16 BENEFÍCIOS DA CEREJA PARA SAÚDE, COLOQUE NO SEU CARDÁPIO

Por conta dos nutrientes que apresenta em sua composição os benefícios da Cereja para saúde são bem diversos e para aproveitá-los tanto a fruta pode ser ingerida naturalmente ou em forma de sucos também naturais, porém ela deve ser ingerida enquanto ainda é fresca para que esses nutrientes sejam mais bem aproveitados.

A cereja é de origem asiática e apresenta um formato arredondado de cor avermelhada com uma polpa macia e muito suculenta. Para aproveitar bem os nutrientes, melhor é consumi-la fresca de uma forma mais natural, mas também pode ser aproveitada em compotas, geléias e no preparo de sobremesas e outras guloseimas.

Nutrientes encontrados na cereja

A cereja apresenta propriedades laxativas, diuréticas e antioxidantes. Contém a vitamina A, B e C além de alguns minerais como o fósforo, cálcio, ferro, proteínas, muita fibra e poucas calorias.



Benefícios que essa fruta tem para nos oferecer

Combate o ácido úrico

Por conta do ácido salicílico encontrado nas cerejas, o consumo da fruta promove a saúde dos rins evitando o acúmulo de ácido úrico que em taxa elevada pode causar a gota e problemas reumáticos.

Antiinflamatório natural

Por conta dos altos níveis de Antocianina encontrados na cereja, a fruta também promove uma maior proteção contra as inflamações no corpo, e com isso, também combate as dores musculares causadas pelos quadros inflamatórios.

Melhora as funções intestinais

A fruta é muito rica em fibras e por isso, facilita o transito intestinal, promovendo a liberação de toxinas e excesso de bactérias que poderia causar danos a todo o aparelho digestivo. (Leia: COMO TRATAR PRISÃO DE VENTRE EM 5 PASSOS )

Previne e combate a anemia

Por contér muito ferro, o consumo de cerejas, especialmente nos sucos naturais ajudam a prevenir e combater a anemia melhorando a saúde do sangue. (Conheça mais sobre: ALIMENTOS QUE COMBATEM ANEMIA )

Combate a insônia

As cerejas contêm uma alta concentração de Melatonina um hormônio que age como um potente sonífero. Por isso, quem tem problemas para conciliar o sono durante a noite, obtém algumas vantagens ingerindo um copo de suco natural dessa fruta momentos antes de ir para a cama. (Leia: SINTOMAS DA INSÔNIA E TRATAMENTOS )

Combate a ansiedade e a depressão

Ainda por conta da Melatonina encontrada na cereja, o consumo da fruta in natura ou em forma de sucos naturais que contribui com a horas de sono, também promove efeitos relaxantes para combater a ansiedade e a depressão.

Benéfica nos regimes para emagrecer

Por conter fibras e poucas calorias e mais a vitamina C que age como antioxidante, o consumo de cerejas também é benéfico para a queima de calorias nos regimes para perder peso, desde que sejam consumidas regularmente e combinadas com uma alimentação saudável.

Bom para o coração

Por conta também dos antioxidantes encontrados na cereja, a fruta quando consumida regularmente também é útil para combater as doenças relacionadas com o coração. As vitaminas, os flavonóides e carotenóides e os minerais encontrados na fruta são excelentes protetores do sistema cardiovascular.

Benefícios para a digestão

Por conta também dos antioxidantes e fibras presentes nas cerejas, o consumo dessa fruta promove a saúde do aparelho digestivo facilitando todo o processo digestivo dos alimentos com uma absorção adequada dos nutrientes.

Benefícios para a visão

Os antioxidantes presentes nas cerejas também contribuem para a saúde da visão protegendo contra a ação dos radicais livres reduzindo as inflamações e protegendo de infecções, da degeneração macular e secura.

