Apesar de indigesto para algumas pessoas os benéficos do quiabo para a saúde compensam o seu consumo, pois com tanta preocupação para se prevenir contra doenças diversas, nada como aproveitarmos um alimento para nos beneficiarmos e garantir uma proteção maior contra essas doenças.

Esse vegetal de origem africana apresenta um fruto longo em formato cilíndrico com a coloração esverdeada cuja planta é conhecida como quiabeiro com caule parecido com uma pequena árvore que pode atingir a uma altura de até 3 metros. As folhas têm um porte grande na cor verde e as flores têm a cor amarela com sua beleza peculiar.

Esse vegetal chegou ao Brasil juntamente com a chegada dos escravos e hoje ele é cultivado em todas as regiões especialmente no estado de São Paulo que é o maior produtor nacional.

O vegetal pode ser preparado na forma de saladas, cozidos, grelhados, assados, refogados e em pratos variados combinando com outros alimentos.

Nutrientes encontrados no Quiabo

O quiabo é rico em vitaminas A, vitaminas do complexo B, C, E, K e ainda apresenta minerais como o magnésio, zinco, ferro, cálcio e potássio, sem contar ainda das propriedades antioxidantes encontradas no vegetal. Além disso, o quiabo é rico em proteínas e fibras, enquanto que muito pobre em calorias.

Vamos então aos benefícios que esse vegetal tem a nos oferecer:

Benefícios para a visão

Por conta da vitamina A encontrada no quiabo, esse alimento contribui diretamente com a saúde da visão, e com a presença de alguns antioxidantes a proteção é ainda maior até mesmo contra a degeneração macular que é um problema muito comum em pessoas com idade avançada.

Fortalece o sistema imunológico

Por conta dos muitos antioxidantes presentes no vegetal, o quiabo é também um grande aliado do sistema imunológico para combater os radicais livres. Com a vitamina C presente no quiabo o sistema imunológico é incentivado a produzir mais glóbulos brancos que combatem os agentes propagadores de doenças infecciosas.

Benéficos para o coração

O quiabo contém potássio, um importante mineral para a saúde do coração, uma vez que ele age como relaxante dos vasos sanguíneos e das artérias permitindo a livre circulação do sangue facilitando as funções do coração. (Leia: ALIMENTOS PARA QUEM TEM PRESSÃO ALTA )

Controla a pressão arterial

Também por conta do potássio que com sua presença no organismo inibe a ação do sódio, também as pessoas com problemas de pressão alta sentem muitos benefícios. Além disso, como já mencionamos, o potássio mantém os vasos e artérias relaxados e com isso ainda evita a coagulação do sangue e até mesmo a Aterosclerose.

Benefícios para a pele

Por conta da vitamina A e outros antioxidantes o consumo de quiabo também promove a saúde da pele, uma vez que esses antioxidantes neutralizam a ação dos radicais livres evitando os sinais do envelhecimento e ainda contribuindo com a cicatrização de ferimentos.

A ação desses antioxidantes encontrados no quiabo ainda elimina as rugas e manchas da pele deixando-a bonita e saudável.

Benefícios para o aparelho digestivo

Por conta das fibras encontradas no quiabo que agem como uma vassoura para facilitar o trabalho digestivo, evitando a constipação, a diarréia e a prisão de ventre uma vez que o intestino pode funcionar sem dificuldades.

