo em suas funções prevenindo-o de possíveis doenças.

Agente desintoxicante – por conta dos fitonutrientes encontrados no brócolis, esse vegetal também é útil para desintoxicar o organismo mantendo-o livre de todas as toxinas e, por conta disso, o corpo fica mais protegido e até o metabolismo é acelerado melhorando como um todo a saúde.

Bom na dieta para emagrecer

Por ser um alimento rico em fibras dietéticas, e também apresentar poucas calorias, o brócolis quando ingerido com freqüência também se torna útil nas dietas para a perda de peso, especialmente quando ingerido cru.

Já para quem preferir ingeri-lo cozido, basta uma xícara desse alimento cozido todos os dias para contribuir nos melhores resultados, desde que certamente os demais alimentos ingeridos contribuam com essa dieta. Porém é importante que esse cozimento não seja exagerado, uma vez que quanto mais cozido, menos nutrientes serão aproveitados. (Recomendamos:BENEFÍCIOS DO REPOLHO PARA SAÚDE DE QUEM O CONSOME )

Bom para os cabelos – os brócolis contêm a vitamina A, B6 e C, nutrientes necessários para dar força e vigor aos cabelos uma vez que essas vitaminas promovem a produção de sebo para hidratar naturalmente o couro cabeludo e com isso também os cabelos. Já o cálcio presente no vegetal fortalece os folículos pilosos e contribui para evitar a perda de cabelos.

Regulador da insulina – o brócolis também é uma excelente fonte de cromo, e quando ingerido regularmente é especialmente benéfico para indivíduos que sofrem com a diabetes, pois o mineral ajuda a regular os níveis de insulina e açúcar no sangue.

Protege os pulmões – por conta dos fotoquímicos como o Sulforafano que tem poder de eliminar as bactérias do organismo, a ingestão regular de brócolis também contribui com a saúde dos pulmões, evitando as muitas doenças que possam afligi-lo. Uma ótima dica para os indivíduos que tem problemas pulmonares causados pelo vício do tabaco.

Na musculação – para quem pratica musculação, o brócolis tem poder para melhorar os níveis de testosterona em proporção ao estrogênio e baixar o índice glicêmico das refeições, fornecendo vitaminas e minerais que todo atleta necessita para se manter em forma.

Fonte de cálcio

Por ser uma rica fonte de cálcio, o consumo constante de brócolis pode substituir satisfatoriamente o leite, uma ótima notícia para aqueles que são alérgicos a lactose, uma vez que os nutrientes encontrados no leite e seus derivados podem ser buscados nesse vegetal.

Além desses benefícios todos já citados ainda precisamos lembrar de que o brócolis evita úlceras e gastrites. O sulforafano encontrado nesse vegetal também é eficaz no combate a temida bactéria chamada Helicobacter Pylori causadora de algumas úlceras e gastrite e que se não for tratada em tempo hábil pode até causar câncer estomacal.

Apesar das muitas maneiras para preparar o brócolis, para aproveitar melhor seus nutrientes, dê preferência para prepará-lo no vapor ou em uma panela com pouca água. Para combinar ainda providencie outros vegetais ao seu próprio gosto.

Esse alimento pode ser ingerido a qualquer hora do dia, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar. Se acaso não for tão apreciável quanto se parece divida-o em porções, mas lembre-se que o bom é ingerir pelo menos 200 gramas diariamente independente da forma como for preparado.

Contra-indicação

Apesar dos muitos benefícios que o brócolis apresenta, ele é contra-indicado na forma crua para pessoas que apresentem algum problema renal, porém, na forma cozida, pode-se ingeri-lo desde que não aconteça em excessos.





Leia também...