Previne o câncer

vitamina A, vitamina C, os flavonóides e carotenóides presentes nas cerejas são excelentes agentes anticancerígenos para inibir o desenvolvimento e ação das células cancerígenas que poderiam causar tumores malignos. Esse é um motivo suficiente para aumentar o consumo dessas frutas frescas seja saboreando-as naturalmente ou em sucos naturais.

Benefícios para o sistema nervoso e cérebro

Os flavonóides e carotenóides encontrados nas cerejas tem papel importante na proteção do sistema nervoso e cérebro, uma vez que eles previnem e combatem a ação dos radicais livres para garantir a saúde da memória que tende a enfraquecer na medida em que se avançam os anos de idade.

Com o consumo regular de cerejas ou outros alimentos que são ricos em flavonóides e carotenóides que agem como antioxidantes qualquer pessoa pode manter a saúde do sistema nervoso mesmo na velhice e ainda prevenir contra as doenças degenerativas como Mal de Alzheimer ou Mal de Parkinson.

Benefícios para o sistema imunológico

Também por conta da vitamina C e dos carotenóides e flavonóides o consumo de cerejas promove o fortalecimento do sistema imunológico protegendo mais o corpo contra as doenças infecciosas.

Doenças respiratórias

Ainda por conta da vitamina C e outras propriedades o consumo de cerejas é bastante vantajoso para combater a gripe, resfriados e também as febres causadas por infestações virais e bacterianas.

Benefícios para a pele

Também por conta dos antioxidantes presentes nas cerejas, o consumo da fruta promove a saúde da pele, pois os antioxidantes combatem os radicais livres protegendo de possíveis doenças e sinais do envelhecimento precoce.

Amiga dos diabéticos

Mesmo sendo uma fruta muito doce, a frutose encontrada nas cerejas não compromete a saúde dos diabéticos, e por isso, ela pode fazer parte da dieta alimentar para ser ingerida especialmente em forma de sucos naturais.

Reduzem os inchaços

O suco de cereja também contribui com as dores e inchaços do corpo uma vez que fruta contém propriedades antiinflamatórias. Por isso, ninguém precisa buscar logo por medicamentos químicos para resolver esses problemas, basta ingerir um gostoso suco de cereja natural.

Xarope de cereja

Providencie 400 gramas de cerejas sem os caroços, 300 ml de açúcar mascavo e 300 ml de água potável. Bata a cereja com a água no liquidificador por alguns minutos e depois coloque-o em uma panela para cozinhar em fogo baixo junto com o açúcar.

Mexa bem e mantenha no fogo por 15 minutos. Depois disso, é só deixar esfriar e guardar em um recipiente de vidro para ser ingerido em no máximo 15 dias junto com água quente ou mesmo fria.

Apesar do açúcar que está incluído nesse xarope, os efeitos deste são muito parecidos com os efeitos do suco natural, mas a vantagem é que com menos frutas se consegue um medicamento para usar por mais tempo.

Especialmente nos dias de verão os sucos naturais preparados com as cerejas são ótimas opções para saciar a sede e alimentar enquanto que provêem o organismo dos nutrientes que o corpo necessita.

Os sucos preparados naturalmente com as cerejas frescas são ótimos repositores de energia, uma ótima notícia para os praticantes de atividades físicas.

Receita de suco de cerejas

Providencie 2 xícaras de cerejas frescas sem o caroço e mais 200 ml de água. Bata no liquidificador com algumas pedras de gelo para beber em seguida sem coar e sem adicionar açúcar.

Receita combinando cerejas e maçã

Mais uma opção entre os sucos saborosos e nutritivos preparados com frutas o suco de cereja com maçã, além de ajudar a matar a fome também é uma espécie de suco desintoxicante.

Providencie 1 maçã bem higienizada sem sementes, 1 xícara de cereja sem sementes e mais 200 ml de água (pode ser gelada). Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois beba sem coar.

Nessa mesma receita ainda podemos acrescentar o suco de 1 limão para deixar o suco mais poderoso.