Benefícios na gravidez

O quiabo é fonte de vitaminas do complexo B e vitamina C que são necessárias especialmente para a saúde do feto. Além disso, ainda existe o folato que é necessário para a formação do tubo neural do bebê evitando a má formação e nascimento prematuro. (Leia também: O QUE É ÁCIDO FÓLICO E PARA QUE SERVE )

Benefícios para os diabéticos

Por conta das fibras encontradas no quiabo os diabéticos que consomem esse vegetal podem ser beneficiados, pois essas fibras estabilizam os níveis de açúcar no sangue e ainda controlam a absorção do açúcar permitindo que a insulina aja corretamente em suas funções evitando os picos de diabete. (Leia: CARDÁPIOS PARA PESSOAS DIABÉTICAS )

Bom para os cabelos

O quiabo é um vegetal rico em Mucilagem que atua como condicionador para os cabelos. Nesse caso, podemos cozinhá-lo e aproveitar então o gel considerado repugnante por muitas pessoas para massagear o couro cabeludo e sobre os cabelos secos para devolver-lhe a saúde.

Previne o câncer

O quiabo apresenta os flavonóides como a Xantina, o Beta-caroteno, e a Luteína que são inibidores das células cancerígenas evitando que elas se desenvolvam. O consumo de quiabo regularmente previne especialmente o câncer de pulmão e a cavidade oral.

Benefícios para os ossos

O quiabo também contém a vitamina K que contribui com a saúde dos ossos e ainda promove a saúde do sangue. (Leia também: BENEFÍCIOS DO CALCIO PARA SAÚDE )

Benefícios na dieta do peso

Por ser pobre em calorias e ainda conter as fibras dietéticas o consumo de quiabo é benéfico também para quem está brigando com a balança. Além disso, o vegetal promove a melhor digestão evitando o acúmulo de toxinas que provocam o ganho de peso e as fibras que encontramos nele também fornecem a sensação de saciedade.

Fonte de vitamina C

Por ser uma fonte de vitamina C o consumo do quiabo também promove a saúde do aparelho respiratório evitando a gripe, resfriados e outros transtornos causados por infestações virais ou bacterianas.

Bom para o cérebro

O consumo freqüente de quiabo também promove a saúde do cérebro, isso por conta da vitamina K presente no vegetal. Com isso, a memória, a concentração e mesmo a motricidade ficam mais preservadas.

Previne o estresse e a ansiedade

Por conter o potássio em sua composição, parece difícil de acreditar, mas quem consome o quiabo regularmente também pode evitar as crises de estresse e ansiedade, uma vez que o potássio regula os níveis de cortisol e adrenalina que sem o mineral presente promovem tanto o estresse como a ansiedade.

Evitar os excessos – como já adiantamos, o quiabo pode ser ingerido de diversas maneiras, mas por conta dos oxalatos encontrados nesse vegetal é preciso consumi-lo sem exageros, uma vez que esses exageros podem causar problemas aos rins e vesícula promovendo os cálculos renais.

Como preparar – o quiabo é pouco apreciado por algumas pessoas devido ao gel (baba) que ele apresenta após o cozimento, mas para reduzir esse gel existem alguns segredinhos, tais como:

Água com gelo – antes de colocar o quiabo para cozinhar corte-o em rodelas finas e depois deixe-o de molho na água com bastante gelo por pelo menos 15 minutos. Em seguida, escorra essa água gelada e coloque-o para cozinhar.

Outra dica é colocar algumas gotas de vinagre sobre o quiabo enquanto ele estiver refogando ou cozinhando.

Também é importante escolher esse vegetal no memento de comprá-lo no mercado. Prefira sempre os dedos menores que são mais macios, uma vez que o quiabo maior tem ainda mais fibras e é de difícil mastigação, mesmo depois de cozido.

Mesmo com todos os benefícios sobre o quiabo que mencionamos acima, devemos lembrar que esse vegetal não é nenhum medicamento milagroso. O seu consumo regular contribui sim com a boa saúde, mas é preciso combiná-lo com os bons hábitos de vida, e isso implica em praticar atividades físicas diariamente e alimentar-se com os alimentos realmente saudáveis.

Por isso, deixe de lado os vícios que causa algum mal à saúde, tais como o café, o chá preto, bebida alcoólica, tabaco entre outros males, pois somente assim esses benefícios serão percebidos e você será mais feliz.





Leia também...